SóProvas


ID
2800759
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O responsável pelo arquivo recebeu um pacote de documentos relativos aos setores de pessoal e de comunicações da CLDF para serem classificados. O funcionário, então, aplica o Código de classificação de documentos de arquivo do Conarq de acordo com as seguintes operações:


I. Estudo: consiste na leitura de cada documento, a fim de verificar sob qual assunto deverá ser classificado e definir possíveis referências cruzadas.

II. Codificação: consiste na atribuição do código correspondente ao assunto de que trata o documento.


Verifica-se que o funcionário está

Alternativas
Comentários
  • gabarito: LETRA D) correto; as duas operações incluem rotinas próprias da classificação, como ler o documento, localizar o assunto no Código etc. 

     

     

    A classificação deve ser realizada por servidores treinados, de acordo com as seguintes operações.

    a) ESTUDO: consiste na leitura de cada documento, a fim de verificar sob que assunto deverá ser classificado e quais as referências cruzadas que lhe corresponderão. A  referência cruzada é um mecanismo adotado quando o conteúdo do documento se refere a dois ou mais assuntos.

    b) CODIFICAÇÃO: consiste na atribuição do código correspondente ao assunto de que trata o documento.


    ROTINAS CORRESPONDENTES ÀS OPERAÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO
    1. Receber o documento para classificação;
    2. Ler o documento, identificando o assunto principal e o(s) secundário(s) de acordo Com seu conteúdo;
    3. Localizar o(s) assunto(s) no Código de classificação de documentos de arquivo, utilizando o índice, quando necessário;
    4. Anotar o código na primeira folha do documento;
    5. Preencher a(s) folha(s) de referência, para os assuntos secundários.
    OBS: Quando o documento possuir anexo(s), este(s) deverá(ão) receber a anotação do(s) código(s) correspondente(s). 

     

    Fonte:
    (pág. 15 do PDF)
    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf

  • INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.

    ESTUDO: consiste na leitura de cada documento, a fim de verificar sob que assunto deverá ser classificado e quais as referências cruzadas que lhe corresponderão. A referência cruzada é um mecanismo adotado quando o conteúdo do documento se refere a dois ou mais assuntos.

    não confundir

  • Letra "D"

    Classificação é a leitura do documento para averiguar a qual código o mesmo pertence, com base no assunto de que trata ou na atividade de que foi gerado.

  • O ideal é que a classificação aconteça na origem, ou seja, no momento de criação do documento. 
    Na questão, entretanto, um conjunto documental foi enviado ao arquivo para classificação. O procedimento a ser adotado, então, é fazer a leitura do documento (I) e identificar em qual função da instituição ele se encaixa. Após essa identificação, o usuário deve procurar essa função/assunto no código/plano de classificação e aplicar o número encontrado (II). Esse número é chamado de código de classificação.

    É o que diz as operações elencadas na questão, então todas as alternativas taxadas como incorretas (A,C,E) podem ser descartadas.

    b) as etapas envolvidas não leitura e análise e não tradução.
    d) ler, identificar e localizar o assunto é exatamente o que diz as operações listadas.

    Gabarito do professor: D
  • Gab. D

    "Apenas complementando os ótimos comentários:

    No manual do CONARQ, a palavra ASSUNTO NÃO TEM o sentido usualmente empregado:

    (...) No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados ASSUNTOS, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os ASSUNTOS recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular."

    *ASSUNTO --> Reflete a COMPETÊNCIA/FUNÇÃO/ATIVIDADE do Órgão. Portanto, a classificar o documento por ASSUNTO não fere o princípio da PROVENIÊNCIA.

    *Algumas questões gostam de brincar ao associar a classificação por ASSUNTO ao Princípio da PERTINÊNCIA. Fique ligado!

    ----

    Além disso, Conceito do Código de Classificação do CONARQ:

    "O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação."