SóProvas


ID
2800774
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à gestão de documentos, considere os dois agrupamentos abaixo.


I. Recolhimento.

II. Arquivamento.

III. Ciclo vital dos documentos.

IV. Destinação.


a. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação.

b. Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação.

c. Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.

d. Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.


A correta correlação entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    a. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação (arquivamento).  

    b. Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação. (ciclo vital)

    c. Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.  (destinação)

    d. Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente (recolhimento) 

  • De acordo com o ciclo vital dos documentos (ou teoria das três idades), os documentos, ao longo de sua vida, passam por três fases (ou idades) distintas: corrente, intermediária e permanente.

     

    Os documentos nascem na fase corrente e possuem valor primário (administrativo). Quando um documento perde o seu valor administrativo (valor que teria nas fases corrente e intermédiária), ele tem dois caminhos a seguir: adquirir valor secundário (histórico) e ser recolhido à fase permanente através de um processo chamado de recolhimento ou, caso não adquira valor histórico, ser descartado. Quem determina isso é o estudo da destinação que consta expressa na tabela de temporalidade (tabela que determina os prazos de guarda e a destinação final dos documentos).

     

    Depois que o documento termina de circular (tramitar), ele é arquivado. O arquivamento é feito através dos processos de acondicionamento, armazenamento e organização de acordo com os critérios do método de arquivamento escolhido para serem arquivados os documentos.

     

    A questão cobrou esse conhecimento.

     

    -----

    Thiago


  • Do arquivo corrente para o intermediário --> transferência.

    Do arquivo intermediário para o permanente --> recolhimento.

  • boaaaaaaaaaaaaaaaa

    intermediario ou corrente para o permanente = recolhimento!
    transferencia = passa do arquivo corrente para o intermediario  vai cair =DDD


    arquivamento =  guarda de documento
    destinação = processo de avaliacao e destino

  • Questão questionável porque o recolhimento também se dá do arquivo corrente direto para o permanente.

  • Lucas,

    Correto que também ocorre o recolhimento diretamente para o Permanente como você expôs. Porém, na passagem do Intermediário para o Permanente só há uma operação possível: Recolhimento. Sendo assim, não existem questionamentos sobre tal afirmação.

  • I. Recolhimento é a ação de movimentar documentos para o arquivo permanente, seja diretamente do arquivo corrente ou do arquivo intermediário. Se há um recolhimento, há arquivo permanente.

    II. Arquivamento é a ação de guardar os documentos, após a finalização de sua tramitação.

    III. Ciclo Vital dos Documentos é a operacionalização da gestão documental a partir de três idades: corrente, intermediária e permanente.

    IV. Destinação é a decisão que se toma quando o documento já cumpriu as razões pelas quais foi criado. Sendo assim, ele pode ser eliminado ou guardado permanentemente (caso tenha adquirido valor secundário).

    Tendo esses conceitos em mente, vamos às alternativas:

    a) Se um documento é guardado, ele é arquivado. Esse é o conceito de Arquivamento (II)
    b) A movimentação dos documentos, desde a sua produção até a sua destinação final, é feita através do ciclo documental de documentos (III).
    c) Após avaliação e cumprimento dos seus prazos, o documento poderá ser eliminado ou guardado permanentemente. Esse é o conceito de Destinação (IV)
    d) Se o movimento ocorre do arquivo corrente para o arquivo permanente ou do arquivo intermediário para o permanente, temos a ação de Recolhimento (I). Se ocorre do corrente para o intermediário, a ação é denominada transferência.
    Sequência correta: I(d); II(a); III(b); IV(c);

    Gabarito do Professor: B
  • GABARITO: LETRA B

    Transferência e recolhimento:

    • quando um documento passa do arquivo corrente para o interme​diário, dizemos que houve uma transferência de documentos.

    • quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.

    Observações:

    Em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.