SóProvas


ID
2801842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

    A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue o próximo item.


Se o medicamento A for um anti-inflamatório não esteroidal, a associação dele com o medicamento B poderá levar à depressão do sistema nervoso central e ao óbito de José.

Alternativas
Comentários
  • Para tratamento da dor severa, e até da moderada, a escolha seria um medicamento analgésico opióide.

    Neste caso poderíamos ter uma interação grave.

  • Aines e hipnóticos essa associação não é letal. A maioria dos psicoativos são indutores enzimaticos, aumentando excreção dos aines.

  • O uso da indometacina , que é um AINE que pode causar graves efeitos no SNC , associado a um hipnótico e sedativo num vá causar consequências no SNC graves não ?

  • Via de regra, AINE's e hipnóticos não interagem de forma a aumentar a depressão no SNC. A questão estaria errada se dissesse "qualquer AINE", pois sabemos que existem exceções, como os opióides.