SóProvas


ID
2801854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O crescente aumento no consumo de medicamentos psicotrópicos tem influenciado o estabelecimento de farmacodependência, que pode manifestar-se tanto sob o uso de drogas prescritas, quanto no uso de drogas não prescritas. Acerca dessa condição clínica, julgue o seguinte item.

A cocaína é uma droga estimulante do sistema nervoso central e seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio dos receptores GABA-A.

Alternativas
Comentários
  • a cocaína inibe a captação neuronal de catecolaminas

  • O mecanismo de ação da cocaína no Sistema Nervoso Central é aumentar a liberação e prolongar o tempo de atuação dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina, os quais são atuantes no cérebro. 


  • Através da inibição da enzima chamada de MonoAmino Oxidase, ela não faz a receptação da Na, Do, 5-ht.

    Fazendo que atuem por mais tempo esses Neurotransmissores.

  • Bloqueia a recaptação de dopamina nas sinapses nervosas, prologando assim seu efeito.

    Bloqueia a recaptação de NOR nas terminações nervosas pré seinapticas - efeitos simpatomiméticos

  • Obs. A cocaína não inibe a enzima MAO quem faz isso são as anfetaminas.

  • A cocaína é uma droga estimulante do sistema nervoso central (CORRETO) e seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio dos receptores GABA-A. (ERRADO)

    Gabarito ERRADO

    O mecanismo de ação da cocaína se baseia na inibição de recaptação de monoaminas (noradrenalina, serotonina e dopamina). Adicionalmente, a cocaína atua como anestésico local por inibição dos canais neuronais de sódio.

  • A cocaína inibe a enzima MAO (monoamina oxidase), neuronal da recaptação e é estimulante da liberação de noradrenalina e dopamina.  Ela é um bloqueador dos canais de sódio nos neurônios dos nervos periféricos. O influxo de sódio desencadeia o potencial de ação e sem esse influxo são incapazes de enviar os seus impulsos.

    Fonte: http://www.polbr.med.br/ano12/prat0812.php

  • A cocaína causa efeitos anestésicos pelo bloqueio dos canais de sódio, estimulação do SNC, e inibição neuronal por captação de catecolaminas; altera as transmissões sinápticas de dopamina, norepinefrina e serotonina; A ação no transporte de dopamina é a mais importante, pois reforça os efeitos da cocaína no organismo, o que leva a dependência.