-
Gabarito C
A) laissez faire é o líder barriga branca.
B) Influencia sim.
C) Gabarito
D) O contrário. Traços (o que é) ; estilo (o que faz)
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
-
Exatamente, pois, segundo a Abordagem Situacional, o estilo de liderança vai depender da maturidade dos subordinados. Logo, não existe mesmo um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação, já que os ambientes e colaboradores são diversos.
-
A Teoria Contingencial ou Situacional Gabarito C
Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância. Os teóricos da contingência defendem a noção de que não existem estilos de liderança universalmente adequados.
Determinados estilos têm necessariamente impactos sobre vários resultados em algumas situações, porém não em outras, onde aumentaram as variáveis a serem estudadas.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/teorias-de-lideranca/22664/
-
GAB C - Simplificando tudo :
As Teorias de Traços de Personalidade - O líder nasce com características (alto, baixo, magro, grdo, loiro, moreno) sendo invalidada.
Teorias sobre Estilos de Liderança - são autocrático (rígidos), democráicos ( mais aberto á participaçã dos subordinados) e liberal ( liberdade nas ações, sendo negativo , pois pode causar desordem)
Teorias Situacionais de Liderança. ( nao há uma forma certa de liderar, depende da situação)
-
Sobre a Liderança Liberal ou Lasseiz-faire.
- O líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado.
- A liderança liberal enfatiza somente o grupo. Permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos, já que o líder é visto como facilitador do processo sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros.
- Supervisão não constante.
- Líder é agente transmissor de informações.
- Os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas e o líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial.
Extra: Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou “laissez faire”, deixar fazer em francês). O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. A primeira constatação foi que o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava desempenho maior, satisfação nos subordinados e maior qualidade do trabalho. Entretanto, Lewin não conseguiu definir se o estilo democrático era superior ao autocrático.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as teorias que versam sobre a liderança. Neste caso, marquemos a alternativa correta.
A - incorreta. A Liderança Liberal é um caminho de mão única, no qual o grupo participa sem interferência do líder.
B - incorreta. As características de personalidade do líder influenciam o comportamento das demais pessoas.
C - correta. A liderança situacional propõe que o líder tenha a capacidade de se adaptar às situações que surgem nas organizações. Assim, não existe um modelo de liderar, visto que é a situação ocorrida que determinará o modelo de liderança para cada caso.
D - incorreta. A abordagem dos traços de personalidade se refere ao que o líder é, enquanto a dos estilos de liderança se refere ao que o líder faz.
Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C