SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2018 - Colégio Pedro II - Professor - Administração


ID
2805163
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ITEM (A) (errada):   Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

    Item B (ERRADA): Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
     

     

    ITEM C (CORRETO):   Art. 156.  É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     

    Item D (errada):  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Se houver algum erro, avisem-me :)

  • (b) art. 147 da Lei 8.112/90 - é de  60 dias e não de 30 dias.

  • a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

      Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     b) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a          autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

     c) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     d) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

     Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Pessoal, façam como a mariane e ALGUNS outros colegas.

    Quando quiserem demonstrar alguma questão errada, além de dizer onde está o erro, coloque a resposta certa. Não seja um peso morto em apenas dizer o que está errado sem a correção, pq isso não adianta de nada, alem de ocupar espaço atoa aqui. 

     

    Que a vontade de ser útil e colaborar seja maior do que a de aparecer.

     

  •  a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. sindicância ou processo administrativo disciplinar

     b)como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração. 60 dias + 60 e não passa disso

     c)é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     d)no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa. 20 dias

  • A resposta esta no: Capítulo III Seção I Do Inquérito:

    ART.156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

  • Juliana, serve pra você tambem.


    O PAD tem 2 tipos.

    Rito Sumário e Ordinário.

    O sumário o tempo é 30 + 15 e o ordinario é 60+60.

    Ou seja, você tambem não deveria sair falando o que não tem plena certeza.


    Pois o PAD não é, em todo caso, 60+60

  • Lei 8.112/90

    Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio d procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

  • Gab. C

    A) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

      Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

     Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    D)no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Conclusão do processo:  Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Julgamento:  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Examinemos cada alternativa, no que se refere ao processo administrativo disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

    A) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Incorreta.A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa”, conforme o art. 143 da Lei nº 8.112/1990.

    B) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

    Incorreta. Ocorre que, diferente do mencionado nesse item, o art. 147, da Lei 8.112/90 determina que tal afastamento será pelo prazo de até 60 (sessenta) dias. Vejamos: “Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração”.

    C) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

    Correta. Trata-se de cópia literal do art. 156, da Lei 8.112/90.

    D) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Incorreta. O art. 167, da Lei 8.112/90, assim estabelece: “No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão”.

    Gabarito: alternativa “C”.

  • Vejamos cada afirmativa, separadamente:

    a) Errado:

    Em rigor, a apuração pode se dar através de sindicância ou de processo administrativo disciplinar, a teor do art. 143 da Lei 8.112/90:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    A uma, o afastamento cautelar pode ocorrer por até 60 dias (e não por 30 dias), prorrogável uma vez por igual período. A duas, tal afastamento se opera com o pagamento de remuneração do servidor, tudo nos termos do art. 147 da Lei 8.112/90:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo."

    c) Certo:

    Assertiva plenamente de acordo com o art. 156 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 156.  É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial."

    d) Errado:

    A uma, o prazo para julgamento é de 20 dias. A duas, é contado do recebimento do processo, e não de sua instauração, consoante art. 167 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão."


    Gabarito do professor: C


ID
2805166
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não poderá ser superior a mil e oitocentas horas.

  • Artigo 35-A:

    § 5o  A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino.            (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

     

    GABARITO A

  • ÚNICA DECOREBA COM 800 HORAS

    I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de

    duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais,

    quando houver;

  • INCORRRRRETAAAAAA

  • A carga Mínima Anual deverá ser de 800 H.Letra A

  • A carga Mínima Anual deverá ser de 800 H.Letra A

  • Quando se trata de carga horária, se considera a mínima.


ID
2805172
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:


(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • (I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    (II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza NÃO-JURISDICIONAL, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

    (III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    (IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico

  • ( C ) - Ater-se a questão dos 18 anos incompletos! A assertiva " I " está correta, pois disse entre 12 e 18 anos.

  • Art. 11 

    § 3o  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário. 

  • IV também faz parte da LDB

  • GABARITO: C

  • Fundamentos legais (ECA): [katia Lima, minha intenção era apenas transcrever os enunciados como foram apresentados na questão e indicar os respectivos dispositivos legais que os fundamentassem ou contrariassem. Peço desculpas à comunidade se meu comentário causou alguma confusão]

    (I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. art. 2º, caput

    (II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza [não] jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. art. 131

    (III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. art. 2º, §único

    (IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico. art. 11, §3º

    GABARITO: C

    :^)

  • Pérola ♢ voce esta equivocada....


    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

  • Gabarito letra C,

    o ITEM II está errado porque:" O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza NÃO jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente"

  • Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.

  • Conselho tutelar é orgão não jurisdicional.

  • Katia Lima, mas foi justamente isso que a Pérola disse: natureza [não] jurisdicional. Não sei qual foi o erro.

  • A assertiva (I) está correta por causa do previsto no artigo 2º do ECA.

    A assertiva (II) está INCORRETA por causa do previsto no artigo 131 do ECA.

    A assertiva (III) está correta de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 2º do ECA.

    A assertiva (IV) esta correta, pois de acordo com o artigo 11 parágrafo 3º do ECA que foi incluído pela Lei 13.257/16.

  • Gabarito: C

  • O conselho tutelar não é órgão de natureza jurisdicional, aí você já consegue matar a questão.

  • O Conselho Tutelar (..) - (NÃO) JURISDICIONAL, a II está errada!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Vamos aos itens:

    ITEM I: CORRETO. Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

    ITEM II: INCORRETO. O Conselho Tutelar não é órgão jurisdicional, ou seja não é do Judiciário, não é presidido por um juiz, mas é composto por conselheiros (populares eleitos).

    Art. 131 ECA: o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.

    ITEM III: CORRETO. Art. 2º, parágrafo único, ECA: nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

    ITEM IV: CORRETO. Art. 11, §3º, ECA: os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    GABARITO: C


ID
2805175
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO B

     

    a) ERRADO. Públicas e privadas.

     

    CF, art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    (...)

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

     

     b) CERTO

     

    CF, art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    (...)

    V - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; 

    (...)

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    (...)

     

     c) ERRADO. É a partir de 4 anos.

     

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

     

    #JURISPRUDÊNCIA: São constitucionais a exigência de idade mínima de quatro e seis anos para ingresso, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental, bem como a fixação da data limite de 31 de março para que referidas idades estejam completas. STF. Plenário. ADPF 292/DF, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 1º/8/2018 (Info 909).

     

     d) ERRADO. É gratuita em estabelecimentos oficiais.

     

    CF, art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    (...)

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    (...)

  • Aqui ele mistura o art. 208 (Garantia de) com o Art. 206 (princípios).

  • a) (errada) Progressiva universalização do ensino médio e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com exclusividade para as instituições públicas de ensino. 

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

     

    b) (correto) Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade e oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: (...) IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (...) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

     

     c) (errada) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

     

     d) (errada) Gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados e progressiva universalização do ensino médio.

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (...)

  • Esta aí um artigo que poucos leem, fica dica abra sua Constituição e faça a leitura, na prova de delegado MG, em uma questão pedia a literalidade dos arts 196 em diante... SAÚDE.,

  •  Corrigindo a nasca de bacana da letra C 

     

    C) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria​

  • O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de:   (Não confundir com os princípios elencados no artigo 206)

    1.Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    Entendimento do STJSão constitucionais a exigência de idade mínima de quatro e seis anos para ingresso, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental, bem como a fixação da data limite de 31 de março para que referidas idades estejam completas. STF. Plenário. ADPF 292/DF, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 1º/8/2018 (Info 909).

     

    2. Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 anos de idade;

    3. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    4. Progressiva uniformização do ensino médio gratuito; (...)

     

  • Errei por pura falta de atenção e pressa em responder, dá ódio.

  • Errei por pura falta de atenção e pressa em responder, dá ódio.

  • GABARITO: B.

     

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    (...)

    IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;         

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

     

  • Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.


ID
2805181
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de inovação aberta vem se popularizando no meio empresarial. Esse conceito tem como base a utilização do conhecimento gerado externamente pela empresa, oxigenando os processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços. Essa prática torna ainda mais presente a interação entre as organizações e seus ecossistemas como forma de gerar diferenciais competitivos.


Um exemplo de inovação aberta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Jurei que era a C.  O gabarito correto é a letra A.

    1) http://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/

    2) http://www.abrhrs.org.br/noticia/a-inovacao-definicao-conceitos-e-exemplos

  • A Inovação Aberta pode ser descrita como o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Ela é a combinação de ideias internas e externas, como também, caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

     

    https://www.ufrgs.br/icd/o-que-e-inovacao-aberta-open-innovation/

  • Crossover de Informática e Administração Geral.

  • A letra C trata-se de Benchmarking 

  • eu ia marcar letra A........... mas como a questão era de adm geral....... rsrsrsrs

  • Pensei que poderia ser qualquer uma menos a letra A.

    O conceito de Open Innovation — ou inovação aberta, em português — quebra esse paradigma. Ele foi criado por Henry Chesbrough, professor de da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos e autor de um livro com o mesmo nome. 

    A ideia é justamente abrir o conceito de inovação de forma que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços.

    Definição exata dada pelo autor: “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”. 

  • Tem a ver com a comercialização de algo disponível

    PRINCIPIOS DA INOVAÇÃO ABERTA

    A inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros).

    . interações externas

    ·        Fontes de informação abertas (não exigem qualquer pagamento sobre os direitos de propriedade tecnológica ou intelectual ou interação com a fonte)

    ·        aquisição de conhecimento e tecnologia (compra de conhecimento externo e de bens de capital, sem interação com a fonte.)

    ·        inovação cooperativa (cooperação ativa com outras empresas ou instituições de pesquisa em atividades tecnológica)

  • Errei pela segunda vez. Não entendi de novo.


ID
2805184
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de administração estratégica, que consta em Barney & Hesterly (2007), apresenta uma sequência de “análises e escolhas que podem aumentar a probabilidade de uma empresa escolher uma boa estratégia” e resultar em vantagem competitiva.


A ordem correta do processo de administração estratégica designada pelos autores supracitados é:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Avante!

  • Barney e Hesterly (2007) defendem que a administração estratégica é um processo que vai desde a escolha da Missão de uma empresa, até a obtenção da Vantagem competitiva.

     

    1. Missão

    2. Objetivos

    3. Análise Interna e Externa

    4. Escolha Estratégia

    5. Implementação Estratégica

    6. Vantagem Competitiva

     

    http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC36390277873.pdf

  • C

    Porém há divergências entre os autores. Alguns dizem que os objetivos devem vir depois da análise interna e externa. 

  • Já cai nessa questão umas 3x, mas de outras bancas de forma diferente. Não caio mais. Objetivos antes das análises interna e externa.
  • GABARITO:  C

    Método mneumônico: MOAEIV

    Missão

    Objetivos

    Análise Interna e Externa

    Escolha Estratégia

    Implementação Estratégica

    Vantagem Competitiva

  • I -MISSÃO - A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA EMPRESA

    II -OBJETIVO - ONDE A EMPRESA PRETENDE CHEGAR AO LONGO PRAZO

    III - Análises interna e externa

    IV - Escolha estratégica

    V - Implementação estratégica = EXECUTAR


ID
2805187
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo das 5 Forças Competitivas, de Michael Porter, é um dos mais conhecidos na literatura de gestão estratégica. Uma das forças apresentadas pelo modelo é a Ameaça de entrada de novos competidores. A fim de dificultar essa entrada, podem existir barreiras de entrada em determinado setor.


Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de barreira de entrada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Barreira à entrada = econômica de escala dos concorrentes (maior produção com o menor custo)

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  •  a) Os compradores de um determinado setor apresentam lucros econômicos pouco significativos.

    Se eles apresentam lucros econômicos pouco significativos, pode ser um indicador de que os produtos/serviços não estão atendendo às expectativas do cliente. Dessa forma, pode ser um atrativo a novos entrantes.

     

     b) Os fornecedores de determinado setor vendem produtos exclusivos ou altamente diferenciados.

    Não necessariamente afasta novos entrantes. Eles podem vir a competir no mesmo nível de especialidade.

     

     c) Um determinado setor possui um grande número de empresas participantes, todas com tamanho e capacidade competitiva semelhantes.

    Também não necessariamente afasta novos entrantes. Pelo contrário, é um incentivo para que a nova empresa se diferencie das já existentes.

     

     d) Uma empresa possui uma grande parte do mercado consumidor, produzindo em grande quantidade e, com isso, obtendo custos unitários mais baixos. 

    Nesse caso, há sim uma barreira de entrada. Um novo entrante não terá a mesma vantagem competitiva em relação aos custos, e será mais difícil e levará mais tempo para que ele consiga conquistar seus clientes, para então também produzir em grande quantidade e diminuir seus custos. No início, se decidir entrar nesse setor, terá que suportar uma margem de lucro menor (afinal, terá que oferecer um preço competitivo, mas sem a vantagem dos custos mais baixos), ou até mesmo o prejuízo. Esse cenário acaba, de fato, afastando novos entrantes. 

     

    Em outras palavras:

    economia de escala: é refletido no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco de começar com uma escala alta ou aumentar seus custos de produção, tornando a margem de lucro pouco atrativa ou o preço final ao consumidor acima da média de mercado. Também pode ser atingido na medida que empresas já atuantes em um mercado rateiem custos conjuntos ou de produção vertical. (https://gestao.wordpress.com/2009/04/27/barreiras-de-entrada/)

     

    Erros, avisem-me :)

  • Ainda pensei nessa ecomia em escala,mas fui na letra B com produto diferenciado.

  • "Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos
    fatores que podem difcultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é
    mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as
    empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que
    estão em mercados com baixas barreiras de entrada"

  • Uma coisa que tem que ficar certa na minha cabeça de um vez por todas:

     

    Uma empresa que adota uma entratégia de liderança em custo, ou seja, economia de escala, produto com custo baixo no mercado é uma estratégia de impedir entrada de novos concorrentes. Pq o custo para esses novos entrantes seria alto. Exemplo: Loja com podutos de 1,99 seria um risco alto se eu quisesse entrar nesse mercado, porque eu teria que oferecer um preço abaixo de 1,99 para concorrer com a existente. Seria um risco muito alto a longo prazo. Até pq nem sei se me sustentaria no mercado oferecendo um produto com um custo tão baixo. Eu iria quebrar a longo prazo. 

     

    Mercado diferenciado não chega a ser uma barreira de entrada pq um produto diferenciado pode ser substituído por um produto que oferece a mesma qualidade ou equiparada, a um custo mais baixo. 

     

    Ex. Iphones ( sistema IOS) substituídos por Smartphones ( Sistema Android ). 

  • Acredito que o erro da letra B seja o fato da diferenciação está centrada no fornecedor

  • Alternativa A. Errado. A alternativa descreve uma situação de reduzido poder de barganha de clientes de um setor. Não se refere a barreiras de entrada.

    Alternativa B. Errado. Fornecedores que vendem produtos exclusivos exercem um grande poder de barganha perante as empresas que atuam no setor. Contudo, não representa, em regra, uma barreira para um novo ingressante já que todas as demais empresas daquele setor estão, da mesma forma, sujeitas ao poder de barganha dos fornecedores com produtos exclusivos. 

    Alternativa C. Errado. Um alto número de participantes em um mercado tende a gerar uma acentuada rivalidade no setor, salvo se aquele mercado ainda está em expansão. O alto nível de rivalidade de um segmento diminui a atratividade do ingresso naquele setor, porém não representa propriamente uma barreira de entrada.

    Alternativa D. Correto. A alternativa descreve uma empresa consolidada com ampla participação no mercado e que possui significativa economia de escala (produz muito e com isso obtém economias no custo unitário). Para ingressar nesse mercado, um entrante precisaria desembolsar um alto volume de recursos financeiros para obter a mesma economia de escala e, com isso, ter preços competitivos. Assim, temos, nesse caso, uma efetiva barreira de entrada.

    Gabarito: D

  • GABARITO: D

    Alternativa A. Errada. A alternativa descreve uma situação de reduzido poder de barganha de clientes de um setor. Não se refere a barreiras de entrada.

    Alternativa B. Errada. Fornecedores que vendem produtos exclusivos exercem um grande poder de barganha perante as empresas que atuam no setor. Contudo, não representa, em regra, uma barreira para um novo ingressante já que todas as demais empresas daquele setor estão, da mesma forma, sujeitas ao poder de barganha dos fornecedores com produtos exclusivos. 

    Alternativa C. Errada. Um alto número de participantes em um mercado tende a gerar uma acentuada rivalidade no setor, salvo se aquele mercado ainda está em expansão. O alto nível de rivalidade de um segmento diminui a atratividade do ingresso naquele setor, porém não representa propriamente uma barreira de entrada.

    Alternativa D. Correta. A alternativa descreve uma empresa consolidada com ampla participação no mercado e que possui significativa economia de escala (produz muito e com isso obtém economias no custo unitário). Para ingressar nesse mercado, um entrante precisaria desembolsar um alto volume de recursos financeiros para obter a mesma economia de escala e, com isso, ter preços competitivos. Assim, temos, nesse caso, uma efetiva barreira de entrada.

  • Alternativa A. Errado. A alternativa descreve uma situação de reduzido poder de barganha de clientes de um setor. Não se refere a barreiras de entrada.

    Alternativa B. Errado. Fornecedores que vendem produtos exclusivos exercem um grande poder de barganha perante as empresas que atuam no setor. Contudo, não representa, em regra, uma barreira para um novo ingressante já que todas as demais empresas daquele setor estão, da mesma forma, sujeitas ao poder de barganha dos fornecedores com produtos exclusivos.

    Alternativa C. Errado. Um alto número de participantes em um mercado tende a gerar uma acentuada rivalidade no setor, salvo se aquele mercado ainda está em expansão. O alto nível de rivalidade de um segmento diminui a atratividade do ingresso naquele setor, porém não representa propriamente uma barreira de entrada.

    Alternativa D. Correto. A alternativa descreve uma empresa consolidada com ampla participação no mercado e que possui significativa economia de escala (produz muito e com isso obtém economias no custo unitário). Para ingressar nesse mercado, um entrante precisaria desembolsar um alto volume de recursos financeiros para obter a mesma economia de escala e, com isso, ter preços competitivos. Assim, temos, nesse caso, uma efetiva barreira de entrada.

    Gabarito: D

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos

  • A economia de escala operada pelas empresas do setor, de fato, cria barreiras de entrada. Entretanto, não consigo entender como a alternativa B não serve.

    A alta diferenciação dos produtos fornecidos pelas empresas já atuantes obviamente dificulta novos entrantes. É o caso, por exemplo, dos sistemas operacionais de celulares. IOS e Android são muito diferenciados, sendo extremamente difícil a formulação de um novo produto da mesma área que possa competir com esses dois.

    Vejo a B como correta.


ID
2805190
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um professor fez um investimento de R$ 200.000,00 no Banco X, por um prazo de 24 meses, a uma taxa de 20% a.a. No vencimento, resgatou a aplicação e investiu todo o montante no Banco Y, a uma taxa de 25% a.a., por um prazo de 36 meses.


Assumindo que é utilizado o regime de juros simples e que não há custos financeiros sobre a operação, o valor de resgate, ao final dos dois períodos, será de

Alternativas
Comentários
  • Banco X: 200.000 x (1 + 0,2 x 2) = 280.000

    Banco Y: 280.000 x (1 + 0,25 x 3) = 490.000


ID
2805193
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um empresário adquiriu um veículo por R$ 40.000,00 e negociou o pagamento da seguinte forma: R$ 10.000,00 de entrada no ato da compra e mais duas parcelas, a primeira no valor de R$ 15.000,00, a ser paga ao final de 3 meses, e a segunda a ser paga ao final de 6 meses, quando a dívida seria então quitada.


Sabendo que a taxa de juros mensal é de 3% a.m. e que o regime utilizado é de juros compostos, o valor da segunda parcela será de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • 40.000 - 10.000 = 30.000

    30.000 = 15.000/(1,03)^3 + P/(1,03)^6

    P = 30.000 x (1,03)^6 - 15.000 x (1,03)^3

    P = 19.430,66

  • É, só na conta mesmo. 
    Aplica 3% em 30 mil, 3 vezes (30*1,03^3).
    Então subtrai 15 mil. 
    Desse resultado, aplique mais 3% por tres meses *(1,03^3)
    Dá na casa de 19400.

    Dica para não perder tempo:
    Arredonde a casa da unidade e da dezena pra 0 para fazer menos contas. Chegará num valor aproximado.

    Uma maneira aproximada e rápida:
    Fazer juros simples 30000 3 meses 3% 
    3% = 900 *3meses = 2700
    32700 - 15000 pagos:
    17700.. +3% por 3 meses:
    177*3 = 531 * 3meses = 1593
    17700 + 1593 = 19293
    Como as alternativas são 19430 / 23320 / 32780, então fica com 19430
    Note que aqui a diferença é de R$137,00
     

    Agora tá no final do tempo da prova, sem tempo, o que fazer?
    Pegue 40000 tire 10000 e então tire 15000, Sobra "15000"
    Pega esses 15000 e aplique o juros simples de 6 meses. 3% = 450 *6 = 2700
    15000+2700 = 17700. Esse valor tá muito perto do A, então descarte o A, pois "arredondou-se" demais. 
    Como aqui é juros simples, bem "arredondado", descarte o A (17780) e vai de B R$19430
    Note que aqui o erro é imenso: 2500
     (Aproximadamente a desconsideração do juros de 15 mil nos 3 primeiros meses)

     


ID
2805196
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Científica tem como uma de suas características a preocupação com a racionalização do trabalho do operário e com o desenho de cargos mais simples e elementares.


Assinale a alternativa que apresenta outra característica típica dessa teoria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    CienTífica = Taylor = Tarefas

     

    A) Não. Pelo contrário. Especialização.

    B) Na tarefa

    C) Os cargos eram simples e descritivos.

    D) Gabarito

     

    Resumo grátis das principais abordagens da Administração

    https://drive.google.com/open?id=1CSVxrqzUvHKxo3e_x-7HWnDF7bTJjqMh

     

    Outros resumos/mapas:

     https://goo.gl/92FN88

  • É importante atentar para a diferença entre a Administração Científica e a Clássica.

     

    Administração Científica:

    TAYLOR

    ÊNFASE: tarefas

    Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional.

     

    Administração Clássica:

    FAYOL

    ÊNFASE: estrutura organizacional

    Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações.

  • A) Os trabalhadores exercem funções específicas.

    B) A ênfase é nas tarefas.

    C) Os cargos são simples.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Lembra lá do filme TEMPOS MODERNOS:

    ADM CIENTÍFICA, DE TAYLOR.

    -----ÊNFASE NAS TAREFAS.

    -----BUSCA NA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO NO NÍVEL OPERACIONAL

    -----ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS (diminuir qualquer perda de tempo na produção)

    -----FAZER DA MELHOR MANEIRA, SEM DESPERDÍCIO (pode aparecer como 'best way')

    -----DIVISÃO DO TRABALHO ESPECIALIZADO

  • Basta atentar-se ao enunciado para responder a questão. A resposta está nele.

  • Letra D

     Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.

    Chiavenato

  • Na busca da eficiência, a Administração Científica preconizava a especialização do operário por meio da divisão e da subdivisão de toda a operação em seus elementos constitutivos. As tarefas mais simples – o resultado daquela subdivisão – podem ser mais facilmente ensinadas, e a perícia do operário pode ser incrivelmente aumentada. Por outro lado, alcança-se uma respeitável padronização no desempenho dos operários, pois à medida que as tarefas vão se fracionando, a maneira de executá-las se torna padronizada. Chiavenato (2014).

    Gabarito letra D


ID
2805199
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As estratégias alternativas de armazenagem incluem depósitos próprios, públicos e contratados. Ao utilizar depósitos públicos, uma empresa pode obter inúmeras vantagens, mas também existem desvantagens.


Um fator de desvantagem do uso de depósitos públicos é a

Alternativas
Comentários
  • Flexibilidade operacional é uma vantagem, a questão deveria perguntar: Qual das opções abaixo não é possível com a utilização do depósito público. Passível de recurso por falta de clareza.

  • Realmente a redação ficou confusa, somente olhando atentamente para a resposta é possível verificar aquela que não se encaixa com o setor público, levando em consideração a ideia de que tudo na administração pública é mais engessado.

    Portanto gab: B

  • Gabarito B:  flexibilidade operacional.

    Muito pertinente o comentário de Jonatas Dias: "Flexibilidade operacional é uma vantagem, a questão deveria perguntar: Qual das opções abaixo não é possível com a utilização do depósito público. Passível de recurso por falta de clareza."

    Os riscos – possibilidade de perda de controle, problemas com clientes e falta de habilidade para resolver, rapidamente, falhas de sistemas – são as razões principais dadas por executivos de logística para não usarem redes de depósitos públicos ou contratados. Embora muitas empresas usem, exclusivamente, depósitos contratados e públicos, a situação normal é que cada depósito pertença a um proprietário diferente, com o controle da rede logística, ficando a cargo da empresa fabricante, atacadista ou varejista. Contudo, tem havido mudança significativa com relação ao uso de depósitos contratados e públicos, por causa da flexibilidade, da economia e das sinergias geradas.

    Fonte: https://alinesilvalmeida.files.wordpress.com/2010/05/aula13-1.pdf

  • Flexibilidade Operacional: Advém da habilidade de ajustar políticas e procedimentos internos para atender a requisitos de produtos e exigências de clientes. Geralmente, depósitos próprios têm mais flexibilidade operacional, pois operam sob total controle das empresas proprietárias.

     

    Fonte: BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial

     

    Concluindo: Quem tem, geralmente, maior flexibilidade operacional são os depósitos próprios, não os depósitos públicos.

  • A flexibilidade operacional é um fator de desvantagem na adoção de depósitos públicos. É isso que a questão pede. Talvez a forma de redação seja justamente para confundir o candidato, o que não a torna passível de recursos.


ID
2805202
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)

O desenvolvimento tecnológico e a tecnologia da informação (TI) provocaram impactos que fizeram surgir a Era da Informação nas organizações.


Assinale a alternativa em que as características dessa nova era e o papel da tecnologia estão corretamente apresentadas.

Alternativas
Comentários
  • Serve como forma de acelerar processos de outras empresas por meio de equipamentos que facilitam o trabalho nelas.

  • D - A TI permite o trabalho com volume moderado de informações e transmissão veloz. É alto e não moderado


ID
2805205
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: As Teorias de Traços de Personalidade, as Teorias sobre Estilos de Liderança e as Teorias Situacionais de Liderança.


Sobre essas Teorias de Liderança, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    A) laissez faire é o líder barriga branca.

    B) Influencia sim.

    C) Gabarito

    D) O contrário. Traços  (o que é) ; estilo (o que faz)

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Exatamente, pois, segundo a Abordagem Situacional, o estilo de liderança vai depender da maturidade dos subordinados. Logo, não existe mesmo um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação, já que os ambientes e colaboradores são diversos. 

  • A Teoria Contingencial ou Situacional  Gabarito C

    Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância. Os teóricos da contingência defendem a noção de que não existem estilos de liderança universalmente adequados. 

    Determinados estilos têm necessariamente impactos sobre vários resultados em algumas situações, porém não em outras, onde aumentaram as variáveis a serem estudadas. 

     

    Fonte:  http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/teorias-de-lideranca/22664/

  • GAB C - Simplificando tudo :

     As Teorias de Traços de Personalidade - O líder nasce com características (alto, baixo, magro, grdo, loiro, moreno) sendo invalidada.

    Teorias sobre Estilos de Liderança - são autocrático (rígidos), democráicos ( mais aberto á participaçã dos subordinados) e liberal ( liberdade nas ações, sendo negativo , pois pode causar desordem)

    Teorias Situacionais de Liderança. ( nao há uma forma certa de liderar, depende da situação)

  • Sobre a Liderança Liberal ou Lasseiz-faire. - O líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. - A liderança liberal enfatiza somente o grupo. Permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos, já que o líder é visto como facilitador do processo sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros. - Supervisão não constante. - Líder é agente transmissor de informações. - Os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas e o líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial. Extra: Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou “laissez faire”, deixar fazer em francês). O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. A primeira constatação foi que o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava desempenho maior, satisfação nos subordinados e maior qualidade do trabalho. Entretanto, Lewin não conseguiu definir se o estilo democrático era superior ao autocrático.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as teorias que versam sobre a liderança. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    A - incorreta. A Liderança Liberal é um caminho de mão única, no qual o grupo participa sem interferência do líder.

    B - incorreta. As características de personalidade do líder influenciam o comportamento das demais pessoas.

    C - correta. A liderança situacional propõe que o líder tenha a capacidade de se adaptar às situações que surgem nas organizações. Assim, não existe um modelo de liderar, visto que é a situação ocorrida que determinará o modelo de liderança para cada caso.

    D - incorreta. A abordagem dos traços de personalidade se refere ao que o líder é, enquanto a dos estilos de liderança se refere ao que o líder faz.

    Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C


ID
2805208
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento e o controle da produção requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de volume, tempo e qualidade. Em um sistema de planejamento e controle empurrado, as atividades são programadas por meio de um sistema central e completadas em linha com as instruções centrais. Já em um sistema puxado, o passo e as especificações do que é feito são estabelecidos pelo consumidor.


Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o sistema de produção e suas respectivas características.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    1) https://blogdaengenharia.com/qual-a-diferenca-entre-producao-empurrada-e-producao-puxada/

    2)  http://www.sobreadministracao.com/producao-puxada-e-empurrada-conceito-e-aplicacao/

    3) https://www.lean.org.br/conceitos/102/definicao-de-producao-puxada-e-sistemas-puxados.aspx

  • Push system ou Produção Empurrada: a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto. Ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.

     

    Pull system ou Produção Puxada: a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o “start” da produção. O controle de o que, quando e como produzir é determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operação final do processo “percebe” a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado.

     

    http://www.sobreadministracao.com/producao-puxada-e-empurrada-conceito-e-aplicacao/

  • Produção puxada e empurrada

     

    Produção Empurrada: O que rege o conceito de produção empurrada é o atual instante do mercado no qual a empresa se associa. Desta forma, o processo de produção da empresa começa antes mesmo da identificação da demanda, o que significa que a empresa age a partir de uma terceira ordem, geralmente chamada de Material Requirement Planning (ou MRP. Para mais detalhes sobre MRP, leia o seguinte post – Entendendo o MRP).

    Outro aspecto que não faz parte da Produção Empurrada é o chamado fluxo contínuo de produção, pois o setor trabalha apenas com limites pré-estabelecidos. Em suma, depois que a produção estiver realizada ela é “empurrada” para as próximas etapas do processo, sem que a produção continue automaticamente.

    Um ótimo exemplo de produção empurrada é um restaurante, que trabalha com uma quantidade de alimentos estabelecida de acordo com o número de clientes.

     

    Produção Puxada: Na Produção Puxada, o planejamento é realizado de acordo com o fluxo de materiais, dispensando qualquer modelo de “estoque em processo” do produto. Neste caso, a demanda oferecida pelo cliente é o grande chamariz do negócio. Todo o controle de negócios da empresa é atribuído de maneira pensada a partir do cliente. A operação observa a quantidade de produtos vendida ao cliente e, posteriormente, determina a quantidade que deve ser produzida a partir deste momento.

    Ou seja, neste âmbito cada processo “puxa” as peças geradas no processo anterior.

    Um ótimo exemplo é um carrinho de cachorro quente. O produto só é produzido a partir do aparecimento do cliente, por mais que a matéria prima já esteja pronta.

     

    Fonte: http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/producao-puxada-e-empurrada-conceito-e-aplicacao/

  • No sistema puxado = Você segura a produção, só produz se tiver demanda. É o método Just in Time.

     

    No sistema empurrado = Você produz independente de demanda. A produção é definida pela empresa e não pelo cliente. Você antecipa a demanda do produto.


ID
2805211
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O transporte é o elemento mais importante nos custos logísticos para a maioria das empresas. O usuário do transporte tem uma larga faixa de serviços à sua disposição, todos girando em torno dos cinco modais básicos (aquaviário, ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário).


No que se refere a esses modais de transporte básicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) o transporte rodoviário é semelhante ao ferroviário, mas movimenta fretes médios, em extensões médias e com a vantagem de serviços porta a porta. (Certa)

    B) o modal aquaviário é mais veloz que o ferroviário, mas tem capacidade de transporte reduzida. (Errada) Possui uma grande capacidade também.

    c) a ferrovia é uma boa opção para pequenas distâncias e movimentação lenta de produtos de alto valor. (Errada) Ferrovia é ótima para grandes distâncias e produtos de médio valor.

    d) o transporte por dutovias é veloz e oferece uma extensa faixa de serviços e capacidades. (Errada) Duto carrega somente produtos específicos como petróleo por exemplo.

     

  • ABSURDO. O modal rodoviário jamais será semelhante ao ferroviário. NUNCA. CAPACIDADE DIFERENTE, CUSTOS DIFERENTES, INVESTIMENTOS DIFERENTES. ABSURDO UMA RESPOSTA DESSA.

  • Comportam-se semelhanças,sim, letra a é a correta.

  • Gabarito A: o transporte rodoviário é semelhante ao ferroviário, mas movimenta fretes médios, em extensões médias e com a vantagem de serviços porta a porta.

    Transportes Rodoviário

    O transporte rodoviário é aquele feito através ruas, estradas e rodovias, sejam elas pavimentadas ou não, com a intenção de transpor de um ponto ao outro, produtos, animais ou pessoas. No Brasil este modal é o principal meio de transporte. O modal rodoviário caracteriza-se pela simplicidade de funcionamento, este se destaca por oferecer o transporte de diversos tipos de cargas.

    Segundo Viera (2001), “O transporte rodoviário é indicado para curtas e médias distâncias e carga de maior valor agregado, é utilizado na maior parte dos transportes realizados no Mercosul”.

    Apesar de no território brasileiro termos muitas rodovias em um estado de conservação ruim, provocando o aumento na manutenção de veículos e alto índice no risco de roubo de cargas, esse tipo de transporte é muito utilizado, pois, mesmo assim possui uma boa relação custo x benefício.

    Outras desvantagens do transporte rodoviário são: a média de ano dos veículos (aproximadamente 18 anos), ou seja, é uma frota antiga, menos competitivo para longas distâncias, fretes mais altos em alguns casos e dentre todos os modais este é o que apresenta a menor capacidade de carga.

    Uma das vantagens deste meio de transporte é se ter menor manuseio da carga, pois é possível oferecer o serviço porta a porta, ou seja, a carga é levada de um ponto ao outro diretamente (ponto de partida até seu destino final), além de uma menor exigência no tipo de embalagem.

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/impressao_artigo/670


  • extensões médias???

  • Gabarito A.

    O transporte ferroviário é semelhante ao rodoviário, sendo que o transporte rodoviário oferece o serviço porta a porta.

  • Isso tende a confundir muitos. Trago um exemplo.

    De fato o rodoviário deve atender medias extensões. Em países onde as ferrovias estão por todos os lados, transporta-se muitas vezes apenas o "baú" do caminhão, para quando o trem chegar a determinado local, o baú ser conectado ao caminhão e esse levar a carga via rodovia até o destino final, relativamente mais próximo, com a vantagem do porta a porta.

    Uma realidade distante em muitas regiões do país.

  • Quais as semelhanças entre o transporte rodoviário e ferroviário.

  • Gab. da Banca : A

    Pra mim, nenhuma está correta....

    pedi comentario dos prof. do qconcurso....


ID
2805217
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ferramentas e técnicas de suporte em Qualidade são instrumentos pelos quais se torna possível controlar as melhorias implantadas em qualquer sistema da qualidade. Tais ferramentas e técnicas se dividem em três grandes grupos: formulários para coleta de dados; ferramentas e técnicas para dados não numéricos; e instrumentos para controlar dados numéricos. Considere as colunas a seguir:


A – Formulários para coletas de dados 

B – Ferramentas para dados não numéricos 

C – Ferramentas para dados numéricos


( ) Diagrama de dispersão

( ) Benchmarking

( ) Checklist

( ) Histograma

( ) Brainstorming


Correlacionando as colunas acima, a alternativa que fornece a ordem correta dos parênteses é

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de dispersão

     possibilita analisar a correlação entre duas variáveis quantitativa

     

    Benchmarking

    Copiar ou apropriar-se dos melhores modelos de serviços e processos de trabalhos, dos líderes reconhecidos como representantes das melhores práticas (dados Qualitativos)  

     

    Checklist

     instrumento de coleta de dados para entender melhor um processo. 

     

    Histograma

    gráco de barras que auxilia na análise da frequência dos dados quantitativos 

     

    Brainstorming

    Meio de incentivar a geração de alternativas, sem qualquer análise crítica. (Ideias = dados qualitativos)  

     

    Gabarito: C)

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    #oremos

     

  • Só sei o significado do Brainstorming,tempestade de ideias,não era o suficiente pra responder kkk

  • VDD Dayane Gois  KKKKKKKK

  • Ai a pessoa fica em dúvida entre B e C, marca a qual? B. Esse é o dilema do concurseiro.

    Avante.

  • Os passos para responder a questão por lógica:

    1) Diagrama de dispersão tem C em todas as alternativas, ou seja, "ferramentas para dados numéricos". Portanto, Histograma tem que ser C também, assim eliminando alternativas A e D.

    2) Como sobrou B e C, percebi que Brainstorming é B nas duas alternativas restantes ("ferramentas para dados não numéricos"), ou seja, Benchmarking só pode ser B também.

    3) Só marcar letra C!


    Importante destacar que é preciso ter pelo menos noção básica das ferramentas de gestão citadas para facilitar as correlações. Segue breve resumo:

    - Diagrama de dispersão: gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis

    - Histograma: gráfico que mostra a distribuição de dados por categoria, representando a distribuição de frequência da variação existente e os resultados de um processo

    Obs. Os dois possuem similaridades (mesmo grupo).

    - Benchmarking: técnica de mudança a partir da aprendizagem com os outros (incorporar melhores práticas)

    - Brainstorming: técnica de mudança a fim de fomentar a geração de alternativas (tempestade de ideias)

    Obs. Os dois possuem similaridades (mesmo grupo).

    - Checklist: lista de verificação

  • Pesadíssima! #perplexa

  • Gabarito: C.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido em algumas ferramentas de gestão administrativa. A alternativa correta deverá apresentar a sequência correta da união das colunas apresentadas. Sendo que devemos saber quais ferramentas envolvem dados matemáticos, não matemáticos e quais são usados para coletar dados.

    (C) Diagrama de dispersão

    Diagrama de dispersão é um diagrama que pode indicar uma possível correlação entre duas variáveis, realizando um estudo sobre elas, por meio do sistema cartesiano. Seu objetivo é apresentar a alteração sofrida por uma variável quando outra é modificada, podendo ser usado, ainda, para demonstrar um efeito antes de determinada intervenção e depois dela.

    (B) Benchmarking

    Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    (A) Checklist

    A lista/folha de verificação busca realizar uma análise quantitativa sobre o estado ou a situação de certos itens. Sua construção se dá de forma bem simples, em uma coluna são relacionados os itens a serem observados, e na outra, os principais defeitos ocorridos.

    (C) Histograma

    histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados por categoria através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. Representa, além da distribuição da probabilidade da variação existente, os resultados de um processo.

    (B) Brainstorming

    Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, alternativas, sem qualquer análise crítica. Pode ser aplicado de duas formas:

    • Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou aguardam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
    • Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.

    Após verificarmos a sequência, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
2805220
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das suas atividades, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de crescimento. Esse processo serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, inclusive, a sua contribuição para o negócio da organização. Há uma variedade de métodos para se avaliar o desempenho humano.


O método capaz de diminuir a generalização na avaliação de desempenho é o de

Alternativas
Comentários
  • B)

    18.4.3. Método da Escolha Forçada
    Esse método tenta reduzir a subjetividade, a generalização e a superficialidade mostradas no método das escalas gráficas. Dessa forma, são escritas frases descritivas do comportamento possível de um funcionário dentro do contexto do trabalho (exemplo: é pontual, tem espírito de equipe, não recebe bem críticas etc.) para que o avaliador consiga “visualizar” melhor os aspectos que deve observar em cada indivíduo.
    Assim sendo, em cada bloco, existirão algumas frases possíveis para que o avaliador analise e escolha (daí o nome: escolha forçada). Portanto, o avaliador vai marcar em cada aspecto uma ou duas características possíveis de cada avaliado, da forma que melhor represente seu desempenho.25
    Como principal vantagem desse método, temos a redução da subjetividade e da generalização. Entretanto, é um método de difícil construção, difícil comunicação e de difícil visualização do resultado global.

  • (CHIAVENATO, 2004, p. 188). Gabarito B 

     

    A Escolha Forçada É um método construído para contornar e neutralizar os efeitos da generalização e do subjetivismo típicos do método das escalas gráficas. Consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual.

  • INCIDENTE CRÍTICO: O incidente crítico define-se enquanto uma situação ou evento que se destaca pelas suas características, que o tornam crítico, distinto e relevante para a compreensão de um dado fenómeno ou processo. O investigador que se propõe a utilizar esta técnica deverá definir, a priori, qual a situação a observar, delimitando-a. Isso implica definir o significado de “incidente crítico” no seu estudo, explicitando aquilo que torna crítica a situação.

     

    Qual a situação a observar? – Delimita o que se pretende observar ou focar no estudo.

     

    O que é um “incidente crítico”? – Define o que se entende por incidente crítico naquele estudo em particular.

     

    Qual a temporalidade dos incidentes críticos? – Define se os incidentes críticos a recolher são relativos a um espaço temporal particular, ou se é dada liberdade ao participante a este nível. Por exemplo, pode-se solicitar ao participante que descreva incidentes que tenha vivido nos seis meses anteriores ao momento da recolha dos dados.

     

    Quantos incidentes recolher? – Define quantos incidentes críticos o investigador vai recolher junto de cada participante.

  • Escolha forçada: Blocos de frases

    Vantagens:

    Fácil aplicação

    Não é subjetivo

    Minimiza a subjetividade

  • Escolha Forçada: Blocos de frases

    Vantagens:

    Fácil aplicação

    Minimiza a subjetividade

    Prof. Giovanna Carranza


ID
2805223
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Recrutamento e Seleção pode ser definido como o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para dotá-las de competências necessárias ao seu sucesso. Uma das técnicas de seleção utilizadas são os testes psicológicos.


Em relação a esses testes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Segundo Chiavenato (2008), os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas

  • Os testes psicológicos constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra de comportamento, personalidade ou aptidões dos indivíduos. Apresentam três características, a saber:

     

    • Preditor: capacidade de oferecer resultados capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

     

     

    • Validade: capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável que se pretende medir.

     

     

    • Precisão: capacidade de apresentar resultados semelhantes, em várias aplicações, no mesmo indivíduo. 

     

     

    Fonte: Ribas, Gestão de Pessoas.

  • GABARITO A

     

    Alguns tipos de testes de seleção:

     

    ☆ Entrevista

    ☆ Prova

    ☆ Testes psicológicos- caracteristicas e aptidões pessoais

    ☆ Teste de personalidade

    ☆ Testes de simulação

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Gente, vamos denunciar comentários como esse do colega Luan Pacceli, aqui o espaço de comentários deve ser utilizado para agregar conhecimento, não acho que aqui seja o lugar ideal para venda de materiais, por isso estou reportando abuso em comentários como esse. 

  • Nos testes psicológicos, as condições são padronizadas.

  • Gab.: A

    baseiam-se em amostras estatísticas de comparação, aplicados sob condições padrão.

  • Testes psicológicos - O termo teste designa um conjunto de provas que se aplica a pessoas para apreciar seu desenvolvimento mental, aptidões, habildades, conhecimentos etc. Na realizade o teste é uma medida de desempenho ou execução, seja através de operações mentais ou manuais, de escolhas ou de lápis e papel. O teste é utilizado para melhor conhecer as pessoas nas decisões de emprego, orientação profissional, mensuração de aptidões, diagnóstico de personalidade etc. Os testes psicológicos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras de comportamento humano sob condições padronizadas para compará-las com padrões baseados em pesquisas esatísticas.

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idealberto. Recusos Humanos: o capital humano das organizações - 9.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, pág. 187.


ID
2805226
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos.


Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)

    2.1. Níveis da Cultura
    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:
    Ø Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
    Ø Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
    Ø Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • Gab. C

     

    a) Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. 

    b) Clima Organizacional: é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.

    c) gabarito

    d) Valores compartilhados: Os valores compartilhados são considerados o segundo nível da cultura de uma empresa, sendo importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem (a atividade em si).

  • Normas são informais... estranho!

  •  a) as culturas organizacionais adaptativas são maleáveis e não são voltadas para a inovação e a mudança.

     

    As culturas adaptativas são sim voltadas para a inovação e mudança. Ao contrário das culturas conservadoras, que são caracterizadas pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições, que permanecem arraigados e não mudam ao longo do tempo.

    Podemos classificar as culturas ainda entre fortes e fracas. As culturas organizacionais fracas são culturas mais facilmente mudadas, como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem. Já as fortes têm seus valores compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários, e são mais difíceis de serem mudadas.

     

     b) o clima organizacional equivale ao modo de vida da organização, constituindo-se apenas de ideias, crenças e costumes.

     

    Ideias, crenças e costumes fazem parte da cultura organizacional, e não do clima. O clima corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho.

     

     c) os sentimentos, as normas de grupos e as relações afetivas correspondem aos aspectos informais e ocultos da cultura organizacional. 

     

    Certo, os sentimentos e as relações afetivas fazem parte do plano informal da cultura, pois não é possível visualizá-los, sendo também ocultos. Minha dúvida é em relação as normas de grupos... Seriam também informais? Só se forem normais implícitas, de convivência. De qualquer forma, é a alternativa mais correta.

     

     d) os valores compartilhados constituem o primeiro nível da cultura, sendo importantes para as pessoas por definirem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

     

    A definição está correta, de fato os valores definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Mas eles são o segundo nível da cultura. Os níveis são:

    ARTEFATOS =>  constituem o nível mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. 

    VALORES => são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. 

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS => nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.

     

    Bons estudos!

  •  Gabarito C

     

    Quem diz que as "normas de condutas" são aspectos informais é o autor Maximiano. 

     

    Pelo menos estudei isso em "ORGANIZAÇÃO"

     

    ELEMENTOS FORMAIS, EXPLÍCITOS E VISÍVEIS (ORG. FORMAL)
    - Objetivos;
    - Tecnologia;
    - Recursos;
     -Estrutura.

    ELEMENTOS INFORMAIS, OCULTOS (ORG. INFORMAL)
    - Atitudes;
    - Sentimentos;
    - Amizade;
    - Conflito;
    - Valores e Normas de Conduta (não confunda com normas/procedimentos)

     

     Resumo de cultura...

    https://drive.google.com/open?id=13KV-Gy05sc6VNTzrLkLZcrF0KARSKVEt

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • normas do grupo não é o mesmo que normas de conduta da empresa.

  • Colegas, normas de grupo são informais, pois não vem prescritas, por exemplo, no regimento interno da Organização. Um exemplo válido seria na empresa onde eu trabalhei: combinávamos de que cada dia uma das pessoas passassem pano em todas as mesas pra já comerçarmos o dia com o escritório limpo, ou também, não comermos na sala (a empresa não proibia, mas era um acordo nosso pra evitar sujeiras).

  • Letra C

    A influência de aspectos subjetivos da cultura organizacional no comportamento dos funcionários. Os aspectos informais e ocultos, (...) , têm grande influência no comportamento dos funcionários e compõe a parte intangível da cultura organizacional. Os efeitos das influências subjetivas são (...) parte fundamental da cultura organizacional e da gestão moderna.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/influencia-de-aspectos-subjetivos-da-cultura-organizacional-no-comportamento-dos-funcionarios/51029/

  • Cuidado. Normas de grupos são informais.

  • @Aline Galvão, sempre sucinta. #perfeitinhasemdefeitos.

  • Os sentimentos, as normas de grupos e as relações afetivas é a parte SUBMERSA do iceberg.

    Gabarito, c

  • Níveis da cultura organizacional :

    1- Artefactos - O que vemos, percebemos

    2-Valores compartilhados - O que eles falam

    3-Pressupostos - sentimentos, comportamentos inexplicados, completamente escondido


ID
2805229
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No marketing de serviços, pode-se afirmar que serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do marketing de serviços com sua respectiva ação de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)

    1) https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-servicos/

    2)  https://klickpages.com.br/blog/marketing-de-servicos-o-que-e/

    3) http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/marketing-de-servicos-uma-visao-baseada-nos-8-ps,a799a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

  • A) Errada, porque, se o cara é muito procurado, você tem que diminuir o tempo de execução pra conseguir atender todo mundo.

     

    B) Errada, porque, se o serviço é intangível, você tem que deixá-lo mais tangível, já que é difícil de ser entendido. Por exemplo: o vendedor, a roupa dele, o ambiente físico e demontrativos são aspectos que "tangibilizam" o serviço. 

     

    C) Errada, porque não é possível estocar serviço. Dessa forma, por causa da demanda não uniforme, não tem como manter uma mesma quantidade de serviço sendo prestado.

     

    D) Correta

  • Tá amarrado!!!!!!!!

  • Gabarito do Professor

    Toda prestação de serviços envolve quatro características essenciais: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.

    Vamos analisar cada alternativa:

    A) ERRADO. A inseparabilidade está relacionada à produção e ao consumo simultâneos do serviço, o que envolve a participação ativa do prestador e, na maioria das vezes, do cliente. Devido a essa relação prestador-consumidor, há influências de ambas as partes na execução da atividade. Aumentar o tempo de execução de um serviço por um prestador de serviços muito procurado não irá eliminar essa característica.

    B) ERRADO. Intangibilidade está relacionada à ideia de algo que está fora do alcance dos sentidos. Os serviços não podem ser tocados, vistos ou avaliados antes de sua realização. Há organizações que apresentam os benefícios de determinado serviço, buscando torna-lo mais tangível. De qualquer forma, o resultado será atingido somente após o trabalho ser finalizado.

    C) ERRADO. Perecibilidade diz respeito à impossibilidade de armazenar serviços prestados, como ocorre com produtos. Manter o mesmo nível de oferta de um serviço, independentemente do nível de demanda, não irá resolver o problema. Em casos em que há grande demanda, a oferta de serviços pode ser comprometida pela falta de profissionais, o que pode gerar atrasos e reclamações. O contrário também é ruim: em situações em que há baixa demanda, os prestadores de serviço ficam ociosos, o que significa aproveitamento insuficiente dos recursos organizacionais.

    D) CERTO. Variabilidade é uma característica que explica porque um serviço, diferente de um produto, dificilmente pode ser padronizado e, portanto, sofre variações. Isso ocorre porque o resultado depende das habilidades dos funcionários envolvidos, do momento em que é realizado, das ferramentas e materiais usados, da pressão do tempo ou até mesmo da cobrança do encarregado. Padronizar os processos podem contribuir significativamente para melhorias nessa característica, mas é importante frisar que, mesmo com treinamento, a alteração, por menor que seja, se faz presente.

    Diante dessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

    Fonte de pesquisa:

    - Mello, Alexandre Leite de. Marketing de serviços. Senac. 2017.
    • Fonte: Meus Resumos de MARKETING
    • V IS P I (MARKETING DE SERVIÇOS)
    • Variabilidade/ Heterogeneidade - Um serviço é diferente em cada prestação/ varia.
    • Inseparabilidade/ Simultaneidade - É consumido no mesmo tempo que é prestado
    • Perecibilidade - Não é possível reaproveitar uma cadeira ociosa (não foram vendidas todas as passagens) em um vôo de uma empresa de viagens aéreas
    • Intangibilidade - Serviço não é "palpável"
    • 3 P's
    • -Pessoas
    • -Plataformas
    • -Processos
    • Marketing Interno = Empresa > Funcionários
    • Marketing Externo = Empresa > Clientes
    • Marketing Interativo = Funcionários > Clientes


ID
2805232
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A tarefa do profissional de marketing é delinear atividades e montar programas totalmente integrados para criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. Assim, as atividades de marketing podem assumir muitas formas. Uma maneira de descrevê-las é em termos do mix de marketing, um conjunto de ferramentas dividido em quatro grupos, conhecidos como 4 Ps: produto, praça, preço e promoção.


Assinale a alternativa que apresenta características referentes apenas às decisões sobre produto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Produto: Diferentes tipos de Design  /  Características  /  Serviços  /  Diferenciais com a concorrência  /  Marca  /  Tamanho  /  Variedade de produtos  /  Especificações  /  Política de Garantia  /  Devoluções  /  Qualidade  /  Embalagem

  • A) Certa

     

    B) Errada, pois "força de vendas" é referente ao P de "Promoção".

     

    C) Errada, pois "concessões" é referente ao P de "Preço" e "transporte" refere-se a "Praça".

     

    D) Errada, pois "concessões" é referente ao P de "Preço".

  • TEste

  • ,

     

  • O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis relacionadas à atuação de uma organização no mercado:

    - produto/serviço: é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, entre outros aspectos.

    - ponto/praça: é localização física, os mercados de atuação (incluindo pontos virtuais) e canais de distribuição.

    - preço: é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc.

    - promoção: é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (canais, fluxos, etc) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO.

    B) ERRADO. Força de vendas e transporte não se referem às decisões sobre Produto.

    C) ERRADO. Concessões e transporte não se referem às decisões sobre Produto.

    D) ERRADO. Concessões não se referem às decisões sobre Produto.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2805235
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No dia 31 de dezembro de 2017, o balancete da Cia. Coisas do Céu era composto pelos saldos das contas conforme descrição a seguir:


Caixa: R$ 200,00

Empréstimos obtidos: R$ 500,00

Capital social: R$ 1.900,00

Equipamentos: R$1.100,00

Estoque de mercadorias: R$ 400,00

Impostos a pagar: R$ 350,00

Bancos: R$ 250,00

Prejuízos acumulados: R$ 300,00

Móveis e utensílios: R$ 500,00


O valor do capital de terceiros da Cia. Coisas do Céu, nesse dia, era de

Alternativas
Comentários
  • capital de terceiros = Passivo

    Passivo:

    Empréstimos obtidos: R$ 500,00

    Impostos a pagar: R$ 350,00

    Total: 850,00

     

  • A estrutura do balanço patrimonial permite obter as seguintes classificações:

     

    Ativo

    ---> Bens e direitos

    Total: capital aplicado

     

    Passivo

    ---> Obrigações: capital de terceiros

    ---> PL: capital próprio

    Total: capital total à disposição da empresa

     

    O exercício solicitou o valor do capital de terceiros ou das obrigações sendo as contas: Empréstimos obtidos: R$ 500,00 + Impostos a pagar: R$ 350,00 = R$850,00

     

    Gab: B

    Fonte: Contabilidade Geral 3D (4ª Edição) - Sergio Adriano

  • cap proprio= pl

    cap de terceiros = passivo

  • Caixa: R$ 200,00 (BENS NUMERÁRIOS- ATIVO)

     

    Empréstimos obtidos: R$ 500,00 (PASSIVO- OBRIGAÇÃO)

     

    Capital social: R$ 1.900,00 (CONTA DO PL)

     

    Equipamentos: R$1.100,00 (BENS DE USO TANGÍVEL- ATIVO IMOBILIZADO)

     

    Estoque de mercadorias: R$ 400,00 (BENS DE VENDA- ATIVO MOBILIZADO)

     

    Impostos a pagar: R$ 350,00 (PASSIVO- OBRIGAÇÃO)

     

    Bancos: R$ 250,00 (BENS NUMERÁRIOS- ATIVO)

     

    Prejuízos acumulados: R$ 300,00 (CONTA DO PL)

     

    Móveis e utensílios: R$ 500,00 (BENS DE USO TANGÍVEL - ATIVO MOBILIZADO)

     

     

    GABARITO: LETRA "B"

  • Empréstimos+impostos a pagar

ID
2810443
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,

Alternativas
Comentários
  • Aleluia que foi reclassificada.

    Próxima.

  • ''Ô.ô'

  • (B)
     

     A progressão na Carreira de Magistério Superior ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente:

    I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível; e

    II - aprovação em avaliação de desempenho.

  • Progressão- Mudança de nível para outro dentro da mesma classe, acontece a 24 meses + avaliação de desempenho.

    Promoção- Passagem de uma classe para outra, mínimo 24 meses.

    DI -> DII Avaliação de desempenho

    DII -> DIII Avaliação de desempenho

    DIII -> DVI Avaliação de desempenho

    DVI -> Titular Avaliação de desempenho + título de doutor + avaliação de atividades acadêmicas como extensão, pesquisa, tese inédita.