SóProvas


ID
2805226
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos.


Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)

    2.1. Níveis da Cultura
    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:
    Ø Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
    Ø Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
    Ø Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • Gab. C

     

    a) Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. 

    b) Clima Organizacional: é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.

    c) gabarito

    d) Valores compartilhados: Os valores compartilhados são considerados o segundo nível da cultura de uma empresa, sendo importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem (a atividade em si).

  • Normas são informais... estranho!

  •  a) as culturas organizacionais adaptativas são maleáveis e não são voltadas para a inovação e a mudança.

     

    As culturas adaptativas são sim voltadas para a inovação e mudança. Ao contrário das culturas conservadoras, que são caracterizadas pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições, que permanecem arraigados e não mudam ao longo do tempo.

    Podemos classificar as culturas ainda entre fortes e fracas. As culturas organizacionais fracas são culturas mais facilmente mudadas, como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem. Já as fortes têm seus valores compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários, e são mais difíceis de serem mudadas.

     

     b) o clima organizacional equivale ao modo de vida da organização, constituindo-se apenas de ideias, crenças e costumes.

     

    Ideias, crenças e costumes fazem parte da cultura organizacional, e não do clima. O clima corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho.

     

     c) os sentimentos, as normas de grupos e as relações afetivas correspondem aos aspectos informais e ocultos da cultura organizacional. 

     

    Certo, os sentimentos e as relações afetivas fazem parte do plano informal da cultura, pois não é possível visualizá-los, sendo também ocultos. Minha dúvida é em relação as normas de grupos... Seriam também informais? Só se forem normais implícitas, de convivência. De qualquer forma, é a alternativa mais correta.

     

     d) os valores compartilhados constituem o primeiro nível da cultura, sendo importantes para as pessoas por definirem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

     

    A definição está correta, de fato os valores definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Mas eles são o segundo nível da cultura. Os níveis são:

    ARTEFATOS =>  constituem o nível mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. 

    VALORES => são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. 

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS => nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.

     

    Bons estudos!

  •  Gabarito C

     

    Quem diz que as "normas de condutas" são aspectos informais é o autor Maximiano. 

     

    Pelo menos estudei isso em "ORGANIZAÇÃO"

     

    ELEMENTOS FORMAIS, EXPLÍCITOS E VISÍVEIS (ORG. FORMAL)
    - Objetivos;
    - Tecnologia;
    - Recursos;
     -Estrutura.

    ELEMENTOS INFORMAIS, OCULTOS (ORG. INFORMAL)
    - Atitudes;
    - Sentimentos;
    - Amizade;
    - Conflito;
    - Valores e Normas de Conduta (não confunda com normas/procedimentos)

     

     Resumo de cultura...

    https://drive.google.com/open?id=13KV-Gy05sc6VNTzrLkLZcrF0KARSKVEt

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • normas do grupo não é o mesmo que normas de conduta da empresa.

  • Colegas, normas de grupo são informais, pois não vem prescritas, por exemplo, no regimento interno da Organização. Um exemplo válido seria na empresa onde eu trabalhei: combinávamos de que cada dia uma das pessoas passassem pano em todas as mesas pra já comerçarmos o dia com o escritório limpo, ou também, não comermos na sala (a empresa não proibia, mas era um acordo nosso pra evitar sujeiras).

  • Letra C

    A influência de aspectos subjetivos da cultura organizacional no comportamento dos funcionários. Os aspectos informais e ocultos, (...) , têm grande influência no comportamento dos funcionários e compõe a parte intangível da cultura organizacional. Os efeitos das influências subjetivas são (...) parte fundamental da cultura organizacional e da gestão moderna.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/influencia-de-aspectos-subjetivos-da-cultura-organizacional-no-comportamento-dos-funcionarios/51029/

  • Cuidado. Normas de grupos são informais.

  • @Aline Galvão, sempre sucinta. #perfeitinhasemdefeitos.

  • Os sentimentos, as normas de grupos e as relações afetivas é a parte SUBMERSA do iceberg.

    Gabarito, c

  • Níveis da cultura organizacional :

    1- Artefactos - O que vemos, percebemos

    2-Valores compartilhados - O que eles falam

    3-Pressupostos - sentimentos, comportamentos inexplicados, completamente escondido