SóProvas


ID
2805571
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Robert Blake e Jane Mouton desenvolveram uma tipologia de comportamentos de liderança, chamada de grade gerencial, baseada em duas dimensões: preocupação com pessoas e preocupação com a produção. Segundo essa tipologia, um líder-tarefa é aquele

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    Grade Gerencial de Blake e Mouton:


    Gestão Clube de Campo, ou country club (1,9) ---> Trata-se de um tipo de gerência que se preocupa muito com a necessidade das pessoas na organização em busca de relacionamentos amigáveis, mas que dá foco muito baixo à produção.


    Gestão de equipes (9,9) ---> o estilo de liderança que leva em consideração máxima tanto as pessoas na organização quanto os trabalhos a serem realizados.


    Gerencia de Organização Humana, ou gestão meio-termo (5,5) ---> É um estilo de liderança equilibrado que busca manter a moral do pessoal elevada, ao mesmo tempo em que consegue um nível satisfatório de desempenho, já que há uma preocupação média tanto com as pessoas quanto com a produção.


    Gestão empobrecida ou enfraquecida (1,1) ---> Trata-se do estilo de liderança que possui pouca preocupação com as pessoas e com as tarefas. É um tipo de gestão que busca o mínimo esforço para o desempenho do trabalho esperado com o menor nível de conflitos.


    Obediência-Autoridade, autoridade-submissão, ou tarefa (9,1) ---> A forma de trabalho do líder está mais ligada à produção do que a eventuais preocupações com as pessoas, de modo que o foco está na busca de mínima interferência do elemento humano sobre a produção.


    Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Seria o 9.1 GERENCIADOR DE TAREFAS

    1.9 CLUBE DE CAMPO

    9.9 GERENCIADOR DE EQUIPE 

    1.1 EMPOBRECIDO 

    5.5 GERENCIA MEIO

  • Líder tarefa: Aquele que se preocupa com a produção e tem pouco interesse na motivação dos funcionários. Foco nos resultados

  • errei por tentar criar chifre em cabeça de cavalo.

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • ENUNCIADO - Robert Blake e Jane Mouton desenvolveram uma tipologia de comportamentos de liderança, chamada de grade gerencial, baseada em duas dimensões: preocupação com pessoas e preocupação com a produção. Segundo essa tipologia, um líder-tarefa é aquele

    F - a) com fraca orientação para a produção e fraca orientação para pessoas. = líder-negligente.

    F - b) com fraca orientação para a produção e forte orientação para pessoas. = líder-pessoas

    V - c) com forte orientação para a produção e fraca orientação para pessoas. = líder-tarefa

    F - d) com forte orientação para a produção e forte orientação para pessoas. = líder-equipe

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria do grid gerencial, de Blake e Mouton. A alternativa correta deverá nos apresentar um comportamento típico da liderança voltada para produção.

    TEORIA DO GRID GERENCIAL - ROBERT BLAKE E JANE MOUTON

    O grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.

    • Preocupação com as pessoas: essa dimensão foca em avaliar o grau em que o líder se preocupa com o bem-estar dos indivíduos que estão sob sua liderança.
    • Preocupação com a produção: é a dimensão que se preocupa com a realização das tarefas da organização, não com os liderados e seu bem-estar em si. O líder mostra para sua equipe o que se espera dela, são mostrados quais objetivos devem ser alcançados, eficiência, produtividade, melhores formas de se realizar uma tarefa, etc.

    O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.

    • Eixo horizontal - preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.
    • Eixo vertical - preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.

    Tendo visto o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • isso tem haver com a teoria relaçoes humana?

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Letra A: errada. Essas são características do Líder-Negligente (1.1). 

    Letra B: errada. Tratam-se de características do Líder-Pessoa / “Clube de Campo” (1.9). 

    Letra  C:  correta.  Isso  mesmo.  O  líder  tarefa  tem  forte  orientação  para  a  produção  e  fraca orientação para pessoas. 

    Letra D: errada. É o Líder-Equipe que tem forte orientação para a produção e forte orientação para pessoas.