SóProvas


ID
2805673
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Nova Odessa - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            Cotas têm prós e contras


      Levantamento feito pela Folha de São Paulo ao final de 2017 mostrou que, em boa parte dos cursos universitários, alunos que ingressam por meio de cotas se formam com notas próximas dos demais. O estudo usou os resultados de mais de 250 mil estudantes nas três últimas edições do Enade e constatou que alunos cotistas chegam a ter notas melhores que os outros, por exemplo, em odontologia.

      É refrescante dispormos de dados objetivos sobre um assunto tantas vezes poluído por ideologias. É inegável que ações afirmativas, como as cotas, são importantes mecanismos de justiça social em um país tão profundamente injusto como o nosso. E as conclusões do levantamento indicam que tais ferramentas são válidas também no plano acadêmico: não se confirmam os prognósticos de que o ingresso de alunos cotistas resultaria em degradação da qualidade dos cursos.

      O perigo é alguém acreditar que cotas resolvem alguma coisa no médio prazo. Nosso sistema educacional está doente, e cotas são como um antitérmico, que reduz o desconforto do paciente, mas não ataca as causas da febre. O que precisamos é que a escola pública, democrática e gratuita, ofereça formação de qualidade, para que as cotas se tornem desnecessárias. Não é uma utopia: acontece em muitos outros países, inclusive mais pobres que o Brasil.

      Ações afirmativas não podem servir de álibi para continuarmos oferecendo formação inferior aos filhos das classes mais desfavorecidas. Até porque propiciar acesso à universidade a alguns desses jovens deixa muita coisa por resolver. O mesmo levantamento mostra que as notas de cotistas são sim inferiores à média nos cursos de exatas, possivelmente os mais críticos para o desenvolvimento do país.

      Não é difícil aventar uma explicação. Em matemática, cada etapa prepara a seguinte, não é possível pular. Quem não aprendeu multiplicação, não vai nunca entender frações. Se a matemática não é ensinada na escola, na faculdade é simplesmente tarde demais. E aí os benefícios da ação afirmativa foram desperdiçados.

      Na virada do ano, outra notícia alvissareira: a Unicamp, talvez a mais inovadora de nossas universidades, aprovou a criação de até 10% de vagas extras em seus cursos para candidatos premiados em competições escolares, como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática e Física. Uma espécie de “cotas por mérito”.

      Como todas as ideias inteligentes e com potencial para fazer diferença, essa também desperta oposição. Inclusive de setores que advogam as cotas sociais, o que talvez não seja surpreendente, mas é certamente lamentável. Tomara que a inteligência prevaleça.

                      (Marcelo Viana. Folha de S.Paulo, 21.01.2018. Adaptado)

Alterando-se a frase – É refrescante dispormos de dados objetivos sobre um assunto tantas vezes poluído por ideologias. –, ela permanece correta quanto ao emprego dos verbos, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, em:

Alternativas
Comentários
  • A) 

    Dispuséssemos -> Pretérito imperfeito do subjuntivo.

    Estaríamos -> Futuro do pretérito do indicativo.

  • A nova Vunesp adora o subjuntivo. Raramente utilizado no nosso dia-a-dia, pegando os despreparados.

  • SS+ RIA

  • PESSOAL, A IDEIA É A SEGUINTE!!

    CORRELAÇÃO DE VERBOS:

    FUTURO DO PRETÉRITO (INDICATIVO )  SE LIGA  AO PRETÉRITO IMPERFEITO DO (SUBJUNTIVO).

  • Não estariam todas erradas por começarem com "se"?

  • anderson, o SE quando pronome realmente não inicia frase

    mas, no presente caso, o se é uma conjunção causal - se ... (causa), estariámos ... (consequência)

  • TEMPOS E MODOS VERBAIS - PRETÉRITO DO SUBJUNTIVO + FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO OU PRETÉRITO DO SUBJUNTIVO + PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (IDEIA DO "NAQUELA ÉPOCA") - Se dispuséssemos de dados objetivos sobre um assunto tantas vezes poluído por ideologias, ESTÁVAMOS aliviados.  MODO SUBJUNTIVO - REMETE A UMA IDEIA DE INCERTEZA, POSSIBILIDADE.





  • Por favor, alguém poderia me ajudar ? Você poderia me indicar vídeos aulas de qualidade sobre esse assunto ?

  • Em questões como essa eu procuro observar a "sonoridade" da frase, observando a concordância. Quanto mais avançamos na leitura, mas claro fica encontrar a resposta correta.

    Caro colega Júlio César.

    Segue um link com uma boa aula.

    https://www.youtube.com/watch?v=DSA0-5YcwfA

  • SEI RESOLVER, PORÉM NÃO SEI EXPLICAR. :(

  • existe uma relação entre os modos e tempos verbais ! nesse caso o subjuntivo com o pretérito do indicatico, se eu estiver errado me corrija por favor kkk

    ss+ ria = acertou!!!!

  • GARANTO SE PEGAR UMAS 3 AULAS COM ALEXANDRE SOARES, APRENDE A ACERTAR VERBO RSRS !

  • Não entendi as alternativas...

  • Assertiva (A)

    Ss = Ria

    dispuséssemos = estaamos

    Funciona ..

    rs

  • Correlação de tempos e modos verbais:

    -Ria (fut. pretérito indi.) -----------> sse(pret. imperfeito subjuntivo)

    -Rei(fut. presente indic.)----------> R (futuro do subj)

  • A- Gabarito. 

    B- Se dispuséssemos, então estaríamos.

    C- Se dispuséssemos, então estaríamos.

    D- Se dispusermos, então estaremos.

    E- Se dispormos, então estaremos.

  • GABARITO: LETRA A

    pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

    Frases com verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo:

    -Eu iria ao evento se eu estivesse disponível, mas não estou.

    -Se você comprasse os presentes, eu teria mais tempo para a decoração da festa.

    -Tudo seria mais fácil se eles parassem de brigar.

    O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada.

    Expressa também incerteza, surpresa e indignação. Confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações. 

    Frases com verbos no futuro do pretérito do indicativo:

    -Ele poderia ir com vocês ao cinema.

    -Eu tocaria guitarra num conjunto se tivesse essa oportunidade.

    -Nós gostaríamos muito de estar presentes no evento.

    FONTE: WWW.CONJUGAÇÃO.COM.BR

  • Pessoal, como se chama esse assunto? A Vunesp adora esse tipo de questão e estou com dificuldade de encontrar vídeo aulas didáticas sobre o assunto.

  • Questões de verbo é complicado....uma vacilada é já era a questão !!!!