Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular
ex:Verbo aceitar: aceitado (regular) e aceito (irregular).
Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.
ex: Verbo demolir
Verbos irregulares apresentam alteração no radical ou as terminações fogem ao modelo da conjugação a que pertencem.
ex: Verbo dizer
AS CEREJEIRAS COLORIRAM (v. defectivo) OS JARDINS ...
Verbo abundante é o que tem as duas formas, por exemplo: impresso e imprimido. Eleito e elegido.
AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO FORAM (v. irregular) MUITO EFICIENTES E BANIRAM (v. defectivo) A ...
Verbos defectivos são os que não possuem conjugação em todos os tempos, modos e pessoas.
TODOS OS CANDIDADOS INSCRITOS FIZERAM (v. irregular) BOA PROVA...
Verbos irregulares são os que sofrem mudança no radical quando conjugados, mas vale lembrar que nos verbos irregulares restam partes do radical no infinitivo. Diferente do que acontece com os verbos anômalos que são completamente modificados, ou seja, o radical muda quando são conjugados. É o caso no verbo SER e do IR.
Esse tipo de questão é muito difícil e decoreba não tem jeito é decorar e contar com a sorte de cair a palavra que você decorou. Esse tipo de questão já caiu na EEAR/AFA E ESFCEX
(F) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante. COLORIR É UM VERBO DEFECTIVO
VERBOS DEFECTIVOS PESSOAIS:
Abolir,Colorir,Demolir,Mugir,Acontecer,Doer,Nevar,Adequar,Embair,Ocorrer,Aguerrir,Empedernir,Piar,Anoitecer,Exaurir,Prazer,Aturdir,Explodir,
Precaver,Banir,Extorquir,Reaver,Cacarejar,Falir,Remir,Carpir,Fornir,Ressarcir,Cocoricar,Foragir...
VERBOS DEFECTIVOS IMPESSOAIS: verbos que manifestam fenômenos naturais, o verbo haver (no sentido de existir) e o verbo fazer (no sentido de tempo decorrido)
(V) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo. LEMBRE-SE VERBO DEFECTIVO É AQUELE QUE NÃO POSSUI TODAS AS CONJUGAÇÕES VERBAIS, no caso banir é um verbo defectivo que não possui a conjugação do EU no presente do indicativo.
(V) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular. Verbo fazer é um verbo irregular.
- VERBOS IRREGULARES:
- Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
- Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
- Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.
Os verbos irregulares podem ser chamados anômalos quando as alterações sofridas ao seu radical são profundas. É o caso dos verbos ser e ir.
Querendo ou não português é decoreba seja em que concurso for, decoreba + prática.