-
GAB CERTO
A principal exigência é a queda no preço do óleo diesel: segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.
https://g1.globo.com/economia/noticia/quem-sao-e-o-que-querem-os-caminhoneiros-que-estao-parando-o-pais.ghtml
-
A ideia realmente está correta mas, DÍSEL?
-
CERTO
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirmou que a paralisação busca atacar ao menos três questões que elevam custos e dificultam a realização de fretes no país, são elas:
> Reduzir o peso de tributos sobre o óleo diesel e, consequentemente, diminuir o preço.
> Revisão na política de preços dos combustíveis da Petrobrás.
> Extinção da cobrança de pedágios para eixos erguidos.
Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2018/05/quais-as-reivindicacoes-dos-caminhoneiros-10354303.html
-
Consertem esse DÍSEL ai, quase errei a pergunta.
-
A principal exigência é a queda no preço do óleo diesel: segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.
Para reduzir o preço do diesel, as entidades querem que o governo estabeleça uma regra para os reajustes do produto - hoje, os preços flutuam de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar.
Queriam também a isenção do pagamento de pedágio dos eixos que estiverem suspensos (quando o caminhão está vazio e passa a rodar com um dos eixos fora do chão). Defendendos a aprovação do projeto de lei 528 de 2015, que cria a política de preços mínimos para o frete, e a criação de um marco regulatório para os caminhoneiros,listava eles.
-
Como em 2015 e 2013, protestos não foram iniciados por entidades sindicais; reivindicações incluem diminuição dos tributos sobre o diesel e tabela de preços para o frete.
CORRETO.
Além disso, há outras reivindicações na pauta dos caminhoneiros, diz Ariovaldo de Almeida Silva Júnior, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam) de Ourinhos (SP). "Queremos também a isenção do pagamento de pedágio dos eixos que estiverem suspensos (quando o caminhão está vazio e passa a rodar com um dos eixos fora do chão). Defendemos a aprovação do projeto de lei 528 de 2015, que cria a política de preços mínimos para o frete, e a criação de um marco regulatório para os caminhoneiros", lista ele.
"O caminhoneiro faz um cálculo do custo do frete (antes de partir). Agora, o caminhoneiro às vezes viaja durante cinco dias. Teve semana que o diesel subiu todos os dias (invalidando a estimativa de custo)", diz ele.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/quem-sao-e-o-que-querem-os-caminhoneiros-que-estao-parando-o-pais,62d7cced6de955556bfbdfd45fbddbc1105lmrnx.html
-
dí·sel
(inglês diesel)
substantivo masculino
1. Produto combustível derivado do petróleo.
adjetivo de dois gêneros e dois números e substantivo masculino
2. Diz- se de ou motor de combustão interna que funciona com esse combustível, sem explosão, por autoinflamação do combustível .injetado no ar fortemente comprimido.
Plural: díseis.
Palavras relacionadas:
diesel, biodísel, turbodísel
.
"dísel", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/d%C3%ADsel [consultado em 23-11-2018].
-
A economia caiu, diminuiu a demanda, ou seja, caiu o trabalho dos caminhoneiros e ainda são injustiçados com o preço do diesel e dopedágio nas alturas.
-