SóProvas


ID
2807737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

    Camilo e Bento, servidores do mesmo órgão público do estado do Piauí, foram denunciados pelo crime de corrupção ativa. Imediatamente, Bento requereu a sua aposentadoria, que foi concedida. Posteriormente, ao tomar conhecimento da denúncia criminal, os responsáveis pelo referido órgão instauraram sindicância e apuraram indícios de que Camilo e Bento estariam envolvidos em reiterados atos de improbidade administrativa. Instaurado o processo administrativo, regido pela Lei Estadual n.º 13/1994, a autoridade competente determinou medida cautelar de afastamento de Camilo do serviço pelo prazo de sessenta dias, a fim de que o servidor não viesse a influir na apuração das irregularidades.

Nessa situação hipotética, de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí,

durante o período de afastamento do exercício do seu cargo, Camilo não receberá remuneração.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 147 Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

  • Errada!

    Recberá remuneração em afastamento por até 60 dias.

  • Gab.: ERRADO

     

     

    Lei Estadual n.º 13/1994,

    CAPÍTULO II
    Do Afastamento Preventivo
    Art. 168 – Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • A QUESTÃO É DO Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí

     

     

    ENTRETANTO , HÁ , NA LEI 8112 , O MESMO DISPOSITIVO. 

     

    POR ISSO >>> 

    PARA QUEM VAI FAZER O MPU OU OUTRO CONCURSO Q TENHA A LEI 8112. >> 

    NA LEI 8112/90 

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 dias, sem prejuízo da remuneração

  • ERRADO

     

    O afastamento do cargo é uma medida preventiva e não punitiva, não é sanção, portanto, será devida a remuneração mensal do servidor. 

  • Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

     

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

     

     

     

    Banca:  CESPE    Órgão: ABIN    Prova:    Agente de Inteligência 

     

    Julgue os próximos itens, referentes ao regime jurídico disciplinar
    dos servidores públicos federais.

     

    Após a abertura de processo administrativo disciplinar, é possível, como medida cautelar, o afastamento, pelo prazo de 60 dias, prorrogável pelo mesmo prazo, do servidor envolvido, sem prejuízo da sua remuneração, para que este não venha a influir na apuração da irregularidade. CERTO

     

  • A QUESTÃO NÃO É DA LEI 8112!  -> de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí,

     

    Lei Estadual n.º 13/1994

     

    Art. 168 – Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

     

     

  • Resuminho:

    Medida cautelar para apurar irregularidade

    Poderá afastar servidor por 60 dias 

    Sem prejuízo da remuneração

    Servidor recebe $$

    Preventiva

  • o cara nao foi aposentado ???    como que  sera afastado 

  • Leandro, são dois. Um pediu aposentadoria, essa poderá ser cassada. O outro será afastado por 60 dias com remuneração.

  • Gabarito: Errado.

    DO AFASTAMENTO PREVENTIVO

    Art. 168 – Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • GABARITO: ERRADO

    DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

    DO AFASTAMENTO PREVENTIVO

    Art. 168 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR Nº 13 DE 03/01/1994.

  • Errada

    Fica afastado por até 60 dias e SEM PREJUÍZO DA REMUNERAÇÃO.

  • GABARITO: ERRADO.

  • O art. 168 da LC n° 13/1994 dispõe que: Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Gabarito: Errado