-
GAB CERTO
ÉTICA: Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa.
MORAL: Conjunto de regras aplicados no cotidiano e que são utilizadas constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações.
https://www.estudopratico.com.br/qual-diferenca-entre-etica-e-moral/
-
COMPLEMENTANDO :
ÉTICA E MORAL NÃO são sinônimos.
Ética estuda a Moral ----------------- --- Moral estuda os costumes.
Ética é teoria ----------------------------- Moral é prática
Ética é o princípio--------------------- Moral é conduta
Ética é Objetiva --------------------------- Moral é Subjetiva.
Ética é permanente ---------------------- Moral é temporal
Ética é universal -------------------------- Moral é cultura/temporal
Ética é Imutável --------------------------- Moral é mutável
Ética é regra -------------------------------- Moral é conduta da regra
-
Certo , leve para a sua prova : a ética , estuda a moral , determina o que o bom e como deve se agir , o nome disso é Teoria do comportamento moral.
Ao decorrer de cada geração , a geração vai especificando o que é correto , bom. Lembre-se , a moral é TEMPORAL , o que é certo hoje talvez não seja amanha .
Exemplo : Fumar cigarro em ambiente fechado a 15 anos atrás era completamente normal , já hoje em em dia não é aceito
concluindo:
Moral - Particular ( Partes de um todo - nação) , Temporal (Mudança de tempos em tempos) e Normativa (normas e regras + concretas)
Ética - Universal , Atemporal e Reflexiva (bom e ruim / certo ou errado)
Fica aqui minha queixa , não acabar com a versão antiga do QC.
-
Gabarito: Certo
Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. [...]
Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos (família, classe e grupo social, escola, religião, trabalho, circunstâncias políticas, etc.). Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigações e deveres. [...]
Os costumes, porque são anteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, são considerados inquestionáveis e quase sagrados (as religiões tendem a mostrá-los como tendo sido ordenados pelos deuses, na origem dos tempos). Ora, a palavra costume se diz, em grego, ethos – donde, ética – e, em latim, mores – donde, moral. Em outras palavras, ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros. [...]
As questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral . É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
Fonte: Marilena Chauí, Convite à Filosofia (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf)
-
GABARITO: CERTO.
-
A questão em comento demanda
conhecimentos basilares de Moral e Etica.
O agir racional, justo, prudente,
temperado, moderado está intimamente ligado à Etica.
A ação ética é racional e o
sujeito conhece os fins e consequências de seu agir. Há necessidade de
compreensão do significado de suas intenções e conhecimento da essência dos
valores morais.
A ética, um campo da Moral,
permite discernir entre o bom e o errado, o justo e o injusto, o bem e o mal.
Logo, a assertiva está CORRETA.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO