SóProvas


ID
2808232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Venezuela é um país rico em petróleo, mas que passa por enormes dificuldades econômicas e políticas, com altos impactos sociais. O país é atualmente governado pelo presidente Nicolás Maduro, que assumiu o poder em 2013, logo após a morte de Hugo Chávez. Maduro é um político polêmico, que chegou a afirmar, em 2017, que, se fosse preciso, poderia se transformar em um ditador para levar o país de volta à estabilidade.

Com relação à crise política e econômica pela qual tem passado a Venezuela, julgue o próximo item.


Os membros fundadores do MERCOSUL suspenderam, em 2017, a participação da Venezuela no bloco, sob a alegação de ruptura da ordem democrática no país.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A Venezuela foi suspensa do MERCOSUL por "ruptura da ordem democrática".

    A suspensão foi aplicada em função das ações de governo de Nicolás Maduro e é um chamado imediato para o início do processo de transição política e restauração da ordem democrática.

  • Há fontes que  informam que a Venezuela foi suspensa em 2 de dezembro de 16. 

  • Não foi em 02/12/2016?

  • oooshh o professor de atualidades falou que foi suspenso em Dezembro de 2016!! e agora?!

  • Os chanceleres do Mercosul decidiram hoje (5) [AGOSTO/2017], por consenso, suspender a Venezuela do bloco – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – por ruptura da ordem democrática. A sanção foi aplicada com base nas cláusulas do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998. Entre as exigências para que a questão seja revista estão a “libertação dos presos políticos, a restauração das competências do Poder Legislativo, a retomada do calendário eleitoral e anulação da convocação da Assembleia Constituinte”, diz o documento assinado durante o encontro.

    FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-08/mercosul-suspende-novamente-venezuela-por-ruptura-da-ordem-democratica

  • Muito correto!

     

    Publicado em 18/06/2018 - 16:37

    Por Agência Brasil*  Brasília

    Na Venezuela, a crise política e econômica gera uma série de efeitos. Os presidentes das nações que integram o bloco demonstraram preocupação com o "aumento do fluxo migratório de venezuelanos", que obriga os países da região a "coordenarem esforços para dar respostas integrais em matéria migratória e de asilo".

    Paralelamente, apelaram para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, faça uma "coordenação com a comunidade internacional" para encontrar uma solução para a crise no país. "[O Mercosul reiterou] sua vontade e seus compromissos de apoiar o povo irmão venezuelano nos esforços que reivindica."

    Desde 2017, o Mercosul suspendeu a Venezuela do bloco por uma "ruptura da ordem democrática".

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/presidentes-do-mercosul-emitem-nota-sobre-venezuela-e-nicaragua

  • Só completando ...em 2016 a Venezuela foi suspensa por descumprir obrigações comerciais, com as quais se comprometeu ao se incorporar ao bloco em 2012. Mas questão está perguntando sobre a suspensão em razão da "ruptura da ordem democrática"

  • Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.

    A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.

    http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul

  • Exato!

    Lembre-se, porém, que a suspensão de 2017 da Venezuela do bloco foi a segunda punição recebida por este país. Teve, portanto, caráter mais simbólico que efetivo.

    Primeira suspensão – Dezembro de 2016 – Por descumprimento às normas de adesão – caráter efetivo Segunda suspensão – Agosto de 2017 – Quebra da ordem democrática – caráter simbólico.

    Resposta: Certo