SóProvas


ID
2808262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A Coreia do Norte continua desenvolvendo programas nucleares e de mísseis, apesar do compromisso assumido, em junho, com os Estados Unidos da América (EUA). A conclusão está em um relatório confidencial das Nações Unidas que foi revelado pela imprensa norte-americana.

      O estudo mostra ainda que os norte-coreanos estão violando as sanções econômicas internacionais impostas ao país.

      O documento, de 62 páginas, foi elaborado por analistas independentes que apresentam seus resultados a cada seis meses ao Comitê de sanções à Coreia do Norte, do Conselho de Segurança da ONU.

Coreia do Norte continua desenvolvendo programa nuclear, diz ONU. Internet: (com adaptações).

Considerando o texto precedente, publicado em agosto de 2018, e os assuntos a ele correlatos, julgue o item seguinte.


A Coreia do Norte nunca aderiu ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), o que lhe permitiu desenvolver livremente sua tecnologia nuclear.

Alternativas
Comentários
  • Gab E. Em 1994, EUA e Coreia do Norte assinaram o Acordo Quadro, pelo qual Pyongyang se comprometia a congelar o programa nuclear militar, em troca de petróleo e da construção de duas usinas atômicas de energia. Na época, o país passava por forte crise, após o colapso da União Soviética.

    O pacto durou até 2002, quando Washington acusou Pyongyang de violá-lo ao enriquecer urânio para fins militares. O então presidente George W. Bush incluiu o país no “eixo do mal”, candidato a ser alvo de uma ofensiva militar. Em janeiro de 2003, a Coreia do Norte abandonou o TNP.

  • ERRADO

     

    O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) é um acordo que foi firmado em 1968 por uma série de nações, e está em vigor desde março de 1970. Visa impedir a proliferação da tecnologia utilizada na produção de armas nucleares, bem como realizar a promoção do desarmamento nuclear, encorajando apenas a utilização pacífica de tal tecnologia.

    Até o presente momento, 190 países já aderiram ao TNP, sendo exceção Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte (este último havia aderido ao tratado, mas retirou-se em 2003). 

  • "Pyongyang deixa pacto de não-proliferação e causa preocupação internacional; EUA querem ação do Conselho de Segurança"

    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1101200304.htm

  • Em agosto de 1945, o mundo conheceu os efeitos devastadores de uma bomba nuclear. Nessa ocasião, os Estados Unidos da América (EUA), para demonstrar seu poderio bélico, lançaram bombas nucleares nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. As consequências foram terríveis: desastres ambientais, centenas de milhares de pessoas morreram, desenvolvimento de queimaduras, cegueiras, surdez e cânceres.

     

    Diante dos efeitos destrutivos das armas nucleares, os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, utilizando o discurso ideológico de inibir a expansão dessas armas, foram os principais responsáveis pela elaboração do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). Esse tratado foi assinado em 1968 e passou a vigorar em 1970, possuindo, atualmente, 189 países

     

    De acordo com as normas do TNP, apenas as nações que explodiram a bomba atômica antes de 1967 têm direito de possuir esse tipo de armamento. Esses países são: Estados Unidos da América, Federação Russa (que sucede a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Reino Unido, França e China. Ironicamente, são os cinco países com poder de voto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. A Coreia do Norte, por  sua vez, se retirou do tratado e é outro país que tem armas nucleares.

     

    Gabarito:Errado

     

  • ERRADO, pessoal!

    Resumindo, ele estava, mas saiu em 2003.

     

    Desde que o TNP entrou em vigor em 1970, três estados que não faziam parte do Tratado têm realizado testes nucleares, nomeadamente Índia, Paquistão e Coreia do Norte. A Coreia do Norte assinou o TNP, mas retirou-se do tratado em 2003. Israel também é amplamente acreditado como um país dotado de armamento nuclear, mas se recusa a confirmar ou negar essa condição. O estatuto dessas nações não é formalmente reconhecido por organismos internacionais, já que nenhum deles faz parte do TNP. A África do Sul chegou a desenvolver armas nucleares, mas em 1991 o então presidente do país, Frederik de Klerk ordenou o desmantelamento de todas as bombas.

     

    O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, afirmou ontem (2), em Viena, durante reunião preparatória para a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), que está "profundamente preocupado" com o programa nuclear da Coreia do Norte. O país asiático declarou sua saída do TNP em 2003 e os inspetores da agência tiveram de deixar o território norte-coreano em 2009. As informações são da ONU News.

    Segundo Amano, "todas as evidências indicam que a Coreia do Norte está progredindo em seu programa atômico". Ele disse que a Aiea continua trabalhando muito para coletar e avaliar informações relacionadas ao programa nuclear do país, incluindo monitoramento de imagens de satélite e dados relacionados ao comércio.

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/agencia-da-onu-diz-que-coreia-do-norte-esta-avancando-no-seu-programa

  • Gab. Errado


    2003

    Janeiro: Pyongyang se retira do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). - Significa que o mesmo já fez parte do TNP, contrariando o que a assertiva afirma.


    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/veja-cronologia-do-programa-nuclear-norte-coreano.html

  • Gab. Errado


    2003

    Janeiro: Pyongyang se retira do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). - Significa que o mesmo já fez parte do TNP, contrariando o que a assertiva afirma.


    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/veja-cronologia-do-programa-nuclear-norte-coreano.html

  • Os novos poderes da AIEA provocaram uma crise com a  em : o país, que tinha se juntado ao tratado em , ameaçou se retirar. Os norte-coreanos iniciaram o período de 100 dias de aviso prévio exigido dos signatários que desejam se retirar, mas foram persuadidos pelos  a suspender esse movimento um dia antes do fim do prazo. De acordo com a , esse aviso prévio de 1999 não teria validade. Um porta-voz da agência disse à  que, do ponto de vista legal, a Coreia do Norte teria que informar a todos os outros signatários e ao  da  sobre suas intenções de se retirar do tratado, antes que o período de aviso prévio começasse a ter validade.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_N%C3%A3o_Prolifera%C3%A7%C3%A3o_de_Armas_Nucleares

    _/\_

  • 10 de janeiro, 2003 - Coréia do Norte causa pânico ao sair de tratado nuclear (BBC Brasil)

  • A Coreia do Norte é um dos poucos países nuclearizados do planeta.

    O Tratado mais importante sobre o armamentismo nuclear, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), de 1968 e em vigor desde março de 1970, foi assinado por 189 países, sendo as únicas exceções Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte.

    A Coreia do Norte até chegou a aderir ao tratado, mas se retirou em 2003.

    Resposta: Errado

  • Aderiu, mas não cumpriu!