SóProvas


ID
2809177
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, em geral, possuem uma estrutura muito bem definida, cada nível hierárquico possui um grau de autoridade e de responsabilidade necessários para o desempenho de suas funções administrativas. Para que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados, conforme o planejamento estratégico, é muito importante que a estrutura organizacional seja eficiente. Com relação aos níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Nível institucional.
2. Nível intermediário.
3. Nível operacional.

( ) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.
( ) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos.
( ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


    NÍVEL INSTITUCIONAL: Planejamento de longo prazo, visão macro do negócio, composto pela alta cúpula da empresa.

    NÍVEL INTERMEDIÁRIO/TÁTICO OU GERENCIAL: Foco em um departamento, objetivos de médio prazo, composto por gerentes e gestores departamentais, responsável por desdobrar a estratégia formulada pelo nível institucional.

    NÍVEL OPERACIONAL: Foco nas tarefas e atividades, objetivos de curto prazo, bem detalhados e específicos.

  • Nível institucional (planejamento estratégico) composto pela cúpula organizacional diretores, define estratégias análise de ambientes.

    Nível intermediário (planejamento tático) composto por gerentes, visa o desdobramento das estratégias criadas pela cúpula organizacional.

    Nível operacional (planejamento operacional) composto pelos colaboradores, onde se executam as tarefas e ações que foram planejadas.

  • LETRA B.

    Nível institucional (planejamento estratégico) composto pela cúpula organizacional diretores, define estratégias análise de ambientes.

    Nível intermediário (planejamento tático) composto por gerentes, visa o desdobramento das estratégias criadas pela cúpula organizacional.

    Nível operacional (planejamento operacional) composto pelos colaboradores, onde se executam as tarefas e ações que foram planejadas.

  • (2 Nível intermediário) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.

     (3 Nível operacional) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos. 

    (1 Nível institucional ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças. 

  • Gabarito: alternativa B.

    No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional.

    O primeiro (estratégico ou institucional) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização. Tal planejamento, inclusive, é considerado de longo prazo e abrange a empresa como um todo, ou seja, de modo sistêmico. Nele, há interação entre o ambiente interno da organização com o ambiente externo.

    Além disso, em tal nível, são definidos a missão (razão de ser da empresa), a visão (aonde a organização quer chegar) e os valores (preceitos básicos que norteiam a vida empresarial)

    O segundo (tático ou intermediário), por sua vez, tem foco no médio prazo e sua visão é voltada ao âmbito departamental. Nele, são estabelecidas metas e construído ambiente propício para que as ações designadas no planejamento estratégico se concretizem.

    O terceiro (operacional), por fim, com ênfase no curto prazo, diz respeito ao planejamento que visa a implementar os planos específicos estabelecidos no âmbito tático. Em outras palavras, enquanto o nível estratégico abarca a empresa como um todo e o tático focaliza cada departamento, tal planejamento tem foco na tarefa ou operação.

  • 1. Nível institucional. 2. Nível intermediário. 3. Nível operacional. 

    (2) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc. 

    (3) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos. 

    (1) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças. 

  •  Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos. 

    FALOU EM TAREFA = OPERACIONAL

  • GABARITO: LETRA B

    • nível estratégico/institucional = presidência, diretores, ambiente externo, mercado
    • nível tático/intermediário = gerentes, parceiros, fornecedores
    • nível operacional = técnico, tarefas