SóProvas


ID
280981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O item a seguir apresenta trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 30/3/2010. Julgue-o com relação à correção gramatical.


A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais, encolheram 25%.

Alternativas
Comentários
  • Erros de pontuação. Observe o correto emprego da vírgula:

    A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais encolheram 25%.

    Bons estudos.

  • A oração  "grande fornecedora das montadoras", é um aposto explicativo, necessariamente deve-se ser separado por vírgulas.  
  • Onde achei um provável erro gramatical foi na omissão de uma vírgula.

    A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais, encolheram 25%.
  • ERRADA

    A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas. (uma vírgula separa, duas intercalam)

    No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais (sem vírgula) encolheram 25%.
     (não se separa sujeito e predicado) 
  • A acertiva tem dois erros:

    Falta uma vírgula em:
    A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas.
                                                                aposto explicativo

    Sobra uma vírgula em:
    No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais, encolheram 25%.
    loc. adv. de tempo
  • Da forma que esta apresentado na questão, com apenas uma virgula, esta ocorrendo o erro de se separar o sujeito (As indústria siderúgicas) do seu referido verbo (faz). Jamais se separa o sujeito do seu verbo.
  • ERRADA!

    concordo com a colocação dos colegas que comentaram anteriormente. Quando diz respeito a falta de uma virgula, seria o caso de um suposto APOSTO explicativo que viria entre vírgulas. Não obrigatoriamente, mas por estética grámatical.

    Não sei se estou pensando de modo equivocado, mas se alguem tiver alguma objeção a minha resposta por favor comentar abaixo. :D
  • Errado
    A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras (1º), faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais (2º) encolheram 25%.
    1º Trecho explicativo deve estar entre parênteses
    2º Não se separa por vírgula sujeito do seu verbo 
  • Com relação a NUNCA se separa o sujeito do verbo, o exemplo dado acima pelo Adriano com 2 vírgulas: "A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas." está separando o sujeito do verbo, ou seja, apenas deslocando por meio de vírgulas. Isto significa que a regra de NUNCA separar o sujeito do verbo é um pouco exagerada, não acha?
  • A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais encolheram 25%. O CERTO É ASSIM
  • Esqueceram de isolar o aposto.

  • ERRADO

  • A indústria siderúrgica, grande fornecedora das montadoras, faz projeções otimistas. No ano passado, as vendas internas das siderúrgicas nacionais encolheram 25%.