SóProvas


ID
2810677
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os fenômenos do clima e da cultura organizacional são amplamente estudados pela literatura especializada, em razão da repercussão na atuação das organizações. Nesse contexto, os denominados pressupostos básicos correspondem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    Peguei de algum colega no qc que não recordo o nome:

     

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • GABARITO D

     

    DO MAIS PROFUNDO PARA A SUPERFÍCIE:

     

    ✎ PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Dogmas, verdades inquestionáveis. (endocultura- nuclear)

    ✎ VALORES: nível de consciência entre o certo e o errado. Justifica as ações. (mesocultura- intermediária)

    ✎ ARTEFATOS: superficial. Se nota facilmente. ex: produtos, roupas, logomarca. (exocultura- superficial)

     

     

    https://drive.google.com/open?id=1ovv0Zs82SB_68iOy-ca7k88rnxOiQGWa (link correto ;) )

     

     

    _____________________________________

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • a) aos aspectos mais visíveis e abertos da cultura organizacional e que comportam clara identificação e visualização por terceiros que não a integram. ERRADO! São os artefatos observáveis.  

     

     b)aos fundamentos de ambos os fenômenos, ou seja, os aspectos comunicáveis entre a cultura e o clima vigentes na organização. ERRADO! É um dos aspectos da cultura organizacional.

     

     c)aos elementos do clima organizacional que decorrem de aspectos inerentes à dinâmica do grupo que integra a organização. ERRADO! É um elemento da cultura organizacional. 

     

     d)ao nível mais profundo da cultura da organização, mais fechado, como, por exemplo, as crenças e percepções comuns a seus integrantes. Perfeita!

     

     e)aos eventos indutores de um clima organizacional positivo ou negativo, representados pelos valores predicados pela organização. ERRADO! Não é um evento do clima organizacional, mas da cultura.

     

    Letra D. 

  • Pressupostos Básicos

    exemplo: greenpeace!


    todoo mundo sabe oq o greenpeace defede.São valores tão arraigados já que quem vai trabalhar lá nem pergunta mais!

  • Gab. D 

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS ------> Crenças inconscientes

    Dada sua natureza altamente subjetiva, eles estão no nível mais profundo e fechado da organização. e por isso são de difícil percepção pelo público externo.

  • Pressupostos básicos: são as VERDADES INQUESTIONÁVEIS. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as FONTES ORIGINAIS DOS VALORES.

    Valores: Relacionados com a CRENÇA NO QUE É CERTO OU ERRADO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.

    Artefatos: O que PERCEBEMOS assim que temos contato com a organização.

    GABA "D"

  • Pressupostos NADA básicos!

  • Gab. D


    PRESSUPOSTOS BÁSICOS:

    É o nível mais profundo, íntimo e oculto, onde reside a essência da cultura.

    São as crenças inconscientes, verdades implícitas, percepções e sentimentos nos quais as pessoas acreditam.

  • Cultura:

    -> Valores / padrões / normas;

    -> Termo descritivo / constatação;

    -> Mais enraizado;

    -> Classificada como adaptativa;

    -> Mecanicistas ou orgânicas;

    -> Fortes ou fracas;

    -> Mais difícil de mudar.


    Artefatos observáveis:

    -> Mais superficial;

    -> Visível;

    -> Vestimentas, produtos, serviços, símbolos, logotipos, linguagem, espaço físico, vestuário.


    Valores compartilhados:

    -> Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade;

    -> Camada intermediária da cultura;

    -> Valores, normas, ideologias, filosofias

    -> Histórias, lendas.

     

    . Pressupostos Básicos:

    -> Camada mais profunda;

    -> Geralmente não é possível observar com facilidade;

    -> Crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

  • Níveis da cultura organizacional:


    1- Artefato - superficial, visível e perceptível;

    2- Valores compartilhados - cultura/história estabelecida dentro da empresa, justificativas aceitas pelos grupos;

    3- Pressuposto básico - nível mais intimo e profundo, não são escritos nem falados


    A aos aspectos mais visíveis e abertos da cultura organizacional e que comportam clara identificação e visualização por terceiros que não a integram. (nível artefato)

    C aos elementos do clima organizacional que decorrem de aspectos inerentes à dinâmica do grupo que integra a organização. (valores compartilhados)

    D ao nível mais profundo da cultura da organização, mais fechado, como, por exemplo, as crenças e percepções comuns a seus integrantes. (pressuposto básico - GABARITO)

  • ✿ Pressuposições básicas: É o nível mais profundo da cultura de uma organização. São as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos que predominam no ambiente, dificilmente identificados nas interações. São altamente influenciadoras na forma de pensar e agir dos membros de uma cultura. As pressuposições não são escritas e, muitas vezes, nem faladas, porém, prescrevem a forma de realizar as atividades da organização. São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

    ➥ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

    ✿ Pressuposições básicas: “Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas”.

    ➥Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • Gab.: Alternativa D

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. As fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • Conforme explicado na parte teórica, a cultura é dividida em 3 (três) níveis:

    1º ) ARTEFATOS = nível mais superficial, possuindo aspectos visíveis.

    2º ) VALORES COMPARTILHADOS = nível intermediário, são justificativas aceitas pelos membros.

    3º ) PRESSUPOSTOS BÁSICOS = nível mais profundo da cultura, sendo a parte mais difícil de se visualizar e mudar na cultura.

    Portanto, vamos julgar cada item:

    a) Na verdade, os pressupostos básicos são o nível mais profundo e difícil de ver na cultura organizacional. Item incorreto.

    b) Os pressupostos básicos são um nível da cultura organizacional, o nível mais profundo. Portanto, não interagem diretamente com o clima. Os elementos mais visíveis e que se comunicam com o clima organizacional, podendo ser percebidos e sentidos, são os artefatos visíveis. Item incorreto.

    c) Errado, são elementos da cultura organizacional, e não do clima.

    d) Item correto, pois correspondem ao nível mais profundo da cultura da organização, mais fechado, sendo exemplificados com as crenças e percepções comuns a seus integrantes.

    e) Os valores compartilhados são um nível diverso do nível dos pressupostos básicos. Além disso, o nível que mais atinge o clima organizacional é o nível dos artefatos visíveis. Item errado.

    Gabarito: D

  • Artefatos: é o mais vísivel e perceptível

    ex: missão, slog, rituais, tradição

    Valores compartilhado: razão que as pessoas trabalham na empresa

    Pressuposições básicas: são as crenças inconscientes dos colaboradores

  • A questão em análise aborda a temática da Cultura Organizacional. Segundo Chiavenato (2020), a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    Assim, para melhor entendermos essa cultura, podemos apresentá-la em várias camadas com diferentes níveis de profundidade e arraigamento. Quanto mais profunda a camada, tanto maior a dificuldade de mudar ou transformar a cultura. Segundo Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.

    O primeiro nível, artefatos, caracteriza-se pela camada mais superficial e visível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São representados pelos símbolos, pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços e até mesmo nas maneiras como as pessoas se tratam. O segundo nível, valores, nem sempre é possível visualizá-lo com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais os colaboradores da empresa fazem o que fazem dentro dela. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, os valores podem ser evidenciados a partir dos ritos existentes na empresa" (Schein, 1990). O terceiro nível, e o mais profundo, geralmente não é possível observá-lo com facilidade. Nesse nível encontram-se as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos das pessoas. Em face do exposto, podemos afirmar que o gabarito da questão é a letra “D".  

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".

    FONTES:
    SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.
    CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.