SóProvas


ID
2810680
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das teorias clássicas que pretendem explicar o fenômeno da motivação no ambiente corporativo é a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, cujo expoente é Abraham Maslow, que, entre seus principais conceitos, sustenta que

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    A pirâmide de Maslow apresenta 5 necessidades, sendo que as fisiológicas são as mais básicas, estando na base da pirâmide e as mais elevada são as de autorrealização. 

     

    A pirâmide completa é disposta na seguinte ordem: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização.

     

  • GABARITO B

     

    Necessidades de Maslow da base para o topo:

    ➫1- Fisiológicas;

    ➫2-  Segurança;

    ➫3- Sociais;

    ➫4- Estima;

    ➫5- Autorrealização.

     

     

    Adendo: muitas questões da FCC, nós conseguimos resolver só sabendo o nome dos caras que inventaram esse monte de teoria lazarenta:

     

     

    HÁ DOIS GRANDES GRUPOS DE TEORIAS DA MOTIVAÇÃO:

     

    Teorias de conteúdoAquelas que estão preocupadas em dizer o que motiva. São estáticas e descritivas.

    a) Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow ou pirâmide de Maslow.

    b) Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg: fatores higiênicos e motivacionais.

    c) Teoria ERC/ERG de Aldefer

    d) Teoria das necessidades adquiridas de Mcclelland

    e) Teorias X e Y de McGregor 

     

    Teorias de processo-  São dinâmicas. Descrevem como acontece o processo da motivação.

    a) Teoria do reforço de Skinner

    b) Teoria da expectância de Vroon

    c) Teoria da Equidade de Adams

    d) Teoria do estabelecimento de metas de Locke

    e) Teoria da expectação de Lawler e Porter

    f) Teoria de campo de Kurt Lewin

     

    _____________________________________

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • .1 Teoria da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow
    Para o autor, as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, uma escala de valores a serem transpostos. Ou seja, após o indivíduo realizar uma necessidade, surge outra, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. A ideia de hierarquia surge porque, segundo a teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita.
    Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Na sua base estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas e segurança) e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

  • GABARITO: C

    Necessidades Primárias:

    Fisiológicas

    Segurança

    Necessidades Secundárias:

    Sociais

    Estima

    Autorrealização

  • Gabarito B, não C.

  • ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Segundo Ribas (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". Ademais, caracteriza-se como um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação.

    Nesse contexto, na Teoria da Hierarquia das Necessidades, Maslow apresenta uma pirâmide composta por níveis de necessidades em que o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Essa pirâmide hierárquica possui os seguintes níveis de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização.

    Segundo Chiavenato (2020), podemos destacar como aspectos dessas necessidades o seguinte: Fisiológicas – fome, sede, sono e repouso; Segurança – proteção, abrigo, inexistência de perigo; Sociais – amizade, amor, filiação a um grupo, atividade social e afeto; Autoestima – status, prestígio, reconhecimento, autorrespeito e autoconfiança; e Autorrealização – crescimento, desenvolvimento e sucesso pessoal.

    Nesse contexto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B", pois na base da Pirâmide de Maslow encontram-se as necessidade de subsistência e no topo as de autorrealização.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTES:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
    CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Gabarito: B

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria da Motivação de Maslow - Hierarquia das Necessidades Humanas. De acordo com o autor, essas necessidades são classificadas hierarquicamente em 5 níveis, como em uma pirâmide.

    Na base estão as necessidades fisiológicas: comida, descanso, saúde;

    Em seguida estão as necessidades de segurança: estabilidade laboral e proteção contra perigos;

    As necessidades sociais ou de pertencimento: referem-se ao sentimento de ser incluído em um grupo, ter família e amigos;

    Necessidades de estima: reconhecimento profissional e pessoal;

    No topo da pirâmide estão as necessidades de autorrealização: desenvolvimento de habilidades e aprendizado.

    @adm.semduvida

  • Questão sobre a teoria da hierarquia das necessidades. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Abraham Maslow levantou a hipótese de que todo ser humano possui um conjunto de cinco categorias de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de autorrealização.

    Alternativa B. Certo. As necessidades formam uma pirâmide hierárquica e segue a seguinte ordem: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização.

    Alternativa C. Errado. A teoria de Maslow propõe uma generalização das necessidades humanas, isto é, segundo essa teoria, todos os indivíduos responderiam de maneira idêntica a cada um dos grupos de necessidades. A desconsideração de aspectos individuais, inclusive, é uma das principais críticas realizadas à teoria de Maslow.

    Alternativa D. Errado. A teoria de Maslow propõe uma generalização das necessidades humanas, isto é, segundo essa teoria, todos os indivíduos responderiam de maneira idêntica a cada um dos grupos de necessidades. A desconsideração de aspectos individuais, inclusive, é uma das principais críticas realizadas à teoria de Maslow.

    Alternativa E. Errado. A alternativa não traz nenhuma característica da teoria de Maslow, por isso está errada.

    Gabarito: B