SóProvas


ID
2810683
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as abordagens mais contemporâneas sobre a liderança no âmbito das organizações, emerge o conceito de liderança transacional, a qual

Alternativas
Comentários
  • Líder Transacional e Transformacional

     

    Liderança transacional

    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

     

    Liderança transformacional

    Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

    O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

     

    fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/

  • Gab. C

    Liderança Transacional -----------> Troca - Troca

    ---> O líder oferta benefícios em troca de resultados. 

    ===========================================================================

     Liderança Transformacional ----> Ir além

    ---> O líder inspira o liderado a transcender seus papéis.

     

  • GABARITO C

     

    Para organizar o juízo com tanta teoria da LIDERANÇA:

     

    HÁ 3 GRANDES GRUPOS;

     

    1- TEORIA DO TRAÇOS DE PERSONALIDADE.

     

    2- TEORIAS DO ESTILOS DE LIDERANÇA (OU COMPORTAMENTAL)

    ★ White e Lippitt - Três estilos (autocrático, Laissez-faire, democrático);

    ★ Ohio (universidade)- iniciação e consideração

    ★ Michigan (universidade)- bidimensional tarefas e pessoas.

    ★ Likert- 4 estilos (aut. coercitivo, aut. benevolente, consultivo, participativo)

    ★ Mouton e Blake - Teoria de D.O (GRID)- liderança de acordo com o envolvimento com pessoas ou tarefas;

     

    3- TEORIAS DAS LIDERANÇAS SITUACIONAIS (CONTINGENCIAIS)

    ★ Tannenbaum e Schmidt  Continuum de liderança

    ★ Robert House e Evans- Teoria caminho meta

    ★ Reddin -3D eficácia gerencial

    ★ Fiedler- Modelo de Fiedler

     

    PORÉM, HÁ OUTRA TEORIA QUE NÃO SE ENCAIXA EM NENHUM DESSES TRÊS GRUPOS ANTIGOS, ALGUNS AUTORES A CHAMA DE NOVA LIDERANÇA (fgv chama assim):

     

     Carismático: liderados vêem caracteristicas heróicas no líder.

    ✿ Transacional: Transação= troca, recompensas.

    ✿ Transformacional: Visionário, impacto, transcende os limites.

     

    _____________________________________

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

     

  • Liderança Transacional X Liderança Transformacional                                                  Transacional ----> É aquela que existe uma relação de "troca" (líder tradicional).                             Transformacional ----> O papel do líder é de "inspirador" de seus subordinados, não se apóia somente nas recompensas materiais para motivar seus liderados é um "agente de mudanças e inovações na organização".

    GABA" c"

  • TIPOS DE LIDERANÇA

    -Carismático: liderados vêem características heroicas no líder.


    -Transacional: Transação= troca, recompensas. Baseado na autoridade e legitimidade do cargo, inovações em produtos e serviços.


    -Transformacional: Visionário, impacto profundo nos liderados, transcende os limites., empoderamento dos liderados, não há o que falar em inovação de produtos e serviços.

  • Gabarito C


    Teoria TRANSFORMACIONAL

    ·       Tem como base o poder de referência e pode ter o poder de perícia

    ·       O líder procura motivos potenciais nos seguidores, no sentido de satisfazer necessidades de alto nível e assume o seguidor como uma pessoa total.

    ·       Na liderança transformacional há consideração individualizada, ou seja, há atenção pessoal, o líder trata cada empregado individualmente, treina pessoalmente, aconselha.


    Teoria TRANSACIONAL  

    ·       Existe uma troca (seja política, econômica, psicóloga) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los.

    ·       Tem como base o poder de recompensa e o poder coercitivo (nas exceções)

    ·       Baseia-se em trocas entre líder e liderados

    ·       É uma transação, pura e simples.



    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Eu acertei usando a lógica da palavra "transacional" -> transar -> TROCA de fluidos corporais

  • Edward Hollander sugeriu que o processo de liderança é mais bem compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores dentro de um determinado contexto situacional. Seu modelo é conhecido como modelo transacional.

    A liderança transacional está baseada em um processo de troca na qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass & Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseado em troca material ou econômica.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

    Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Trata-se de uma TRANSAÇÃO, ou seja, UMA RELAÇÃO DE TROCA!!

  • Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304).

  • Liderança transacional

    O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado.

    Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.

     

    Macete: Liderança TRANSAcional.

     

    Transa = Troca de fluídos.

  • Alguém pode comentar a alternativa D ?

    Indiquem para comentário!

  • A letra D está incorreta por trazer conceitos relacionados ao de Liderança Situacional. Vejamos:

    Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.

    fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

  • TRAnsacional = TROca

  • Na liderança transacional a palavra que deve vir logo na sua cabeça é TRANSAÇÃO. Assim, o líder transacional consegue que os liderados efetivem determinados comportamentos e atinjam as metas de trabalho através do oferecimento de benefícios em troca. Dessa forma, mantém os subordinados sempre motivados ao alcance dos objetivos, pois desejam obter as recompensas prometidas. Portanto, nossa resposta é a letra c).

    Gabarito: C

  • GABARITO C

    Na liderança transacional a palavra que deve vir logo na sua cabeça é TRANSAÇÃO. Assim, o líder transacional consegue que os liderados efetivem determinados comportamentos e atinjam as metas de trabalho através do oferecimento de benefícios em troca. Dessa forma, mantém os subordinados sempre motivados ao alcance dos objetivos, pois desejam obter as recompensas prometidas.

    Fonte: Profª Camila Montenegro - Direção Concursos

  • Segundo Ribas (2015, apud HERSEY e BLANCHARD, 1986), liderança “é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação". Além disso, segundo ROBBINS (2005), liderança é a “capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos".

    Assim, podemos depreender que a liderança baseia-se no relacionamento entre líderes e subordinados. Nesse contexto, existem duas teorias sobre o comportamento dos líderes em relação aos liderados: liderança transacional e liderança transformacional.

    Segundo Rennó (2015), a liderança transacional é aquela em que existe uma “relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete prêmios caso os objetivos sejam atingidos". Já a liderança transformacional é aquela em que o líder é um inspirador de seus subordinados. “Não se apóia somente nas recompensas materiais para motivas os seus subordinados". O líder transformacional é um agente de mudança e inovações na organização.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a letra “C" é a afirmativa correta, pois, conforme explicado anteriormente, as metas alcançadas pelos liderados fazem parte de uma relação de troca entre líder e subordinado.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Gabarito: C

    A questão exige conhecimentos sobre a Teoria de Liderança Transacional, que é baseada na troca, nas transações de esforços por recompensas.

    Vale a pena lembrar para não confundir que é diferente do conceito de Liderança Transformacional, que é o líder visionário, que promove confiança e visão que transcende os limites comuns.

    @adm.semduvida

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Letra A: errada. A assertiva descreveu as características da liderança transformacional. 

    Letra B:  errada.  A  Teoria  baseada nas  características  de  personalidade  do  líder  é  a  Teoria de traços.  Para  essa  Teoria,  o  foco  está  nos  traços  (características)  pessoais  do  líder.  Isto  é, as características inatas de personalidade que o líder possui. 

    Letra  C:  correta.  Isso  mesmo!  Na  liderança  transacional  o  líder  orienta  os  subordinados  e  os mantém motivados através da troca (transações mútuas).  

    Letra D: errada. A assertiva trouxe características das Teorias Situacionais (ou Contingenciais). 

    Letra E: errada. É a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard que leva em consideração o nível de maturidade do grupo (ou dos subordinados). Para esta Teoria, o foco principal está nos liderados (e não nos líderes).