SóProvas


ID
281236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.

O emprego da guia-fora objetiva o rearquivamento dos documentos, sendo utilizada no caso de empréstimo de documentos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!
    Em ARQUIVÍSTICA, guia-fora é uma ficha que tem como notação a palavra FORA e indica a ausência de uma pasta do arquivo.

    ATÉ MAIS!

    ;)
  • Ao emprestar determinado documento, deve-se exigir do requisitante a assinatura de um recibo (para controle do acervo e garantia de sua integridade).Nesta etapa recomenda-se o uso da guia-fora (subistitui a pasta retirada temporariamente do arquivo, facilitando, portanto, o seu rearquivamento).Com a guia-fora ficará o recibo do dociê, que conterá informações relevantes acerca do empréstimo realizado(data da retirada do documento, quem o retirou entre outros dados)
  • A utilização da guia-fora, quando da busca do documento, facilitará ainda o controle de saída dos documentos que, porventura, tenham sido emprestados. Por guia-fora entende-se um formulário onde o profissional de arquivo anota os dados do documento e a data de saída do mesmo, colocando-o no local do documento emprestado, de forma a identificar a saída do mesmo. Quando do retorno do documento ao seu local, tal guia será inutilizada ou destinada a servir de base para um levantamento estatístico das atividades do Arquivo.
  • Achei uma recente questão CESPE (Serpro/2013) fazendo referência a uma ficha-fantasma. Até então, não conhecia o termo, porém me parece sinônimo de guia-fora. O pessoal mais entendido do assunto poderia esclarecer.
    "Ao se retirar temporariamente um documento da unidade de arquivamento, para empréstimo ou consulta, deve-se colocar, no lugar do documento, um indicador denominado fantasma ou ficha-fantasma".(Gab.: Certo)
    O comentário tem o objetivo de alertar o pessoal, pois podemos ser surpreendidos na hora da prova com esse termo que a banca passou a utilizar.
  • Tadeu,
     
    Guia-fora: “Indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária. Também chamado fantasma ou ficha-fantasma.” (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, pág. 102) 

    http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf
  • sim, se o documento foi emprestado, coloca-se uma guia-fora para facilitar a identificar do local de rearquivamento.

    Resposta: C