SóProvas


ID
2813110
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Os deuses de Delfos


      Segundo a mitologia, Zeus teria designado uma medida apropriada e um justo limite para cada ser: o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa e mensurável, expressa nos quatro motes escritos nas paredes do templo de Delfos: “O mais justo é o mais belo”, “Observa o limite”, “Odeia a hybris (arrogância)”, “Nada em excesso”. Sobre estas regras se funda o senso comum grego da Beleza, em acordo com uma visão do mundo que interpreta a ordem e a harmonia como aquilo que impõe um limite ao “bocejante Caos”, de cuja goela saiu, segundo Hesíodo, o mundo. Esta visão é colocada sob a proteção de Apolo, que, de fato, é representado entre as Musas no frontão ocidental do templo de Delfos.

      Mas no mesmo templo (século IV a.C.), no frontão oriental figura Dioniso, deus do caos e da desenfreada infração de toda regra. Essa coabitação de duas divindades antitéticas não é casual, embora só tenha sido tematizada na idade moderna, com Nietzsche. Em geral, ela exprime a possibilidade, sempre presente e verificando-se periodicamente, da irrupção do caos na beleza da harmonia. Mais especificamente, expressam-se aqui algumas antíteses significativas que permanecem sem solução dentro da concepção grega da Beleza, que se mostra bem mais complexa e problemática do que as simplificações operadas pela tradição clássica.

      Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem. Uma segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega (provavelmente porque, ao contrário do cheiro e do sabor, são recondutíveis a medidas e ordens numéricas): embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma, é somente às formas visíveis que se aplica a definição de belo (Kalón) como “aquilo que agrada e atrai”. Desordem e música vão, assim, constituir uma espécie de lado obscuro da Beleza apolínea harmônica e visível e como tais colocam-se na esfera de ação de Dioniso.

      Esta diferença é compreensível se pensarmos que uma estátua devia representar uma “ideia” (presumindo, portanto, uma pacata contemplação), enquanto a música era entendida como algo que suscita paixões.

(ECO, Umberto. História da beleza. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2004, p. 55-56) 

Um segmento do texto tem seu sentido adequadamente expresso em outras palavras em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Retundir: moderar, reprimir, temperar

  • égide

    substantivo feminino

    o que protege, ampara.

  • Confutar:
     

    transitivo direto
    rebater objeções ou alegações contrárias de outrem.
    "confutou um a um todos os defeitos apontados no seu projeto"

  • Porr****, vivo errando as questôes desse tipo. Não sei o que fazer para melhorar nisso.

     

  • Ramon Virgílio, adquirir o hábito de ler mais livros de literatura.

  • a) apropriado = próprio para determinado uso ou fim: adequado, conveniente.

    preciso = feito ou determinado com absoluto rigor e perfeição; exato, certo, definido.

    justo = que cabe a cada indivíduo por direito ou dever; devido, merecido 

    juízo = faculdade intelectual que permite julgar, avaliar com correção, discernimento, bom senso; capacidade de ponderação; equilíbrio mental.

    limite = ponto extremo que não pode ou não deve ser ultrapassado.

    restrito = limitado, reduzido (em sua amplitude, compreensão) em relação a outro.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

     

    b) Regras = aquilo que regula, dirige, rege.

    Convenções = prática, técnica ou recurso adotado ou estabelecido em determinadas atividades, esp. as artísticas.|| conjunto de usos ou costumes estabelecidos ou aceitos pelos indivíduos de determinado grupo.

    fundar-se = tomar como base ou ser a base de; fundamentar(-se).

    confuntou-se = reprovar, contrapor-se a um ponto de vista de outrem. 

    senso comum = é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos; 

    padrão = base de comparação consagrada como modelo por consenso geral ou por determinado órgão oficial.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

     

    C) GABARITO. 

    Visão = ponto de vista, percepção.

    interpretação = ponto de vista, percepção.

    Proteção = posse.

    Égide = posse, proteção.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

     

    d) Coabitação = habitar ou morar em comum, conviver pacificamente (em). 

    Confronto = choque de interesses ou de ideias; conflito, enfrentamento.

    ...

    ________________________________________________________________________________________________________________________

     

    e) Retundir = reprimir. Manter oculto, não manifestar.

    Exprimir = manifestar, revelar. 

     

     

    OBS: Essas questões de português nem se comparam com as questões da prova de Auditor de São Luís. Quem fez, sabe o que estou falando. Quem não fez, dá uma olhada!

  • COLOCADA = MANTIDA? 

    ACHEI QUE O SENTIDO NÃO PERMANECEU.

     

  • A) Incorreta. “Justo limite” não equivale a “Juízo restrito”, pois “justo” se refere a “justiça” e “juízo” se refere a “opinião”.

     

    b) Incorreta. Fundar é embasar. Confutar é contrariar, desmentir-se.

     

    c) Correta. Linguagem jurídica típica. Estar sob a égide de= estar sob a proteção de…

     

    d) Incorreta. Coabitar é viver junto, não é sinônimo de ter conflito, confronto.

     

    e) Incorreta. Como alertei na revisão de véspera, a banca adora conjunções concessivas. “Embora” é realmente sinônima de “Conquanto”. Contudo, Retundir é “reprimir, moderar”, não tem relação com “exprimir”.

     

    PROF. FELIPE LUCAS

  • Na letra "c", a palavra "colocada'" ficou com o mesmo sentido de "mantida", e elas não me parecem ser sinônimos. Isso não significa que esta

    seria a resposta menos errada?

  • FUI "SECO" NA LETRA E

  • Essas questões são chatinhas mesmo... O que me ajuda é analisar palavra por palavra, por exemplo:

     

    a) uma medida apropriada e um justo limite (1° parágrafo) / uma medição precisa e um juízo restrito. 

    Apropriada = adequada

    Precisa = exata

    Sentidos diferentes. Já descarta a alternativa. 

  • Nossa! que texto é este...aff

  • Colocada é uma coisa, mantida é outra...

  • Na letra "e" o examinador foi astulto. Colocou ambas conjunções de valor concessivo para tragar os incautos que mecanicamente as decoraram. O percentual de erros nesse item corroroba isso.

  • COLOCADA = MANTIDA, ACHO QUE NÃO.

  • Letra A – ERRADA – O adjetivo “apropriada” está associado à ideia de “adequada”, ao passo que “precisa” está associado à de “exata”. Além disso, a expressão “justo limite” está associada à ideia de “limite adequado”, ao passo que “juízo restrito” está associado à de “julgamento limitado, incompleto”.

    Letra B – ERRADA - Exige-se do aluno o conhecimento do vocábulo “confutar”, que significa “contestar”. Essa ideia obviamente difere da ideia de “fundou-se”, associado a “origem”.

    Letra C – CERTA – De fato, “proteção” e “égide” são sinônimos. O vocábulo “égide”, na mitologia grega, refere-se ao escudo da deusa Atena, dado pelo seu pai Zeus.

    Letra D – ERRADA – O vocábulo “coabitação” está associado à ideia de “convívio”, diferente, assim, da ideia de “confronto”. Além disso, “casual” está associado à ideia de “acidental, desproposital, involuntário”.

    Letra E – ERRADA – Os conectores “embora” e “conquanto” traduzem a ideia de concessão. Já “privilégio” pode sim ser substituído por “prerrogativa”, que também admite como sinônimo “obrigação”. O “fiel da balança” está no verbo “retundir”, que significa “reprimir”, justamente o oposto de “exprimir”.

    A FCC exige, assim, do candidato um vocabulário erudito! Difícil!

    Resposta: C

  • Colocada? Mantida? Mesmo sentido, FCC?

    Não vou concordar só pra parecer "safo" nos comentários.

  • Você passa 10 minutos tentando resolver a questão (mesmo sabendo que na prova não terei todo esse tempo), aí a banca entende que colocada e mantida são sinônimos no texto. Paciência.

  • Égide = protege, ampara.