SóProvas


ID
2814808
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o que expressamente dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas abaixo.


I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional.

III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses.

IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.


Das afirmativas, estão corretas  

Alternativas
Comentários
  • art. 60-D e art. 60-B, inc.II da lei 8.112/90

  • De acordo com a referida Lei:

     

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado. (Correta)

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. (Correta)

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. (Errada) Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.                  (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte. (Errada) Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos... - Este artigo trata dos requisitos para receber o auxílio. 

     

    Resposta: C

  • Complementando:


    "IV - Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte."

     

    Não é uma gratificação, é uma INDENIZAÇÃO. Isso quer dizer que ela é de caráter temporário e não se incorpora ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

    Bons estudos.

  • Não é gratificação, é idenização....e tb não tem nada de transporte aí no meio....

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.    

  • De olho nas mudanças trazidas pela MP 805 de 2017 na parte de auxílio-moradia na 8.112/90.

  • Vi esse bizu aqui no QC

    Indenizações: D A T A

    Diárias

    Ajuda de custo

    Transporte

    Auxílio-moradia

  • Art. 51 Constituem Indenizações ao servidor:

     

    I - Ajuda de custo;

    II - Diárias;

    III - Transporte

    IV - Auxílio-moradia.

     

    Art. 60-D. O valor mensal do auxílio-moradia é limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado.

     

    § 1º O valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado.

     

    Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor

     

     

    Letra:C

    Bons Estudos ;)

  • I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional.

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por UM mês.

    IV Auxílio-moradia é um RESSARCIMENTO prevista em lei, paga UM MÊS ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.

  • Requisitos Básicos:

  • A MP 805/2017 teve sua vigência encerrada, então volta tudo a como era antes no quesito auxílio-moradia.

     

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado. CERTO.

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. CERTO

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. ERRADO. Por 1 mês.

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte. ERRADO. O auxílio-moradia é uma INDENIZAÇÃO e não uma GRATIFICAÇÃO; é paga para compensar depesas com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem, NÃO INCLUI TRANSPORTE.

  • LETRA C

  • Indenização é DATA:

    D IÁRIAS

    A UXILIO MORADIA

    T RANSPORTE

    A JUDA DE CUSTO

  • Lei 8.112/90

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

    Verdade. Art. 60-D.  O valor mensal do auxílio-moradia é limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado. 

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. Verdade.  Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:  II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. FALSO. Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.

    FALSO. Auxílio-moradia não é gratificação, e sim uma indenização. Custeará as despesas com moradia.

    Gabarito: C (Itens I e II).

    OBS. Seu pagamento ocorrerá posterior à comprovação da despesa.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 1º, do artigo 60-D, da citada lei, "o valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado."

    Item II) Este item está correto, pois dispõe o artigo 60-B, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 60-B. Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:

    I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;

    II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;

    IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes

    VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;

    VII - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e

    VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.

    IX - o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006.

    Parágrafo único. Para fins do inciso VII, não será considerado o prazo no qual o servidor estava ocupando outro cargo em comissão relacionado no inciso V. "

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 60-E, da citada lei, "no caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 60-A, da citada lei, "o auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor."

    Gabarito: letra "c".

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Certo:

    Cuida-se de opção devidamente amparada na regra do art. 60-D da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 60-D (...)
    § 1o  O valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado."  

    II- Certo:

    A presente afirmativa encontra apoio no teor do art. 60-B, II, da Lei 8.112/90:

    "Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:     

    (...)

    II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III- Errado:

    Em rigor, o auxílio-moradia somente deve continuar sendo pago, nas situações descritas neste item, por um mês (e não por dois meses, como dito pela Banca).

    IV- Errado:

    Em verdade, o auxílio moradia tem natureza indenizatória (e não de gratificação), como se vê do art. 51, IV, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    (...)

    IV - auxílio-moradia."

    Ademais, não se presta a compensar despesas de transporte, mas sim de moradia, como se vê do art. 60-A da Lei 8.112/90:

    "Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor."    

    Logo, estão corretas apenas as assertivas I e II.


    Gabarito do professor: C