-
Nota-se que o retrato é muito parecido -> Nota-se isso -> Isso é notado; O termo "isso" é sujeito, então, trata-se de uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
É preciso que haja cuidado com o nosso patrimônio histórico. -> É preciso isso -> Isso é preciso. O termo "isso" é sujeito, então, trata-se de uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
Alternativa "c".
-
A frase está toda em negrito, e a avaliação deve ser feita apenas do trecho: "que o retrato é muito parecido."
-
Jurava do fundo do meu coração que "que o retrato é muito parecido" era Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta...
Errei.
-
Então a frase grifada é oração subordinada substantiva subjetiva?? Porque na Subjetiva existem 3 formas: Verbo na 3ª pessoa do singular, expressões na voz passiva e Verbo de ligação + predicativo.
-
O destaque na questão está incorreto. Certo seria:
Note-se que o retrato é muito parecido. (OSSS)
voz passiva: ISSO seja notado
GAB: C
-
Errei justamente pq o destaque da questão estava incorreto :/
-
A - Oração subordinada Substantiva Apositiva = Função de Aposto
B - Oração subordinada Substantiva Objetiva Direta = Função de Objeto Direto
C - Oração subordinada Substantiva Subjetiva = Função de Substantivo
D - Oração subordinada Substantiva Completiva Nominal = Função de Complemento nominal
Gabarito C
-
EU JUREI QUE ERA OD
Ohhhhhhhh droga
-
Lydia Perazzo, a Oração subordinada Substantiva Subjetiva não tem função sintática de substantivo, mas de sujeito. Substantivas todas elas são.
Pessoal, a questão está buscando em qual das alternativas há uma oração subordinada substantiva subjetiva. Muitos podem confundir com uma oração subordinada substantiva objetiva direta, mas observem que no período "Nota-se / que o retrato é muito parecido." como em qualquer caso de oração substantiva, podemos substituir a oração subordinada pelo pronome isso (ou variáveis). Aí fica mais fácil de visualizar: Nota-se isso, ou, melhor, isso é notado.
a) Oração subordinada Substantiva Apositiva;
b) Oração subordinada Substantiva Objetiva Direta;
d) Oração subordinada Substantiva Completiva Nominal;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
-
OBS : Qualquer oração subordinada substantiva pode ser introduzida por conjunções integrantes ( QUE , SE), por pronomes indefinidos ( QUE ,QUEM, QUANTO ,QUAL) ou por advérbio interrogativo (ONDE ,QUANDO,COMO,POR QUE,PARA ,QUE ).
Não pare, Deus está no controle.
-
Aos colegas que acharam tratar-se de OD: atentem-se aos casos de período composto em que constam a partícula "SE". Na maioria das vezes, tal partícula exerce função de partícula apassivadora (como neste caso) e, portanto, a oração que seria objeto direto passa a exercer a função de sujeito paciente.
Fonte: aulas prof. Elias Santana Grancursos.
Se eu estiver equivocada, pf avisar inbox.
-
A questão deveria ser anulada por causa do "note-se" também estar destacado.