SóProvas


ID
2815096
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 19 de abril, as agências internacionais de notícia informavam a eleição do novo presidente cubano. Depois de quase seis décadas foi eleito um presidente que não tem o sobrenome Castro pela Assembleia Nacional, escolhida em 11 de março deste ano.


Sobre as eleições cubanas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/04/assembleia-em-cuba-indica-miguel-diaz-canel-para-suceder-raul-castro.shtml

  • Isso foi o específico do específico, tá louco

  • a) Correto. A Assembleia Nacional teve 605 candidatos para preencher as 605 vagas desse Parlamento.

     

    b) Incorreto. Miguel Diaz-Canel, o novo presidente cubano, não tem discurso de oposição ao regime castrista, isto é, da família Castro, que governou Cuba por mais de cinco décadas. Diaz-Canel pretende dar continuidade à “Revolução Cubana”, segundo suas próprias palavras.
     

    c) Incorreto. Raul Castro não era candidato à reeleição. Ao fim de seu mandato, ele optou por não concorrer mais à presidência de Cuba.

     

    d) Incorreto. Os membros da Assembleia Nacional não são eleitos diretamente pelo voto popular. São eleitos por um sistema distrital e setorial. Metade dos candidatos são nomeados em encontros públicos antes de serem aprovados por comitês eleitorais, a outra metade é nomeada por organizações específicas (como fazendeiros, estudantes etc.). Também não são contrários a algum tipo de abertura econômica.

     

    e) Incorreto. Raul Castro não renunciou. Ao fim de seu segundo mandato, optou por deixar o cargo e não concorrer à outra reeleição.

     

  • LETRA A

     

     

    De forma bastante resumida, o sistema eleitoral cubano funciona da seguinte maneira:

     

    Em reuniões municipais, os cidadãos propõem com a mão levantada seus candidatos e depois votam neles em eleições diretas e secretas.

    Dos delegados municipais eleitos saem 50% dos candidatos a delegados provinciais e a deputados.

    Os outros 50% são propostos diretamente por comissões de candidatura formadas por seis organizações sindicais e estudantis afins ao governo.

    Esse sistema permite que qualquer cidadão possa ser eleito, seja ou não membro do Partido Comunista Cubano (PCC). Entretanto, também torna quase nulas as chances de vitória da oposição, porque os propostos passam, além da votação municipal, pela peneira das comissões de candidaturas.

  • Tenho que saber quantidade? Estão de sacanagem ...
  • Não podemos pensar assim pra evitar o desânimo, mas começo a acreditar que Atualidades é um conteúdo meio aleatório! Foco, força e fé!

  • a) Em março de 2018, a ditadura cubana realizou eleições para definir os 605 membros da Assembleia Nacional, órgão que se apresenta como um Parlamento. A lista, no entanto, apresentava apenas 605 candidatos, escolhidos pelo Partido Comunista de Cuba (PCC). ITEM CORRETO.

    b) Para todos os efeitos práticos, Cuba ainda é uma ditadura controlada pelos irmãos Castro, mesmo com o novo presidente. ITEM INCORRETO.

    c) Os irmãos Castro ainda controlam a ditadura cubana. ITEM INCORRETO.

    d) Assim como o novo presidente, a nova composição da Assembleia Nacional é mais simpática à ideia de abertura econômica. ITEM INCORRETO.

    e) Raúl Castro continua no poder, mas agora como presidente do Partido Comunista de Cuba, pelo menos até 2021. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A