O Planejamento estratégico refere-se a Alta Administação, portanto, no caso da questão, à Universidade.
O Planejamento Tático é definido em médio prazo e em uma escala hierarquica se encontra logo após o Estratégico, referindo-se à Redes ou sistemas de bibliotecas.
O Planejamento Operacional define objetivos bem específicos, portanto, se aplica às bibliotecas setoriais.
Alternativa E: I-a; II-b; III-c
Questão muito mal elaborada.
Apenas retirou uma parte do texto da Prof. Marta Valetim, desconsiderando o contexto apresentado pela autora.
Segue a parte do texto (página 21):
Dessa maneira, uma rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação deve, obrigatoriamente, elaborar algum tipo de planejamento. Nesse aspecto, vale ressaltar que, em geral, este tipo de unidade de trabalho é vinculado a uma organização maior e, portanto, os planejamentos devem estar alinhados, de maneira a atender o que a organização definiu como prioritário, sendo que a missão e a visão organizacional subsidiam a elaboração do planejamento da rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação. Como exemplo, menciona-se:
a. Universidade – Planejamento estratégico;
b. Rede ou Sistema de Biblioteca – Planejamento tático;
c. Bibliotecas Setoriais – Planejamento operacional.
Contudo, uma rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação também pode desenvolver seu próprio planejamento estratégico, desde que esteja totalmente alinhado ao planejamento estratégico da organização em que está inserida. Para tanto, é necessário seguir as seguintes etapas: 1) Definir a missão e a visão da rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação; Realizar o diagnóstico; Efetuaro prognóstico; Elaborar o plano de ação. Ressaltando, novamente, que este último é composto pelo planejamento estratégico, planejamentos táticos e operacionais, todos alinhados ao planejamento estratégico da organização em que a rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação está inserida. Como exemplo, pode mencionar-se:
Fontes:
https://santabiblioteconomia.com.br/2018/09/25/prova-cldf-2018-comentada/
VALENTIM, Marta Ligia P. Planejamento em ambientes de informação. In: SPUDEIT, Daniela;KROEFF, Márcia. Gestão de unidades de informação. São Paulo: FEBAB, 2017. Disponível em: http://www.febab.org.br/livros
I. Divisão do trabalho: princípio de organização responsável pela especialização das tarefas e das pessoas. (letra c)
II. Disciplina: princípio da organização que ressalta a importância de obediência à estrutura formal (normas, regulamentos e políticas (letra a).
III. Unidade de direção: princípio da organização que indica que deve existir uma coerência entre as ações dos diferentes setores - Uma cabeça e um plano (letra d)
IV. Centralização: princípio da organização responsável por indicar como é realizado o processo decisório, ou seja, como é feita a distribuição e concentração de autoridade (letra b).
Gabarito: E
RESOLUÇÃO: O que define o tipo de planejamento será o nível hierárquico a que cada unidade pertence.
A atribuição de elaborar o planejamento estratégico é dos níveis mais elevados da organização. No caso acima, a universidade seria a instância mais alta. I-a
O planejamento operacional está vinculado às unidades que se encontram na base da organização, uma biblioteca setorial representa este tipo de unidade. II-b
O planejamento tático é intermediário, está relacionado às unidades que se encontram em um nível hierárquico mediano. A rede ou sistema de bibliotecas de uma universidade é representante desse grupo. III-b.
Resposta: E
Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre o planejamento de bibliotecas.
O planejamento consiste na preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo de maneira racional, buscando atingir estes objetivos com o mínimo de erros ou desvios possíveis.
O planejamento de bibliotecas atua na gestão racional dos processos e setores da unidade de informação, porém, este planejamento não está desconectado da instituição mantenedora e do contexto em que a biblioteca está inserida.
No exemplo apresentado nesta questão, temos várias bibliotecas setoriais que compõem uma rede de bibliotecas de uma universidade.
Para cada um destes atores – biblioteca setorial, rede de biblioteca e universidade – temos um tipo de planejamento adequado.
No caso da universidade, o planejamento é de caráter estratégico, ou seja, os objetivos a serem cumpridos são de longo prazo e estão relacionados a alta administração. I-a
A rede ou sistema de bibliotecas vem logo abaixo na hierarquia e se baseia em planejamentos de médio prazo, que consideram as bibliotecas no sentido coletivo, as relações entre cada uma delas e suas características comuns. Este tipo de planejamento é chamado planejamento tácito. II-c
As bibliotecas setoriais por sua vez terão objetivos que são mais específicos e condicionados a suas funções e seu público particular. O planejamento neste caso é o planejamento operacional. III-b
É importante reforçar que cada um destes tipos de planejamento não acontece isoladamente, sendo que deve se prezar pela harmonia entre eles para o melhor funcionamento das unidades de informação.
Gabarito do Professor: Letra E .