SóProvas


ID
2817364
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPM - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FOTOGRAFIA E AUTOIMAGEM

ELLEN PEDERÇANE

    A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal. É memória, testemunho de uma época, de um acontecimento ou apenas recordação de um momento importante de história pessoal/familiar. A cada dia expande seu campo de ação e amplia seus significados, valores e funções. Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação. Do indivíduo perdido nesse cotidiano acelerado do século XXI permitindo-se parar e se observar ao ser fotografado.

   Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva. E seja de forma artística ou comercial, a possibilidade de ser retratado por um profissional é maior hoje do que há 20 anos. E essa proximidade da fotografia com o cidadão comum, entre outros quesitos, tem cumprido esse papel reflexivo: quem somos em meio a toda essa loucura que vivemos. O quanto nos olhamos dentro desse furacão.

   Um simples ensaio fotográfico pode mexer seriamente com nossa autoestima. Agora, a fotografia é a cura da baixa-estima? Não é isso. Todavia, uma nova relação consigo mesmo, com seu corpo, com sua imagem é um pontapé importante para esses encontros constantemente adiados entre nós e nós mesmos. Estar “confortável” dentro do corpo que possuímos é um passo importante na caminhada de descoberta das incontáveis belezas que carregamos dentro de nós.

    Outro fator interessante que nasce dessa proximidade é a quebra (mesmo que ainda de forma tímida) de padrões. Propagandas, comerciais, cinema, tantas informações que nos dizem como nosso corpo deve ser, deixa tão distante de nós o direito de saber o valor, a beleza e sensualidade que todos carregamos. O crescimento do ensaio boudoir* toca especialmente nesse ponto. São pessoas descobrindo sua beleza, suas nuances, se deliciando por ser quem se é, com suas curvas, sem preocupação com a perfeição. É um ensaio extremamente delicado e de um resultado tão positivo. É um leve grito de resistência num mar de padrões hipócritas. Todos têm de conhecer e reconhecer sua beleza e celebrá-la a qualquer hora. Um ensaio com essas características tem um papel também social, psicológico, um olhar que trata de inserir as pessoas e não as excluir ainda mais.

    Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar, mesmo com uma pequena porcentagem, da relação de autoamor que o retratado vive é apenas incrível. É aquele bônus de fazer um bom trabalho. É o bônus de compreender esses novos papéis da fotografia na atualidade. É aquele bônus de se ter um trabalho humano, atencioso, buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar.

   * Boudoir: Ensaio fotográfico sensual que mostra a intimidade , muitas vezes, de forma despretensiosa, contribuindo para a melhora da autoestima e da afirmação do corpo.


Retirado e adaptado de: http://obviousmag.org/brincando_com_letras/2017/fotografia-e-autoimagem.html. Acesso em: 13 ago. 2018.

Em relação à Morfologia e às classes de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A) Um trabalho sensível, delicado: ADJETIVOS.

     

    B) A fotografia há muito é um recurso - é um ADJETIVO, porém da fotografia e não da memória.

     

    C) Hoje - ADVÉRBIO DE TEMPO

     

    D)Gabarito: verbo no INFINITIVO.

     

    E)a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva - UMA é ARTIGO INDEFINIDO, invalidando a alternativa.

  • Verbos terminados em "AR", "ER" e "IR" são verbos conjugados no infinitivo.

  • Pessoal toda questão q deveria ter grifo quando estou no App não aparece grifada, acontece isso com vcs tbm?
  • Ajudaria muito se a palavra destacada estivesse realmente destacada (no App)
  • Não há destaca na palavra destacada.
  • Rafaela Sousa e João Seboso, obrigado pelo comentário.

  • GABARITO LETRA D

    Lembre-se que na língua portuguesa todos os verbos quando no infinitivo terminarão em AR, ER OU IR.

  • Os grifos não aparecem no App
  • Trabalhar com público (...)" por um momento fiquei na dúvida se poderia ser um substantivo nesse contexto. Mas, nesse caso deveria ser precedido do artigo.

  • Gab letra D: Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”, a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r”.

    Os erros das demais alternativas:

    A - ADJETIVOS.

    B - ADJETIVO.

    C - ADVERBIO DE TEMPO.

    E - UMA É UM ARTIGO INDEFINIDO.

  • Recurso = substantivo masculino.

  • Na dúvida se é artigo faz a troca por ESTA ou ESSA. Se combinar é artigo. 

     

     

    Na letra E coube fazer a troca, porém UMA é ARTIGO INDEFINIDO.

    Em “Com o surgimento da fotografia digital, a (essa)  proximidade dela com a população ganhou uma (esta) nova perspectiva”, os termos destacados são ambos artigos definidos femininos, designando cada qual o seu complemento.

  • "D) Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”, a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r”."


    Fiquei da dúvida quanto à justificativa apresentada, pois, em outros tempos verbais, tal palavra poderá estar também com a terminação em "r", por exemplo:


    Se/quando eu trabalhar - Futuro do Subjuntivo.

  • "Conjugado no infinitivo" Existe isso? Ou o verbo está conjugado ou está no infinitivo nominal, assim como no gerúndio ou particípio. Alguém me corrija por favor.

  • Não existe verbo conjugado no infinitivo... ai que ódio dessa banca.

  • E) Artigo: Acompaha o substantivo, concordando com ele em gênero e número. O artigo tem o poder de substantivar qualquer palavra dentro do texto. 

    Definido: o, a, os, as. 

    Indefinido: um, uma, uns, umas. 

  • Letra A- (sensível e delicado) são adjetivos que qualificam a palavra trabalho.

    Letra B- a palavra "recurso" é substantivo masculino. recurso= Um meio, uma forma.

    Letra C- "Hoje" é um advérbio de tempo. da mesma forma que "amanhã".

    Letra E- a Palavra "uma" é um artigo indefinido.

    por fim, a letra D, o verbo trabalhar não está conjugado, mais ele está no infinitivo, seu estado natural, pois não sofreu modificação.

  • GABARITO LETRA [D] 

    MAS ESTA MAL ELABORADA 

    O infinitivo não está relacionado com nenhum tempo ou modo verbal. É uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o gerúndio e o particípio, NÃO EXISTE VERBO CONJUGADO NO INFINITIVO !!!!!

  • estar conjugado

  • Resposta: alternativa d

     

    Quanto à alternativa b (errada) “A fotografia há muito é um recurso de memória"

    Recurso é um adjetivo e caracteriza fotografia, mas não caracteriza memória.

    A preposição "de" faz a relação entre recurso e memória, este caracterizando aquele. -> não é qualquer recurso, é de memória.

  • Na letra 'C' a palavra Hoje não seria um substantivo simples? Como vocês podem ver a questão pede em relação a análise morfológica e não na análise sintática que nesta última a palavra "hoje" seria um advérbio de tempo. #confuso

  • A - Em “Um trabalho sensíveldelicado, que exige tato do profissional”, os termos destacados são advérbios, indicando o modo como é feito o trabalho do profissional. (ADJETIVOS, POIS ESTÃO CARACTERIZANDO O SUBSTANTIVO TRABALHO)

    B - Em “A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal”, a palavra destacada é um adjetivo no contexto, pois caracteriza o tipo de memória sobre a fotografia. (SUBSTANTIVO)

    C - Em “Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação”, a palavra destacada é um substantivo simples. (ADVÉRBIO DE TEMPO)

    D - Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”, a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r”. (GABARITO)

    E - Em “Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva”, os termos destacados são ambos artigos definidos femininos, designando cada qual o seu complemento. (ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO FEMININO, RESPECTIVAMENTE)

  • Essa banca é terrível, não sabe elaborar questões, na maioria das questões contidas nas provas dela há erro que leva ao concurseiro marcar a questão errada, como essa. Quem já viu o verbo no infinitivo ser conjugado? verbo no infinitiva está na sua forma mais natural NÃO ESTÁ CONJUGADO. o verbo com a mesma grafia do infinitivo poderia está conjugado no modo Subjuntivo

    quando eu trabalhar ou Se eu trabalhar, mas tal modo não caberia na frase acima.

  • Cara de boa, eu acertei a questão pq fui por eliminação ... porém a letra D esta mal formulada.

  • Em relação à Morfologia e às classes de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta :

    GABARITO ;

    D ) Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”, a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r”.

    VERBO ( AÇÃO que alguém praticou ) = TRABALHAR . Verbo termina EM : AR , ER , IR .

  • Letra E está errada, ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO FEMININO. GABARITO: A

  • Não deem cabimento ao comentário do Lázaro, pois está errado. Sem noção comentar uma desinformação dessas.

    Gabarito: D

  • Esse "conjugado" ai acabou comigo. Segue o barco.

  • A ) Em “Um trabalho sensíveldelicado, que exige tato do profissional”, os termos destacados são advérbios, indicando o modo como é feito o trabalho do profissional.

    ERRADA: Esqueça tudo (brinco rs) menos que os Advérbios fazem parte das classes de palavras que NÃO variam. Ele e seus "amiguinhos": as conjunções, as interjeições e as preposições são invariáveis.

    B) Em “A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal”, a palavra destacada é um adjetivo no contexto, pois caracteriza o tipo de memória sobre a fotografia

    ERRADA: Observou quem veio antes da palavra "recurso" ? "Um", não foi? Então, Um é artigo e os artigos se antepõem aos substantivos(tipo unha e cutícula) , logo "recurso"NÃO é um adjetivo, ele é um substantivo.

    C) Em “Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação”, a palavra destacada é um substantivo simples.

    ERRADA: Lembra que os artigos se antepõem aos substantivos(tipo unha e cutícula)? Então Cadê o artigo antes do artigo que ele diz ser "hoje", meu jovem? A essa altura mesmo que a gente não saiba muita de português (bate aqui kkk) precisamos ao menos saber quem são os artigos . "Em" é uma preposição e não um artigo.

    D) Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”, a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r”.

    CERTA: Apesar de usar de uma expressão errada "verbo conjugado no infinitivo", essa alternativa é a menos pior dentre as demais. Trabalhar de fato é verbo e é perceptível pela terminação “r” (ar).

    E) Em “Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva”, os termos destacados são ambos artigos definidos femininos, designando cada qual o seu complemento.

    ERRADA: A e UMA são artigos femininos? São! Mas os dois são artigos definidos?Não! Só o A pois, UMA é artigo INdefinido, logo invalida a alternativa.

    Essa foi MINHA estratégica para responder a questão. Se houver erros, me avisem.

  • Letra E - Verbo no infinitivo IMPESSOAL, pois a pessoa do discurso (sujeito) desse verbo é impreciso.

  • mraz mras e tambèm artigo nao complementa nada,quem complementa e sa os objetos.

  • A) SENSÍVEL E DELICADO = ADJETIVOS

    B) RECURSO = SUBSTANTIVO MASCULINO

    C) HOJE = ADVÉRBIO (TEMPO)

    D) TRABALHAR = VERBO CONJUGADO NO INFINITIVO

    E) A = ARTIGO DEFINIDO

    UMA = ARTIGO INDEFINIDO.

    SER PROVADO, PARA SER APROVADO!!!

  • Que questão maliciosa...

    Total certeza que o infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em (ar)... e etc.

    Agora a questão colocou somente a consoante "r"

    Errei através disso. Que maldade...

  • gerundio_o verbo está acontecendo ( tem ndo no final)

    infinitivo_verbo no futuro (tem a letra r no final)

    particípio _verbo no passado

  • Fica mais interessante trabalhar com público e padrões, quando a proposta é ir além do senso comum.

    Lembrando que verbos no infinitivo poderão se tornar substantivos a depender do contexto em que se encontram.

    As formas nominais do verbo são Gerúndio, Particípio e Infinitivo. São chamadas assim, pois podem funcionar como nomes (substantivos, adjetivos, advérbios). Geralmente o infinitivo funciona como substantivo; o particípio funciona como adjetivo e o gerúndio funciona como advérbio.

    >> Nadar todo dia é saudável.

    Nadar funciona em papel de substantivo, como sujeito, que equivale a “natação”.

    Fonte: material do Prof. Felipe Luccas, do Estratégia Concursos

  • Para variar, os termos não estão destacados no app.
  • ESSA BANCA PORCA AÍ PEDIU A ANÁLISE MORFOLÓGICA E NÃO SINTÁTICA !

    COMO QUE HOJE morfologicamente NÃO É SUBSTANTIVO????

  • EM RELAÇÃO A MORFOLOGIA E ÁS CLASSES DA PALAVRA ............

    PQP!

    MORFOLOGIA É O QUÊ???

  • Só sei que nada sei.

  • GAB D

    TRABALHAR---1 CONJUGAÇÃO,TERMINADOS EM AR

  • banca maluca, tão simples e eu pensei q fosse terminações em ar er ir

  • ADVÉRBIO: traz circunstância à ação do verbo

    Advérbio é INVARIÁVEL - adjetivo é VARIÁVEL.

    Hoje é advérbio de tempo.

    Não existe artigo antes de artigo.

    O modo indicativo expressa CERTEZA, coisas que aconteceram, acontecem ou acontecerão.

  • FORMAS NOMINAIS DO VERBO: INFINITIVO: Terminações ( Ir, Ar) ex Partir, Trabalhar.

    PARTICÍPIO: Terminação ( ADO) ex: Participado, Trabalhado

    GERÚNDIO:Terminação( NDO) ex Trabalhando, Participando

  • Em todo lugar, Infinitivo é apontado pelas 2 ultimas letras (no caso, "AR") e a banca apresenta só uma (R).

  • Eis que numa oração se encontram presentes ambos: “UM” desempenhando o papel de artigo indefinido e “UM” atuando como numeral. Perguntamos a você: como identificarmos ora um, ora outro se, aparentemente, são iguais?

    Sentiu-se embaraçado (a)? Vamos a alguns exemplos, portanto:

    No parque de diversões havia UM garoto desconhecido.

    Preciso de apenas UM motivo para entender o que aconteceu.

    Ora, no primeiro enunciado, precisamos compreender que a intenção do emissor (a pessoa que fala) foi de indicar a espécie do ser, ou seja, trata-se de um garoto (expresso no gênero masculino), não de uma garota.

    Afirmamos, por essa razão, que o termo em destaque se caracteriza como um artigo indefinido.

    Já no segundo enunciado, temos que a ideia de quantidade se torna evidente, principalmente porque o termo em destaque se encontra acompanhado do termo “apenas”. Dessa forma, quando na oração aparecer os termos “apenas umousomente um”, a classificação que devemos atribuir ao vocábulo “um” será sempre a de numeral.

    Provavelmente que você, a partir de agora, não terá dificuldades em distingui-los, não é verdade?

    Link: https://escolakids.uol.com.br/portugues/diferencas-entre-numeral-e-artigo-indefinido.htm#:~:text=Eis%20que%20numa%20ora%C3%A7%C3%A3o%20se,%E2%80%9CUM%E2%80%9D%20atuando%20como%20numeral.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Verbos terminados em "AR", "ER" e "IR" são verbos conjugados no infinitivo.

    Respectivamente 1°, 2° e Conjugação.

    Obs: O verbo pôr e seus derivados Pertencem à 2° Conjugação, por se originarem do Antigo Verbo poer.

    Link: https://www.passeidireto.com/arquivo/68901623/verbos

  • Pra mim morfologicamente trabalhar na frase D é VERBO.

    Que é que FICA mais interessante????

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em classe de palavras. O candidato precisa indicar qual assertiva o termo destacado está corretamente classificado. Vejamos:

    a) Incorreta.

    “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional”

    Os termos destacados estão caracterizando o substantivo "trabalho", dessa forma, sendo adjetivo, e não advérbio.

    b) Incorreta.

    “A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal”,

    A palavra destacada está sendo diretamente generalizada pelo artigo indefinido "um", sendo assim, apenas pode ser substantivo, e não adjetivo.

    c) Incorreta.

    Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação”

    A palavra destacada exerce função temporal, dessa forma, apenas podendo ser advérbio, e não substantivo.

    d) Correta.

    Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum”

     Os verbos no infinito são aqueles terminados em "ar", "er" ou "ir". De fato, o verbo "trabalhar" está no infinitivo.

    e) Incorreta.

    “Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva”

    Quando o artigo que antecede o substantivo for "a" ou "o" será artigo definido e quando for "uma" ou "um", será artigo indefinido. Portanto, são respectivamente artigo definido e indefinido, e não ambos definidos.

    Gabarito: D