SóProvas


ID
2819863
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A partir do século XVIII, consolidaram-se os conceitos de democracia e a prática de sua implementação. Em essência, trata-se de fazer com que as decisões políticas reflitam a vontade coletiva, por meio da representação de todos. Embora seja uma grande contribuição da civilização ocidental, a sua aplicação no mundo real costuma patinar. Na democracia representativa, os cidadãos escolhem seus dirigentes, delegando a eles e a seus prepostos as decisões que fazem andar a nação. Se fizerem barbeiragem, conserta-se na próxima eleição.

      Compete com esse modelo a democracia direta, ou participativa, na qual muitas resoluções são tomadas diretamente pelos eleitores. É o povo decidindo, sem intermediários. O conceito é atraente, mas as armadilhas espreitam. Pesquisa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, se o povo decidisse como distribuir o orçamento público, o país pararia em poucas semanas. Ninguém se lembra de deixar dinheiro para pagar a polícia, manter os esgotos ou tampar os buracos. Daí que a participação não é viável senão a conta-gotas, com um plebiscito aqui, um referendum ali e só um pedacinho do dinheiro alocado por orçamentos participativos. Mas os reais escolhos não estão aí, e sim no mau uso da democracia direta, em situações em que ela destrói a essência do princípio democrático de que todos serão representados.


(Claudio de Moura Castro, A democracia e suas derrapagens. Veja, 29.07.2015)

A conjunção que inicia o trecho destacado – Embora seja uma grande contribuição da civilização ocidental, a sua aplicação no mundo real costuma patinar. – expressa

Alternativas
Comentários
  • "Embora" é a mais utilizada conjunção para expressar concessão. É sinônimo de "não obstante", "apesar de", etc.

     

    Letra B

  • b) Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo:

    Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    Sigamos fortes!

  • b) Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo:

    Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    Sigamos fortes!

  • CONCESSIVOS : embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese, apesar de (modifica verbo) !


    Aula : Conjunções/ Prof : Fabrício Dutra

  • THAIS SANTOS, Malgrado é conjunção?

  • Conjunções Concessivas - Ideia de oposição.

    Ex: Embora(Por mais que; em que pese; não obstante; malgrado...) você tenha boas intenções, é impossível acreditar em suas palavras.

  • Concessivas: embora, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto, apesar de que, se bem que, não obstante (seguido de verbo no subjuntivo e infinitivo) e a despeito de.


  • Valor da conjunção..


    Embora= CONCESSÃO, poderia ser corretamente substituída por MESMO QUE....


    precisa nem analisar as alternativas,corre pro abraço rsrs

  • GAB. B

    concessão, introduzindo uma afirmação que não representa impedimento ao que se declara na sequência.

  • Concessivas = Introduzem uma oposição entre duas ideias, Oposição não é forte o suficiente para impedir a outra ação.

    embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que pese, nem que, dado que, sem que (=embora não),não obstante, apesar de.

    EX:Encontramos nossos amigos, mesmo sem os procurar.