SóProvas


ID
2819866
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A partir do século XVIII, consolidaram-se os conceitos de democracia e a prática de sua implementação. Em essência, trata-se de fazer com que as decisões políticas reflitam a vontade coletiva, por meio da representação de todos. Embora seja uma grande contribuição da civilização ocidental, a sua aplicação no mundo real costuma patinar. Na democracia representativa, os cidadãos escolhem seus dirigentes, delegando a eles e a seus prepostos as decisões que fazem andar a nação. Se fizerem barbeiragem, conserta-se na próxima eleição.

      Compete com esse modelo a democracia direta, ou participativa, na qual muitas resoluções são tomadas diretamente pelos eleitores. É o povo decidindo, sem intermediários. O conceito é atraente, mas as armadilhas espreitam. Pesquisa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, se o povo decidisse como distribuir o orçamento público, o país pararia em poucas semanas. Ninguém se lembra de deixar dinheiro para pagar a polícia, manter os esgotos ou tampar os buracos. Daí que a participação não é viável senão a conta-gotas, com um plebiscito aqui, um referendum ali e só um pedacinho do dinheiro alocado por orçamentos participativos. Mas os reais escolhos não estão aí, e sim no mau uso da democracia direta, em situações em que ela destrói a essência do princípio democrático de que todos serão representados.


(Claudio de Moura Castro, A democracia e suas derrapagens. Veja, 29.07.2015)

Assinale a alternativa em que o pronome substitui corretamente os termos destacados.

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreto. O verbo termina em ditongo nasal. Sendo assim, já que o pronome foi posicionado após o verbo, isto é, em ênclise, faz-se necessária a forma "-nos" e não "os". Correção: "escolhem-nos";


    b) Incorreto. Diferente do caso acima, aqui, apesar da terminação em ditongo nasal, o pronome deve vir na forma "a" e em próclise, visto que a partícula "que" impede a ênclise e, por consequência, a forma "-na". Correção: "que a fazem andar".


    c) Incorreto. O verbo se acha em uma das suas formas pronominais (no caso gerúndio) e o pronome deve estar em ênclise (posposto ao verbo). Além do mais, o verbo é bitransitivo e o objeto indireto deve ser representado pelo pronome "lhe". Correção: "delegando-lhes as decisões";


    d) Correto;


    e) Incorreto. O verbo "distribuir" não é transitivo indireto, portanto é incorreto o uso do pronome "lhe". Correção: "como distribuí-lo".


    Letra D



  • A... os cidadãos escolhem seus dirigentes... / os cidadãos escolhem-os.(escolhem-"nos") - ERRAD0

    B... as decisões que fazem andar a nação./ que lhe fazem andar. (QUE "A" FAZEM ANDAR) - ERRAD0

    C... delegando a eles e a seus prepostos as decisões... / os delegando as decisões.("LHES" DELEGANDO AS DECISÕES) - ERRADO

    D... que as decisões políticas reflitam a vontade coletiva... / que as decisões políticas reflitam-na. (CERTO)

    E... se o povo decidisse como distribuir o orçamento público... / se o povo decidisse como lhe distribuir. (SE O POVO DECIDISSE COMO "O" DISTRIBUIR)

    Mortais, fé na missão.

    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!



  • a) escolhem-NOS

    b) a andar/ andá-la

    c) delegando-lhes 

    d) correto

    e) o distribuir 

  • Terminados em R,S,Z: lo(s), la(s)

    Terminados em ditongo nasais ( am, em, ão): no(s), na(s)

    O(s), A(s) : Objeto direto

    Lhe(s) : Objeto Indireto / Complemento Nominal

  • Palavras terminadas em R,S,Z substitua por lo,la,los,las

    Palavras terminadas em M,ÕE,ÃO (SONS NASAIS) substitua por no, na, nos, nas