-
C - o que o aluno já sabe não é sinônimo do que já lhe foi ensinado.
-
Alguém saberia como justificar esse gabarito?
-
Pedro Machado
Na perspectiva construtivista, o aprendizado é privilegiado através da solução de problemas. O construtivismo serve-se da psicologia e da filosofia para explicar como a inteligência se desenvolve.
Segundo este modelo, podemos afirmar que a inteligência resulta da capacidade do ser humano de adaptar-se ao novo, de encontrar soluções para as diferentes realidades. As atividades repetidas tornam-se importantes para que seja possível encontrar diferentes formas de explorar o mundo à sua volta.
O construtivismo indica que o sujeito não nasce com suas estruturas cognitivas já constituídas. É ao longo do tempo, através do contato com a natureza e com a sociedade que o sujeito vai se adaptar para garantir sua sobrevivência.
"O aluno não necessita de pré-requisitos para aprender, mas sim de conhecimentos prévios."
O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de significação e ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois com base neles o indivíduo interpreta e reinterpreta o mundo.
fonte: https://brainly.com.br
-
Na perspectiva construtivista - de resolução de problemas - o professor não pode considerar como sinônimos o que o aluno já sabe e o que lhe foi ensinado, pois não são necessariamente a mesma coisa. Para que isso não aconteça, é preciso que o professor desenvolva uma sensibilidade e uma escuta atenta para a reflexão que as crianças fazem, supondo que o que elas pensam tem sentido e não é fruto de sua ignorância
-
Letra C
A concepção construtivista de aprendizagem é de vertente progressivista seu principal percursor é Piaget o aprendizado é construído em relação ao meio e ao sujeito.
A pedagogia progressivista tem como características: a escola retrata a vida do estudante que é um ser ativo investigador , o que mais importa são as experiências de descoberta o professor é apenas auxiliar da aprendizagem.
A) as ideias prévias são pré-requisitos para aprendizagem. Errado o aprendizado é por meio das experiências do dia-a-dia, então, o aluno constrói seu conhecimento baseado em investigações
B) o conhecimento é apreendido pela repetição do que já foi ensinado. Errado esta concepção se contrapõe ao ensino tradicional memorístico o aluno é um ser ativo
C) o que o aluno já sabe não é sinônimo do que já lhe foi ensinado. Certo como o aluno constrói a aprendizagem por meio de experiências cotidianas nem sempre o que ele sabe já foi lhe ensinado.
D) ensino e aprendizagem são dois processos que se confundem. Errado neste caso o professor é apenas auxiliar da aprendizagem o aluno que constrói seu conhecimento.
E) o processo de aprendizagem deve se adequar ao de ensino. Errado como não há um ensino propriamente dito é o contrário a aprendizagem que se adequa retratando a vida do estudante