-
Estado não é soberano, ele é autônomo, apenas a União,como República Federativa do Brasil é soberana.
-
Pedro Henrique vc se equivocou! No Pacto Federetivo segundo o Gran Oline: "Isso significa, em outras palavras, que o Estado Brasileiro possui 4 entidades que no âmbito interno NÃO são soberanas, mas SÃO AUTÔNOMAS. A SOBERANIA é da República Federativa do Brasil. Lembrem-se: quem é soberana é a República Federativa do Brasil, ou seja, o Estado Federado. A União não é soberana, Ela é AUTÔNOMA. " Então a parte em que cita a União está errada!
-
GABARITO: B
-
GABARITO: B
-
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
Cuidado com respostas mais curtidas com informações ERRADAS!
-
A questão referente a SOBERANIA é inerente a assuntos externos. Ou seja, um Estado é soberano mediante outros Estados. (políticas internacionais)
Já no âmbito interno o termo correto a ser usado seria AUTONOMIA
-
União, Estados, Distrito Federal e Município (entes políticos) não são soberanos, apenas têm autonomia.
Único que é soberano é República Federativa do Brasil.
Vi pessoas dizendo que União é soberano, cuidado.
-
A fonte mais adequada para a compreensão do tema a questão é a Revista Pós Ciências Sociais, de onde foi extraído o pequeno trecho colocado na entrada da questão. Há também publicações jurídicas, como a Jusbrasil, que esclarecem o tema de forma bastante didática.
Uma das afirmativas apresenta corretamente a função e proposta dos Conselhos Gestores no que se refere à elaboração de políticas públicas.
A) INCORRETA – A problemática da soberania do Estado não se relaciona com o estabelecimento de Conselhos Gestores. A gestão participativa pode, no entanto, ser um mecanismo de garantia de direitos de cidadania.
B) CORRETA – A grande conquista dos Conselhos Gestores é a construção de políticas públicas por uma associação de Estado e sociedade civil , o que é democrático.
C) INCORRETA- A garantia de democracia advém da prática dos Conselhos Gestores e não apenas por existir a exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas e a institucionalização dos Conselhos Gestores
D) INCORRETA – A construção de uma gestão democrática não ameaça a soberania do Estado
Gabarito do Professor: Letra B.