SóProvas


ID
2821975
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A essência do trabalho da assessoria de comunicação pode ser definida como a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Como foi cobrado em outras provas:

    Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Porto Ferreira - SP Prova: Assesssor de Imprensa

     O Manual de Assessoria de Comunicação e Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas, 2007, destaca que as equipes de assessorias de comunicação têm como funções primordiais criar um plano de comunicação e estabelecer a importância desse instrumento, tanto no relacionamento com a imprensa, quanto com os demais públicos internos e externos.

     

     

  • A: refere-se ao conceito de Assessoria de Impresa

    Gabarito: B

  • A Assessoria de Comunicação tem a função de estabelecer um diálogo entre a empresa e seus diversos públicos, isso é de fundamental importância para qualquer organização que pretende atingir seus objetivos e concomitantemente satisfazer a vontade desses públicos. Para isso, profissionais de Comunicação que atuam em Assessoria de Comunicação têm estratégias e a capacidade para lidar com os vários públicos. Koplin e Ferrareto apud Souza define Assessoria de Comunicação: 

    A Assessoria de Comunicação Social (AC ou ACS) presta um serviço especializado, coordenando as atividades de comunicação de um assessorado com seus públicos e estabelecendo políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. (2008, p.21).

    De acordo com Braga e Tuzzo os trabalhos dos Assessores de Comunicação são comumente desenvolvidos em organizações de pequeno, médio e grande porte das mais variadas áreas de produtos e serviços. Os autores ressaltam que entre tantas funções dos profissionais da Assessoria, existe a de trabalhar com a imagem e identidade da empresa.

    A Assessoria de Comunicação pode atuar como fator de reforço ou correção da imagem na consecução dos objetivos pretendidos por uma organização social nos mais variados níveis: municipal, estadual, federal e ainda públicas ou privadas. Além disso, pode atuar na formação de imagem de profissionais liberais. (2012, p.3) 

    No Manual de Comunicação da Federação Nacional dos Jornalistas explica que as organizações podem contar com equipes de assessorias de comunicação internas ou terceirizadas e as funções são:

    Criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos); colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização; estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades; detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico; desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação; avaliar frequentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos; criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos; preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil. (2007, p.8)

    Fonte:https://especializacao.fic.ufg.br/up/294/o/O_papel_da_assessoria_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_no_relacionamento_entre_as_organiza%C3%A7%C3%B5es_e_seus_v%C3%A1rios_p%C3%BAblicos_-_Let%C3%ADcia_Santana.pdf