-
SIM E NÃO... AGUARDAR GABARITO OFICIAL DO CESPE!
Práticas de reconhecimento e valorização dos empregados favorecem a motivação dos funcionários, não há dúvidas, mas a questão induz o candidato ao erro ao deixar subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados, o que está errado, uma vez que sua não aplicação aos funcionários mais engajados geraria perda de sua motivação. Por essa razão, você deve solicitar aanulação.
Estrategia Concursos
-
Gabarito preliminar: certo. Solicitar anulação.
Práticas de reconhecimento e valorização dos empregados favorecem a motivação dos funcionários, não há dúvidas, mas a questão induz o candidato ao erro ao deixar subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados, o que está errado, uma vez que sua não aplicação aos funcionários mais engajados geraria perda de sua motivação. Por essa razão, você deve solicitar a anulação.
FONTE: CARLOS XAVIER
-
GABARITO: CERTO
Segundo a Teoria dos 2 fatores / bifatorial (de Herzberg) são:
FATORES MOTIVADORES:
crescimento individual, reconhecimento profissional, autorrealização, valorização do desempenho, o conteúdo do trabalho e o exercício de responsabilidades.
FATORES HIGIÊNICOS (que não motivam, mas que sua ausência causam desmotivação):
salários, benefícios sociais, tipo de chefia, conndições de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, etc.
-
ENUNCIADO - Julgue o item seguinte, relativo a gestão de pessoas.
A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.
Gabarito: CERTO.
A ideia de valorizar é, além de um modelo de recompensa, um estilo de atrair os menos engajados aos propósitos organizacionais. Isso porque a gestão do desempenho procura estabelecer um compromisso mútuo entre a organização e o indivíduo. Nesse sentido, uma política de reconhecimento e valorização do desempenho permite que cada colaborador saiba exatamente quais são seus pontos fortes (aquilo em que poderá aplicar mais intensamente no trabalho) e pontos frágeis (aquilo que deverá ser objeto de melhoria através do treinamento ou desenvolvimento pessoal), ou seja, determinação da contribuição de cada membro organizacional e a melhoria do desempenho individual.
FONTE: Prof. Adriel de Sá. GranCursos.
-
Na minha humilde opinião (inclusive marquei errada na prova), se um indivíduo não está engajado com o propósito da INSTITUIÇÃO, não há como aplicar essas práticas de motivação. Talvez seja hora mesmo de demissão.. Essas fundamentações aí de anulação dessa questão, ao meu ver, estão equivocadas, visto que a questão não induz ao pensamento de que SOMENTE favorece a motivação dos que não estão engajados.
Me corrijam, por favor, se eu estiver errada. :D
-
Correta. Não favorece somente os menos engajados, mas também incentiva aqueles que já estão motivados. Para o cespe uma assertiva incompleta não significa que ela está errada, hein gente. Tomem cuidado com isso, pois o cespe adora assertivas deste tipo para enganar os candidatos.
-
Gabarito CORRETO
Políticas de reconhecimento e valorização do desempenho favorece a motivação de todos. Favorece a motivação dos menos engajados? Sim com certeza. Estar menos engajado não significa não ter nenhum engajamento. A políticas aplicadas podem sim fortalecer o elo com o projeto provocando transformações, até mesmo entre aqueles que estão menos engajados.
-
Jordana Carvalho, faço as minhas as tuas palavras. Eu tbm marquei errado.
-
Deveria ter sido anulada, mas não foi.
A banca manteve o gabarito como "Certo".
-
Essa questão foi muito mal formulada, tendenciosa. Deveria ser anulada.
-
Achei bem intuitiva ;)
-
Gab: CERTO
Adotar políticas que reconhecem e valorizam o desempenho dos empregados vai favorecer a motivação daqueles que estão dispersos, sem comprometimento ou desmotivados a alcançar os mesmos objetivos da organização. As pessoas gostam de ver e de ter seu trabalho reconhecido, quando a empresa adota essas políticas e o indivíduo percebe que está tendo retorno do seu trabalho, isso vai gerando força de vontade, o querer fazer, desenvolve a atitude, a iniciativa, etc.
-
Errei essa questão na prova! A pergunta formulada está empregada no sentido global...
-
"A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição."
A banca deu como correta, ou seja, do posto de vista da banca, se vc não se sentir engajado ao "cair" em uma organização que tem como propósitos corrupção e práticas satanistas, basta vc que vc perceba que lá os funcionários são reconhecidos e valorizados pelo seu desempenho, que vc se sentirá MOTIVADO!
:) levem na esportiva meu comentário.... :) kkk
-
Não concordo com o gabarito.Como a empresa vai valorizar o funcionários menos engajado? Ao meu vê a valorização e reconhecimento deve se dirigir a funcionários engajados que vestem a camisa da empresa.
Acredito que quando os funcionários desmotivados perceber que será reconheci pelo seu trabalho que a empresa reconhece o esforço isso sirva como motivação. Mas da forma que está na questão não achei lógica.
-
Não passei nesse concurso! Triste!
-
Meu Deus! Se a pessoa não está engajada com o PROPÓSITO da instituição, como que ela vai trabalhar lá? O propósito é quase que a razão de ser de uma empresa! Se ela não está engajada, não há nada que a faça se comprometer com o seu propósito! Isso daí já entra em questões pessoais e valorativas.
-
Simples gabarito que tem a justificativa do CERTO e do ERRADO. Infelizmente o cespe decide. A meu ver, é um item bem capcioso.
Pq por ex, se o funcionário está menos engajado não será uma mootivação de desempenho que vai fazê-lo andar à frente, digamos, mas ao mesmo tempo pode sim ser motivado e ser o destaque entre os primeiros, por ex. E produzir e trabalhar cada vez mais por prazer e render melhor.
-
"Práticas de reconhecimento e valorização dos empregados favorecem a motivação dos funcionários, não há dúvidas, mas a questão induz o candidato ao erro ao deixar subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados, o que está errado, uma vez que sua não aplicação aos funcionários mais engajados geraria perda de sua motivação. Por essa razão, você deve solicitar a anulação."
Fonte: Prof Carlos Xavier
Na época marquei errada, e não conseguia entender esse gabarito, mas vendo por outro lado, o Cespe não restringiu, mais uma vez aquelas questões incompletas que não estão erradas ¬¬
-
Assertiva: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.
Acho que o ponto chave dessa questão é o termo "menos engajado". O que quer dizer esse termo? Entre outros significados, encontrei os seguintes no dicionário: aderir, adotar, apoiar, seguir, envolver-se, comprometer-se...
Sendo assim, um colaborador menos engajado, no meu entender, não quer dizer que não seja participativo ou não esteja de acordo com a política estratégica da organização, apenas está abaixo da média estipulada pela empresa (vamos assim dizer), por uma série de motivos, como por exemplo, é novato ou está com alguma dificuldade.
O gestor, com seu olhar mais refinado e pela sua experiência, pode perceber que esse colaborador tem potencial e pode se engajar mais aos objetivos da empresa e, reconhece esse potencial represado e de alguma forma, valoriza esse funcionário, no intuito de ver aflorar nele maior engajamento e desenvolvimento pessoal, profissional e tb trazer crescimento para empresa.
Com esse pensamento, entendi que a assertiva é Correta.
-
A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.
Ou seria melhor pode favorecer??? Se aparecer um caso de uma empresa que adotou taís políticas e a motivação não ocorreu???
-
Acerto na prova e erro aqui. Glória a Deuxxx!
-
Questão: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.
Minha opinião: em relação à Cespe, devemos analisar estritamente o que foi dito. Se ela fala, por exemplo, que funcionários engajados são motivados, NÃO podemos deduzir que funcionários não engajados sejam desmotivados. Trazendo isso pra questão, ela diz que favorece (e não APENAS) os menos engajados. Exemplo: imagine que você trabalhe numa organização e o seu salário seja o mesmo há 5 anos. Por isso, você tende a se desmotivar. Suponha que, de repente, cria-se uma política de valorização profissional que diz que, caso você obtenha melhores resultados, terá um aumento proporcional...
-
Isso é verdade. Eu sou um exemplo disso. Defino minha carreira de concurseiro em ANTES do QC e DEPOIS do QC.
-
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elemento fundamental para a motivação dos funcionários ao reconhecimento do seu desempenho na organização. Assim, a recompensa deve funcionar como um reforço a permanência e o engajamento das pessoas na organização. A motivação das pessoas é fundamental nas organizações bem-sucedidas.
certo
-
GABARITO - CERTO
Pense em você trabalhando em uma empresa que não te valoriza, você é o que mais trabalha no seu setor e ainda assim é tratado como igual, está desmotivado, de repente, chega um novo gerente do seu departamento que premia, valoriza e reconhece o seu trabalho. Sua motivação tende a aumentar.
-
Conforme algumas teorias o reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação. ok!
De qualquer empregado.
A questão não restringe que é somente/exclusivamente dos menos engajados, deve-se interpretar que é de todos, inclusive dos menos engajados.
-
Pessoal, esquecendo a banca, vamos levar para o nosso dia a dia. Muitas vezes os empregados não estão engajados, pois as empresas não os reconhecem, só sabem cobrar, exigir e nem um "muito obrigado" oferecem. Sei que a relação de trabalho é regida por contrato que diz "eu te pago e você executa e eu executo e você me paga". Mas o ser humano é MOTIVACIONAL. Tudo que fazermos tem um motivo que gera a ação. Então, se o empregado for reconhecido e valorizado uma boa parte (não todos) dos desmotivados e menos engajados vão mudar de postura.
Assim, a assertiva está correta!
-
-
CERTO
-
A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição. (CORRETO).
A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação apenas daqueles menos engajados com o propósito da instituição. ( ERRADO)
Reconhecimento e valorização são capazes de motivar? Claro que sim.
E salário sempre motiva? depende da teoria adotada...rs. Pela teoria dos dois fatores, sua ausência desmotiva, mas, por incrível que pareça, sua presença (fator higiênico) não é capaz de motivar.
-
Na minha opinião, a palavra FAVORECE torna a questão correta. favorece sim, mas se tivesse por exemplo a palavra GARANTE ESTARIA ERRADO.
-
Como a questão não restringiu a este grupo, fui de certo.
Essa disciplina é um mundo pra mim.
-
Coloque-se no lugar de alguém que não está muito interessado no propósito de uma instituição. Nesse caso, você está mais preocupado com o seu salário que propriamente com "emanar" os objetivos dessa instituição.
No entanto, essa instituição pode fazer com que você trabalhe indiretamente em prol dos objetivos dela, reconhecendo e valorizando seu desempenho. Consequentemente, você aumentará sua renda sem estar agindo em consonância direta com a instituição.
GABARITO: Correto.
-
Não creio que esta questão tenha sido anulada pois ela não deixa claro que os outros funcionários da empresa ficariam desmotivados. A gente tem que focar no que a questão pede e ponto.
GABA CERTO
-
Está correta porque não pede de teoria alguma, então, na vida real (sem teorias), a motivação se dá de forma extrínseca tb.
-
Esse professor é muito bom, parece ser muito inteligente.
-
A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.
OBS.: a questão não afirma que apenas ou só, favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição. Desta forma a questão está CORRETA.
-
CERTO
Fatores Motivacionais
→ Relacionados ao trabalho em si.
Fatores Higiênicos
→ Relacionados ao ambiente de trabalho.