SóProvas


ID
2827588
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em perícia de prestação de contas, o perito pode se deparar com situações que envolvam retificações de lançamentos contábeis. Assim, com base no que dispõe a ITG 2000 (R1) – Escrituração Contábil sobre a retificação de lançamento contábil, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ajuste de amarração NÃO!

  • GABARITO: D

    Retificação de lançamento contábil 

    31. Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:

    a) estorno;

    b) transferência; e

    c) complementação.

    32. Em qualquer das formas citadas no item 31, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

    33. O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

    34. Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada.

    35. Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.

    36. Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.

  • Gabarito LETRA D

    Os principais erros de escrituração (lançamento) no livro diário são título, valor, inversão, duplo registro, omissão, histórico incorreto.

    O erro deve ser retificado através do estorno (consiste em um lançamento inverso àquele feito erroneamente), da transferência (aqui, o estorno é parcial, ou seja, deve ser corrigida a conta indevidamente debitada ou creditada) e da complementação (completa o valor anteriormente registrado).