SóProvas


ID
2828338
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao tema da desapropriação, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O Poder Judiciário efetiva a desapropriação.

  • A) justamente ao contrário, o legislativo pode fazer desapropriação, mas os atos executório são praticados pelo executivo.

    b) a legislação adimite desapropriação de bens públicos observados dois requisitos: autorização legislativa (salvo desapropriação amigável) e desapropriação de cima para baixo ( consequência, bens federais sao inexpropriáveis e os municípios NÃO podem desapropriar bens públicos de outros entes)

  • Vide http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3365.htm


    Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública.

  • Gabarito letra "A"



    A - INCORRETA

    Art. 8 o O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.


    B - CORRETA

    Art. 1º (...) § 2 o Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.


    C - CORRETA

    Art. 3 o Os concessionários de serviços públicos e os estabelecimentos de caráter público ou que exerçam funções delegadas de poder público poderão promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato.


    D - CORRETA

    Art. 34-A. Se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. (Incluído pela Lei nº 13.465, de 2017)

  • Promover a desapropriação= fase executória.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 8   O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

    FONTE: DECRETO-LEI Nº 3.365, DE 21 DE JUNHO DE 1941.

  • A presente questão trata do tema da desapropriação.

     

    Passemos a analisar cada uma das alternativas apresentadas, lembrando que é solicitada a assertiva incorreta.

     

    A – ERRADA – O Poder Executivo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Legislativo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

     

    Não é o “Poder Executivo” conforme mencionado na questão, vejamos:

     

    Nos termos do art. 8° do Decreto-Lei n. 3.365/41: O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

     

    B – CORRETA – Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

     

    Conforme literalidade do art. 2°, §2° do Decreto-Lei n. 3.365/41, vejamos:


    Art. 2°  Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. (...) § 2o  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.”

     

    C – CORRETA – Os concessionários de serviços públicos e os estabelecimentos de carater público ou que exerçam funções delegadas de poder público poderão promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato.

     

    Conforme literalidade do art. 3° do Decreto-Lei n. 3.365/41, vejamos:


    Os concessionários de serviços públicos e os estabelecimentos de carater público ou que exerçam funções delegadas de poder público poderão promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato.”


    D – CORRETA – Se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel.

     

    Conforme literalidade do art. 34-A do Decreto-Lei n. 3.365/41, vejamos:


    Se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel.”





     

    Gabarito da banca e do professor: letra A.