SóProvas


ID
282934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere a prevenção e combate a incêndio, julgue os
próximos itens.

O pó químico seco é um agente extintor que atua por abafamento, mas, ao utilizá-lo deve-se considerar que ele é corrosivo e pode danificar equipamentos eletroeletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • O agente extintor que NÃO É CORROSIVO e é indicado para combater incêndio em equipamentos energizados SEM QUE OS DANIFIQUEM é o gás carbonico presente no extintor tipo DIOXIDO DE CARBONO, e não o pó quimico especial presente no extintor tipo QUIMICO SECO (esse ultimo pode ser usado em fogo classe C, porém, como é altamente corrosivo, pode danificar os equipamentos).
  • O tipo Pó-Químico age por abafamento e pela quebra da reação química em cadeia.
  • Agente Extintor com pó químico seco (BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO)

    Indicado para incêndio de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado, também, em incêndios de classes A e C.

    .

    Geralmente é o agente extintor que vem nos veículos.

  • Eu curtir o Alex Lacerda sem querer mas agora terei q explicar e isso me tira o meu tempo de estudo.  O PQS ( pó químico seco ) ou químico seco , será ESPECIAL para cada material ao ser utilizado para classe D meu caro ALEX LACERDA e ele é ABAFAMENTO. ele não pode ser utilizado na classe A como vc disse, sua explicação está equivocada para o fomento no assunto.

     Pó químico seco - BC D - esse último tem q ser especial para cada tipo de material

    A - água

    B - espuma 

    C - dióxido de carbono ( CO2 )

    D - pó químico seco

    Agora o esqueminha 

    A ----------------- ÁGUA

    AB --------------- ESPUMA

    BC - A* ---------- DIÓXIDO DE CABONO ( CO²) - em seu início*

    BC - D* ---------- PÓ QUÍMICO SECO ou QUÍMICO SECO - especial para cada material*

    BD --------------- BALDE DE AREIA  por meio de ABAFAMENTO

    D ----------------- LIMALHA DE FERRO FUNDIDO

    Água nunca será empregada: MUITO CUIDADO AQUI!

    B ----------------- SALVO quanrdo PULVERIZADA em forma de NEBLINA

    C ----------------- SALVO forma PULVERIZADA

    D ----------------- NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA , pelo Amor de Deus!!! NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA...

    Só pra esclarece, o q vale é o q está na NR - 23 e não o q as pessoas vão achar, para prova será isso se quiser acertar a questão.

     

     

     

     

     

     

     

  • QUANDO FALAMOS DE ABAFAMENTO,  QUE ELE ESTÁ AGINDO EM REDUZIR O OXIGÊNIO DO LUGAR,  JÁ QUE PODEMOS AGIR CONTRA O FOGO NOS TRÊS TIPOS, RETIRANDO O OXIGÊNIO,  RETIRANDO O COMBUSTÍVEL, OU REDUZINDO O CALOR.

    EM UMA SALA DE AULA, COM 20 CADEIRAS, VOCÊ CONSEGUE APAGAR O FOGO RETIRANDO TODAS AS CADEIRAS, QUE SERIA O COMBUSTÍVEL, MAS É BEM COMPLICADO DE FAZER ISSO NA HORA, PELO TEMPO. PODEMOS AGIR  REFRESCANDO O AMBIENTE, JOGANDO ÁGUA ETC, OU PODEMOS AGIR RETIRANDO OXIGÊNIO DO LUGAR, O CO2 FAZ ISSO BEM.

  • Métodos de extinção de fogo

    Tendo em vista que o fogo surge a partir da existência conjunta das condições necessárias para a combustão, comburente, combustível, temperatura de ignição e calor, para a extinção do fogo é necessário retirar um desses elementos. Existem os seguintes métodos de extinção: por resfriamento, por abafamento ou pela retirada do material.

    Extinção pela retirada do material – Isolamento

    Esse método de extinção atua na base do fogo. Um dos componentes necessários é retirado, de forma que a chama se extingue, pode ser retirado o combustível (que queima) ou os combustíveis próximos ao fogo e que ainda não queimam.

    Extinção pela retirada do comburente – Abafamento

    Sem comburente não a chama, dessa forma no abafamento o contato do oxigênio com o combustível é reduzido ao mínimo ou impedido completamente.

    Extinção pela retirada do calor – Resfriamento

    Para apagar o fogo através do método de resfriamento a temperatura precisa ser reduzida para reduzir a emissão de calor (responsável pela temperatura de ignição), fazendo com que o combustível pare de gerar gases e vapores.

    Extinção Química

    Esse método de extinção faz uso de produtos externos à combustão que, ao serem lançados no fogo, tem suas moléculas desassociadas pela ação do calor. A partir disso, elas se misturam com os componentes do fogo de forma que o resultado seja uma mistura não inflamável.

    Extintores de incêndio

    Os extintores são destinados ao combate rápido e imediato dos focos de incêndio, de preferência em seu ponto de origem. Eles não devem ser considerados como substitutos dos sistemas de extinção de incêndios, como mangueiras e sprinklers, uma vez que são equipamentos adicionais e limitados.

    A instalação dos extintores deve ser feita sobre suportes na parede ou no piso, sempre em locais visíveis, sinalizados e de faço acesso e que não impossibilitem a passagem nas rotas de fuga.