SóProvas


ID
2831659
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO I

             6 MITOS SOBRE O CÉREBRO EM QUE VOCÊ PRECISA

                               PARAR DE ACREDITAR


      Ouvir Mozart te deixa mais inteligente? É possível aprender inglês dormindo?

      Diversos pesquisadores tentam entender o funcionamento da mente e do cérebro. Por serem tão complexos, alguns conhecimentos são baseados em crenças e não passam de mitos. Confira algumas das informações falsas: 

      Aquele 90% é vagabundo?

      A história de que só usamos 10% do cérebro pode ter surgido com o estudo The Energies of Men (1908), de William James, no qual ele aponta que usamos uma pequena parte da capacidade do cérebro — mas sem definir a porcentagem.

      Outra hipótese para a crença é a falta de conhecimento da neurociência. Os neurônios da massa cinzenta, que representam uma a cada dez células cerebrais, são responsáveis pelo processamento do cérebro. Já as células gliais, da massa branca, dão suporte e nutrição aos neurônios.

      Cientistas provaram que não é possível aproveitar as células gliais para desempenharem as mesmas funções dos neurônios. Ou seja, você já está usando 100% da capacidade do seu cérebro.

      Aprender outro idioma dormindo.

      Não há nenhuma pesquisa ou experimento que confirme a tese de que podemos aprender outra língua apenas escutando um CD enquanto dormimos.

      Em 2014, Thomas Schreiner e Björn Rasch mostraram que ensinar um idioma durante um movimento ocular mais lento, ou ao despertar, pode melhorar a capacidade de memorizar as novas palavras — mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua.

      Mozart deixa as crianças mais inteligentes.

      Um artigo publicado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, em 1991 criou o termo "efeito Mozart". No estudo, 36 estudantes tiveram que realizar uma atividade mental: os jovens que ouviram o compositor durante dez minutos antes do teste registraram as melhores performances.

      A partir disso, surgiram diversos produtos para o público infantil com trechos de Mozart, indicando que escutá-lo poderia melhorar a inteligência dos pequenos.

      Em 2010, foram analisadas várias pesquisas sobre a relação entre música e conhecimento. Nenhuma delas comprovou o "efeito Mozart".

      Deixe a esquerda livre.

      Os hemisférios do cérebro são responsáveis por atividades diferentes, mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade. A língua que você fala, por exemplo, é controlada pelo lado esquerdo, enquanto a voz é moldada pelo lado direito.

      Estudo da Universidade de Utah examinou 7.266 regiões do cérebro em mais de 1 mil pessoas, enquanto elas executavam pequenas tarefas. O diagnóstico não comprovou que os participantes usaram com mais potência o lado esquerdo ou direito.

      Álcool aniquila células do cérebro.

      Em 1993, Grethe Jensen analisou neurônios de pessoas que consumiam bebidas alcoólicas e que não bebiam. Os resultados não indicaram diferenças no número ou densidade de células cerebrais.

Ou seja, o álcool não mata suas células e beber, a princípio, está liberado — desde que seja com responsabilidade e moderação.

      Dano cerebral é eterno?

      Dependendo da lesão, o cérebro consegue se recuperar. Uma concussão, por exemplo, pode até interromper algumas funções do órgão, mas temporariamente. Caso não haja traumatismo posterior na cabeça, é possível se recuperar totalmente.

      Além disso, o cérebro pode se adaptar a lesões mais graves no processo conhecido como neuroplasticidade. Nessa situação, o órgão redireciona suas funções desativadas por condições mais sérias.

                        (Fonte: Revista Galileu com informações da BBC, 13/11/2017)

Observe as orações abaixo retiradas do TEXTO I e, em seguida, marque a proposição correta:


I. “mas sem definir a porcentagem”

II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua”

III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade”

IV. “mas temporariamente”

Alternativas
Comentários
  • Um texto desse tamanho, com tantas linhas e parágrafos, a questão OBRIGATORIAMENTE tinha que dar a localização de cada passagem no texto. Falta de respeito!!!!!!!!!

    Aposto que a taxa de erro gigante é porque ninguém animou voltar no texto para conferir.

    Essa banca da UFRR é um GRANDE LIXO.


    SHAME ON YOU UFRR, SHAME ON YOU.


  • Henrique, pensei a mesma coisa.

    Isso é uma sacanagem! 

  • esse texto sem marcaçao

  • O problema de fazer isso Felipe é que você acaba pegando um "vício". É melhor procurar no texto mesmo, porque na hora da prova possa ser que a sua banca faça a mesma coisa que a UFRR fez.

    Ou então, deixa essa questão para resolver no final.

  • GABARITO E

    As orações intercaladas (ou interferentes) representam um assunto que nos lembra uma outra modalidade de orações já existentes – as orações subordinadas. São denominadas subordinadas porque apresentam uma dependência sintática entre os termos que as compõem.

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” ("QUE" CONJ. INTEGRANTE, substituída por "isso, disso, nisso")

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” ("QUE" CONJ. INTEGRANTE, substituída por "isso, disso, nisso")

    Oração Coordenada Adversativa - "MAS"

    I. “mas sem definir a porcentagem”

    IV. “mas temporariamente”


    bons estudos

  • exato, pergunta mal feita que leva o candidato ao erro.

  • Uma pergunta: o item IV não é oração coordenada adversativa!

    Para ser oração tem que ter verbo!

     

    Caso esteja errado me corrigir!

  • Magnus o verbo (interromper) está elíptico. Mas (interrompe) temporariamente.

  • EU ERREI ESTA QUESTÃO, PORÉM VALORIZAREI ESTE ERRO. QUESTÃO BEM FEITA!

  • I. “mas sem definir a porcentagem” (Oração Intercalada)

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” (Oração Intercalada)

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” (Oração Coordenada Adversativa)

    IV. “mas temporariamente” (Oração Coordenada Adversativa)


  • Aguem pode me explicar o pq todas nao sao adversariva??
  • não li nem o texo preguiça , tentei ir pelo obvio e acertei

  • Sinceramente achei foi que nenhuma oração estivesse intercalada e sim que poderia ser substituído alguns travessões por vírgulas..kkkk tem horas que a gente pensa que melhora o nível e a bagunça que o examinador faz.. desfaz qq ameaça de ego kkkkkk

  • Banca lixo

  • Mas porque a letra "D" esta errada? alguns hifens podem ser substituídos por vírgulas?

  • A "D" está errada, @Robson Arcênio Faria, porque o termo correto não é hifens, e sim travessões.