SóProvas


ID
2832454
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada por hiperresponsividade, com episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. Em relação ao tratamento farmacológico da asma, considere as afirmações abaixo.

I A ação broncodilatadora do brometo de ipratrópio se deve a sua ação β2-agonista, que comumente é empregado em associação com salbutamol pela via inalatória.

II O montelucaste inibe a atividade inflamatória dos leucotrienos cisteínicos no decorrer do processo asmático.

III Salbutamol, fenoterol e terbutalina são broncodilatadores de curta duração habitualmente utilizados na crise asmática.

IV Beclometasona, assim como os demais corticosteroides inalatórios, atuam inibindo as cicloxigenases, enzimas pró inflamatórias.

Sobre as características farmacológicas do tratamento da asma, estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I - Erro - Ipratópio atua inibindo receptores M3

    IV - Erro - Os corticoides não agem sobre as CoXs e sim sobre a fosfolipase A2, quimiocinas citocinas envolvida no processo inflamatório.


  • O erro da I está no fato de que o Ipatrópio, assim como a Atropina, não é agonista B2-adrenérgico, é anticolinérgico e atua nos receptores muscarínicos porém ele é comumente empregado em associação com o salbutamol por via inalatória exatamente por ser anticolinérgico e bronquiorrelaxante.

    Na IV, a definição está completamente errada. Os corticosteroides atuam a nível nuclear agindo sobre a expressão de genes precursores de mediadores inflamatórios.

  •  O montelucaste inibe as ações fisiológicas do LTC4, LTD4 e LTE4 no receptor de leucotrienos cisteínicos sem atividade agonista. (CORRETA)

    Sulfato de salbutamol é um agonista beta2-adrenérgico seletivo indicado para o tratamento ou prevenção do broncoespasmo. Ele fornece ação broncodilatadora de curta duração na obstrução reversível das vias aéreas devido à asma, bronquite crônica e enfisema.(CORRETA)