SóProvas


ID
2832643
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao proteger seus ocupantes das intempéries e modular as sensações de conforto ambiental, o edifício pode ser considerado uma “terceira pele” do usuário. Neste sentido, a envoltória apresenta-se como conjunto essencial para o bom desempenho qualitativo e eficiência energética da edificação. Entre os elementos que compõem a envoltória,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Outra questão da comperve que gera questionamento, a Letra C tb é coerente, ao pensar que preciso projetar e especificar minhas esquadrias antes dos elementos externos de sombreamento, visto que se minha solução de sombreamento forem definidos antes das esquadrias, como por exemplo, brises próximos a fachada, e a solução ideal para minha esquadria (em termos normativos municipais e questões de conforto) for uma janela de giro para fora da edificação isso acabaria gerando conflitos se não tivesse sido pensado em primeiro lugar para posteriormente definir o tipo de elemento protetor.

  • A

  • B) destacam-se as vedações externas, para as quais é exigida a mais longa previsão de vida útil de projeto na edificação.

    ERRADA pois segundo a NBR 15.575 (parte 1), para a ESTRUTURA é exigida a mais longa previsão de vida útil de projeto.

    Lendo o comentário da Lorraine sobre a letra C, também achei a alternativa coerente. Se alguém souber qual o erro dessa alternativa, compartilha aí com a gente!

  • Concordo com o gabarito que a C está errada, pois as esquadrias devem ser uma consequência dos elementos externos e se adequarem a eles, pois elas possuem maior flexibilidade e várias opções de tratamento.

  • Acredito que o erro da letra C é afirmar que o projeto das esquadrias deve PRECEDER as soluções de elementos de proteção. Sendo que, ambos devem ser pensados e elaborado em conjunto.

  • a alternativa "C" informa a obrigatoriedade de se proceder  as soluções de elementos externos de sombreamento, entretanto essa é uma estratégia utilizada apenas para os climas quentes, se analisarmos edificações em climas frios o ganho passivo de energia é vantajoso, acredito que por isso a alternativa esteja.

    Achei a alterntiva "A" incoerente ao citar "entre interior e a envoltória" - não seria exterior e envoltória ?

  • A questão , no enunciado, tem uma especificidade '' a envoltória apresenta-se como conjunto essencial para o bom desempenho qualitativo e eficiência energética da edificação''

    A Cobertura por receber grandes quantidades de calor é uma boa condutora de energia