SóProvas


ID
2832670
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os gastos em projeto, construção, manutenção e descarte da edificação são incluídos na análise de Custo de Ciclo de Vida. Ainda que aumentem a complexidade da execução da obra, a adoção de sistemas sustentáveis para as coberturas pode trazer economia no custo de operação da edificação, situação representada exemplarmente por coberturas

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil... Ele pede dois condicionantes na cobertura: sustentabilidade e economia de custos de operação.

    Encontrei essa definição em um fornecedor:

    "Os SISTEMAS DE COBERTURAS REFLETANTES DANOSA são soluções integrais de impermeabilização e isolamento dotados de uma superfície branca de alta refletância solar que minimiza a absorção de calor pela cobertura. Esta superfície refletante minimiza a absorção de calor da envolvente térmica, contribuindo assim para uma poupança energética dos edifícios e respeitando o meio ambiente." 

    Esse outro fornecedor coloca alguns tipos de cobertura e finaliza com ela, alegando a fácil aplicação e a baixa absorção térmica, dizendo ainda um ponto importante para esse item: " possuem um índice de refletância solar >105 permitindo melhorar o conforto térmico e diminuir o fenômeno urban heat island effect "

    Encontra mais imagens pesquisando em inglês Cool Roof

    http://passivhaus.pt/solucoes/anexos/3%20-%20danosa_envolvente_opaca.pdf

  • Trecho retirado do livro: Ventilação e Cobertas - Gildo A. Montenegro


    "Um jardim sobre a coberta plana é um bom aliado da impermeabilização eficiente, pois evita as grandes variações térmicas sobre a laje e, consequentemente, reduz os efeitos da dilatação."


    Com isso fiquei confusa.

  • Thaise

    Acredito que a C esta errada por conta dos custos posteriores com manutenção.

  • Os gastos em projeto, construção, manutenção e descarte da edificação são incluídos na análise de Custo de Ciclo de Vida. Ainda que aumentem a complexidade da execução da obra, a adoção de sistemas sustentáveis para as coberturas pode trazer economia no custo de operação da edificação, situação representada exemplarmente por coberturas

    a) de laje plana, cuja execução traz economia de material na construção e de tempo na manutenção.

    Errada. Não atende ''complexidade'' nem ''sustentabilidade''

    b) refletantes, com materiais de alta emissividade, reduzindo os ganhos térmicos por irradiação.

    Correta. Atende aos requisitos da questão, e de fato cobertas refletantes reduzem os ganhos térmicos, porque irradiam o calor.

    c) verdes, que oferecem isolamento térmico e favorecem o trabalho de impermeabilização.

    Errada. Atende ''complexidade'' e ''sustentabilidade'', mas não favorece trabalho de impermeabilização, pelo contrário, dificulta ainda mais.

    d) inclinadas, de gradação superior a 15°, favorecendo assim a instalação de placas fotovoltaicas.

    Errada. ''...por norma para uma boa eficiência energética dos painéis solares durante o inverto, deverão ficar com uma inclinação superior, de 10-15 graus, relativamente ao ângulo de latitude onde vão ficar instalados! Assim, consegue-se tirar o máximo de proveito durante o inverno, pois os raios solares possuem uma maior horizontalidade.

    Agora, de verão, devemos fazer o oposto do inverno! Assim, devemos ter uma inclinação inferior, de 10-15 graus, relativamente ao ângulo de latitude onde vão ficar instalados. Como referi, de verão os painéis solares podem ficar mais horizontais! Assim é aproveita-se melhor as horas de sol, pois é quando o sol está mais alto no céu! (https://www.portal-energia.com/qual-inclinacao-painel-solar).

    A inclinação do painel vai depender da latitude do local onde se instala.

  • Thaíse Duarte e Jéssica,o erro da letra C é dizer que FAVORECEM A IMPERMEABILIZAÇÃO!

    ë o CONTRÁRIO: coberturas verdes FAVORECEM O ISOLAMENTO TÉRMICO e DIFICULTAM a IMPERMEABILIZAÇÃO.