SóProvas


ID
2833834
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre estratégia competitiva, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Conceitos foram trocados:

    a) A estratégia do “enfoque” consiste em abordar o produto ou serviço da empresa, criando algo que seja considerado único em toda a indústria. - Na verdade, esse conceito é o de DIFERENCIAÇÃO.

    b) Gabarito.

    c) Estratégia competitiva compreende apenas ações de defesa para consolidar uma posição em uma indústria. - Creio que a assertiva ficou errada por causa da utilização da palavra "apenas".

    d) Michael Porter define 5 estratégias competitivas genéricas para enfrentar as 5 forças competitivas. - O certo seria: Porter define 3 estratégias genéricas para enfrentar 5 estratégias competitivas.

    e) Na estratégia de “diferenciação”, a ideia central é aumentar a gama de produtos e serviços oferecidos aos clientes, trabalhando prioritariamente com o mix de marketing. - Na verdade, esse é o conceito de ENFOQUE.

  • Obrigado, Sonia.

  • Não vou copiar aqui tudo então segue o link que encontrei:


    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/as-forcas-competitivas-as-estrategias-genericas-e-a-cadeia-de-valor-de-michael-porter/98306/



    Muito bom, explicou os conceitos das 3 estratégias competitivas: Liderança em custos, Diferenciação e Enfoque (Creio que a letra E não se remete ao conceito de enfoque).

  • ✿ As empresas podem tomar uma das três estratégicas genéricas propostas por Porter: liderança em custo, diferenciação e foco (também chama da enfoque ou estratégia de nicho).

    ▸ Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    ▸ Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    ▸ Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Desculpem o vocabulário, mas vocês lembrarão na prova.

    As estratégias de Porter são 3: LIFODI: Liredança de custo, Foco (enfoque) e Diferenciação.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Estratégias Competitivas Genéricas.

    Para Porter, 1986, a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente. Segundo ele, existem 3 estratégias competitivas genéricas que as organizações poderão adotar, isolada ou conjuntamente, para enfrentar as forças competitivas, com o objetivo de tornar as organizações mais competitivas.

    Liderança de Custo ou Liderança em Custo Total: essa estratégia busca tornar a organização MAIS competitiva através da fabricação de PRODUTOS MAIS BARATOS do que os produtos dos concorrentes. A organização busca liderar os custos do mercado e, desta forma, combater as cinco forças competitivas.

    A organização que adota esta estratégia está orientada para a eficiência e deverá ter boas economias de escala, bem como um bom controle e redução de custos. A “curva de aprendizagem ou experiência” também é um fator que influencia bastante e ajuda a organização a atingir o objetivo de liderar os custos do mercado.

    Diferenciação: trata-se de uma estratégia que tem por objetivo o desenvolvimento de PRODUTOS DIFERENCIADOS, ou seja, a empresa busca criar produtos que sejam reconhecidos pelos clientes como “únicos” e “inigualáveis”.

    Enfoque ou Focalização: consiste em uma estratégia de atuação em determinados NICHOS DE MERCADO. O foco poderá ser em um mercado muito especializado ou em determinados perfis de consumidores.