SóProvas


ID
2834764
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações são formadas por pessoas que muitas vezes são alocadas em grupos para interagirem umas com as outras visando atingir um determinado objetivo. Levando em consideração os estágios de desenvolvimento de grupos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    FASES DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL DE TUCKMAN

    Formação

    Tormenta, tempestade, conflito, confrontação.

    Normatilzação ou normalização

    Execução ou desempenho

    Desintegração, interrupção...

     

     

    Um mnemônico (FORTE NED ) sobre isso que postei esses dias: https://www.instagram.com/p/BpzpS_cnbRt/

     

    Fonte: Ribas (2015)

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • GAB A

    O modelo de cinco estágios,[2] criado por Bruce W Tuckman, baseia-se na padronização na criação de grupos em cinco etapas[3]: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. Importante citar que como todo modelo organizacional, não existe uma passagem de etapa clara e definida. Muitas vezes as etapas entrelaçam o término com o começo de uma nova etapa. Além disso, não há padronização de qual etapa é a melhor para alcançar a perfeição em um processo como um todo. Cada grupo possui objetivos diferentes e formas diferentes de interagir, muitas vezes, inclusive, existindo apenas uma etapa do modelo.[1]

    Formação

    Estágio em que se inicia a formação do grupo (forming), porém, há incertezas de como o grupo será estruturado, liderado e o que é permitido. Alguns autores afirmam que nessa fase existem “testes” promovidos pelos membros do grupo para saber se algumas ideias, posições e comportamentos serão aceitos no grupo. Ao término dessa etapa, cada membro aceita-se como parte de um grupo.

    Tempestuosidade

    Etapa dos conflitos (storming). Os testes providos anteriormente são confrontados entre os membros do grupo, como hierarquização, líder, motivo da existência e limites. Ao término da etapa, a hierarquia e liderança estarão estabelecidas, além dos conflitos solucionados.

    Normalização

    Etapa em que o grupo demonstra interatividade e os problemas e conflitos pessoais são deixados de lado para o bem do grupo (norming). Além disso, os objetivos e entendimento das funções implementadas no grupo são estabelecidas e aceitas por todos.

    Realização

    Etapa em que o grupo está concentrado em efetuar e concluir os objetivos anteriormente definidos (performing).

    Suspender

    Nos casos de grupos de longa duração, o desempenho é a última etapa. Porém, em casos de grupos que serão dissolvidos, existe a etapa de suspensão (adjourning). Aqui o único objetivo do grupo é finalizar os objetivos e completar as missões a eles designados até o término do grupo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1gios_de_desenvolvimento_de_grupo

  • caralho

  • Ainda há incertezas.

  • GAB. A


    1. FORMAÇÃO=> Definição do propósito da estrutura e da liderança. Grande incerteza. Esta fase termina quando já se reconhece como participantes.


    2. CONFLITO / TORMENTA => Conflitos sobre questões de controle. Ajuste e negociações sobre quem fará o que, os conflitos nunca devem ser ignorados, e sim tratados.


    3. NORMATIZAÇÃO / NORMALIZAÇÃO => Desenvolve relacionamentos próximos e coesão. Constroem-se relações de maior proximidade e os sentimentos. Lideranças são formadas e papéis bem definidos.


    4. DESEMPENHO => Equipe que faz a tarefa de fato. É totalmente funcional. É a ''fase da produtividade''


    5. DESINTEGRAÇÃO / INTERRUPÇÃO => Preocupação com a conclusão das atividades. Preparo para desfazer a equipe. É ''normal'' quando são alcançadas as metas traçadas para a equipe.


    FONTE: Ribas

  • No estágio de FORMAÇÃO tudo ainda é INCERTO

    Orientação e desenvolvimento do grupo;

    Início de relações ("quebrar o gelo);

    Instabilidade e INCERTEZA;

    o líder deve encorajar os participantes.

  • Estágios de desenvolvimento do grupo

    ROBBINS (2005, p.187) diz que "os grupos geralmente passam por uma sequência padronizada em sua evolução." Essa sequência é conhecida como modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. Esse modelo é composto por cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.

    1. Formação: E o estágio inicial, no qual os membros estão começando a interagir. E caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão "reconhecendo o terreno" para descobrir quais comportamentos são aceitáveis. É neste momento que os membros começam a pensar em si mesmos como partes do grupo.

    2. Tormenta: Caracterizado pela ocorrência de diversos conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas demonstram resistência em relação aos limites da individualidade. Há também conflito quanto a definição de quem irá liderar o grupo. É durante a tormenta que os membros medem forças, estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento desta etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo.

    3. Normalização: Começa a haver coesão no comportamento do grupo, tornando os integrantes mais próximos uns dos outros. Surge um sentido de identidade e os membros começam a agir como uma unidade coordenada. Ao final deste estágio a estrutura do grupo se torna mais sólida, de tal forma que o grupo assimila um conjunto de expectativas que definem qual deverá ser o comportamento mais adequado para o grupo.

    4. Desempenho: E o estágio no qual a estrutura do grupo é funcional e aceita, ocorre após o estabelecimento da hierarquia - estágio da tormenta - e das normas - normatização. Nesta fase, o grupo está coeso e a sua energia é analisada nas tarefas a serem realizadas. Nos grupos permanentes de trabalho, este pode ser considerado o último estágio de formação, sendo que a etapa do desempenho continuará ocorrendo de forma contínua. Em grupos temporários, haverá ainda a etapa de interrupção.

    5. Interrupção: E o estágio final do desenvolvimento dos grupos temporários, pois prepara o grupo para seu fim. Como as atividades deverão ser concluídas e o grupo dissolvido, o foco deixa de ser o desempenho das tarefas e passa para o encerramento dos trabalhos. Nesta etapa, podem surgir sentimentos conflitantes dentro do grupo. Enquanto alguns membros se sentem mais contentes com o desempenho obtido, outros ficam abatidos com o encerramento e com o fim da amizade nascida a partir do convívio.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03 (Adm. Geral)

  • Estágios de desenvolvimento dos grupos:

    FO TO? manda um NO DES IN

    FOrmação TOrmenta? manda um NOrmalização DESempenho INterrupção

  • GAB. A

    No estágio de formação, que é o período inicial, ocorre toda a orientação e desenvolvimento do grupo. Os competentes começam a estabelecer possíveis relações entre si e testam possibilidades de amizades futuras. É o período de quebrar o gelo, portanto, não se tem ainda a certeza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança.

  • marcando0

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 265), 

    Modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo: modelo que descreve as etapas pelas quais os grupos passam: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção.

    1. Formação: primeiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por grande dose de incerteza.
    2. Tormenta: segundo estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por conflitos entre seus membros. Os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade. Além disso, existe um conflito sobre quem controlará o grupo. 
    3. Normatização: terceiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por proximidade nos relacionamentos e coesão.
    4. Desempenho: quarto estágio do desenvolvimento do grupo, quando ele está totalmente funcional. A energia do grupo transferiu-se do esforço voltado ao conhecimento e à compreensão mútuos de seus membros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada. 
    5. Interrupção: estágio final do desenvolvimento para os grupos temporários, caracterizado por uma preocupação maior com a conclusão das atividades do que com o desempenho para realizar a tarefa.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • Estágio I ➝  Formação ➝ Grandes incertezas

    Gabarito A)