-
GABARITO D
( O ITEM C TAMBÉM NÃO ESTA DE TODO ERRADO POIS NÃO RESTRINGE: "SOMENTE PARA GRANDES EMPRESAS" MAS ENFIM...)
SOBRE O SWOT: É UMA FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO QUE PERMITE FAZER A ANÁLISE INTERNA E EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO.
NÃO HÁ ESSE DE MAIS RECOMENDADO PARA X OU MENOS RECOMENDADO PARA Y.
TODO MUNDO PODE USAR, INCLUSIVE VOCÊ PODE FAZER UM DIAGNÓSTICO DOS SEUS ESTUDOS COM ESSA FERRAMENTA.
☆ ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS):
RECURSOS, PROCESSOS, NORMALIZAÇÃO INTERNA..
(análise de forças e fraquezas)
☆ ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (VARIÁVEIS NÃO CONTROLÁVEIS):
LEGISLAÇÃO, FORNECEDORES, CLIENTES...
(análise de oportunidades e ameaças)
@sheyla.r2
-
Item c tbm correto mas a D é a mais bonita!
-
✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.
✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.
✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)
-
Banca boqueta é uma porcaria mesmo. A letra C não restringe, e dizer que ela está errado é o mesmo que afirmar que "O uso da análise SWOT não é recomendado para grandes empresas.
Bom, vida que segue.
Resposta D
-
GABARITO d)Tem seu escopo voltado tanto para o ambiente interno, quanto para o ambiente externo da organização.
FCC - troca o nome ameaças por desafios.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
GABARITO: LETRA D
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/