-
Realizar análise de lançamentos contábeis é uma tarefa eminentemente operacional/gerencial e nada se atribui a estratégia, pois trás apenas resultados para aferição de comparação. O resultado dessa comparação sim, é ligada à estratégia já que se relaciona a atores da arena externa (steakeholders).
-
Atribuição de tarefas e responsabilidades, não seria competência da função Organização?
-
Assinale a alternativa que não tem relação direta com as utilidades gerenciais do planejamento estratégico.
B Fazer análise de lançamentos contábeis do exercício anterior.
-
O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.
Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.
ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
-
A questão pede o item INCORRETO em relação ao planejamento estratégico.
De maneira geral, o planejamento estratégico tem as seguintes características:
♦ Visão: sistêmica, global; ♦ Prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro); ♦ Assunto: genérico; ♦ Risco: maior risco; ♦ Exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.
a) CORRETO. O nível estratégico direciona o trabalho dos gerentes (nível intermediário). Na verdade, norteia o trabalho de toda a organização tendo em vista que não deve have incompatibilidade com o planejamento estratégico.
b) INCORRETO. Relaciona-se ao nível estratégico: os relatórios de desempenho global, demonstrativos de lucros e perdas e retorno de investimento. Os controles de contabilidade e de orçamento são responsabilidades do nível tático.
c) CORRETO. Essa é uma ideia presente na maioria dos conceitos de planejamento.
d) CORRETO. A escolha da gerência (que uma vez instituída, fará parte do nível tático) e a definição de suas atribuições são responsabilidades da alta cúpula da organização.
e) CORRETO. As ações (detalhadas através de planos) que serão executados no nível intermediário devem ser direcionadas e compatível com o planejamento estratégico.
A questão pede a opção que não corresponde ao planejamento estratégico, ou seja, a incorreta.
GABARITO: LETRA B.