SóProvas


ID
2835703
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Michael Porter, um dos maiores mentores da estratégia empresarial, descreveu as 5 Forças Competitivas que influenciam concorrência de um setor, bem como as empresas e suas estratégias.


Assinale a alternativa que não integra as 5 Forças Competitivas de Michael Porter.

Alternativas
Comentários
  • 5 Forças Competitivas de Michael Porter:

    Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004).

    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004).

    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.

    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor.

    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade.

    Fonte: https://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/

  • Michael Porter desenvolveu um modelo de cinco forças competitivas. Esses fatores são os seguintes:

    ▸ Ameaça de Novos Entrantes Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.

    ▸ Poder de Negociação dos Clientes Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.

    ▸ Poder de Negociação dos Fornecedores Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.

    ▸ Ameaça de Produtos Substitutos Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.

    ▸ Rivalidade entre os Concorrentes Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Gabarito A

    Cinco Forças de Porter

    Ameaça de Novos Entrantes

    Poder de Barganha dos Fornecedores

    Poder de Barganha dos Clientes

    Ameaça de Produtos Substitutos

    Rivalidade entre Concorrentes (Concorrência no setor)