SóProvas


ID
2836159
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos da hereditariedade ganharam uma nova dimensão com os trabalhos de G. Mendel, quando, na segunda metade do século XIX ele conseguiu desvendar os mecanismos de transmissão de características hereditárias em ervilhas (Pisum sativum). Embora os mecanismos sejam complexos, muitas características, inclusive humanas, são transmitidas de forma bem simples. O albinismo é um problema genético que impede a síntese de melanina, deixando a pele e os cabelos do individuo afetado totalmente despigmentados, tirando-lhes a proteção que a melanina confere. Existem dois genes envolvidos nessa característica, A que permite a síntese normal de melanina e seu alelo recessivo a, que não permite a síntese de melanina.

Um casal com pigmentação normal da pele tem uma criança albina. No caso de uma nova gravidez, a probabilidade de nascer outra criança albina é:

Alternativas
Comentários
  • Pais sao Aa e Aa já que a criança e albina e tem q ter aa, logo fazendo o cruzamento de AaxAa = 1/4 = 25%

  • O fato de ja terem um filho albino não anula a possibilidade de terem outro pois os pais (heterozigotos) ainda possuiram o gene recessivo e a probabilidade continuara a mesma 25% (3:1)

  • Aa x Aa= (AA, Aa, Aa) --> 3\4 ou 75% da criança nascer normal

    e (aa)--> 1\4 ou 25% dela nascer albina

  • Se o casal normal gerou uma criança albina, isso significa que ambos são heterozigotos, para que possam passar o alelo recessivo ao seu descendente. A probabilidade desse cruzamento Aa x Aa gerar um indivíduo aa é de ¼ ou 25%.

    LETRA E