SóProvas


ID
2837791
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Imagine que um exportador esteja contratando uma fábrica de chinelos para viabilizar as exportações desses itens. Nesse sentido, ao chegar à fábrica para fazer uma visita padrão, ele percebe que apenas um item é monitorado painel: quantidade de produtos fabricados por dia. Ao questionar o gerente da fábrica sobre o fato de se ter apenas um medidor para toda a fábrica, ele responde que está controlando os demais dados em sua cabeça, pois tem mais de 10 anos de experiência no negócio. Nesse instante, o exportador chega à conclusão de que a empresa não possui estratégias voltadas para medir o próprio desempenho.


No contexto apresentado, o instrumento mais indicado para se aplicar à gerência é o Balanced Scorecard (BSC), pois

Alternativas
Comentários
  • pq a E está errada? fiquei entre B e E.

  • Gab B


    Erro da alternativa E: todas as áreas da empresa.




  • A: trata do guia PMBOK que consiste no conjunto de melhores práticas no gerenciamento de projetos.


    B:GABARITO - BSC é uma metodologia de medição e gestão de desempenho


    C: não é exclusiva do RH


    D: não é garantido o sucesso, é uma metodologia para alcançar melhor desempenho


    E: como a alternativa anterior fala em alcançar sucesso/perfeição

  • O Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de GESTÃO ESTRATÉGICA (gestão de desempenho), voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indica fatores financeiros e não financeiros.


    Viu BSC, viu desempenho, marca.

  • Ana Carolina, acredito que o erro da letra E seja em afirmar que a empresa irá alcançar medidores perfeitos em todas as áreas da empresa, sabendo que não existe uma metodologia perfeita e sim aquela mais adequada para cada situação.

  • Tradução da estratégia em medidas de desempenho.

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • medidas de desempenho palavra chave de BSC

  • GAB:B

    questão excelente, muito bem formulada.