Para revisar:
I) Não se acentuam os ditongos abertos de palavras paroxítonas: jiboia – plateia – estreia – paranoia – heroico, etc
II) Os verbos derivados de ter e vir levam acento agudo na 3ª pessoa do singular e acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: ele retém/ eles retêm, ele intervém /eles intervêm..
Assertivas:
A) Comprou os livros e mandou devolve-los. A forma verbal apresenta um pronome átono ligado a ela, por meio de um hífen, o que permite aplicar a ela a regra geral da acentuação. Assim, não se acentuam as oxítonas terminadas nas vogais a, e, ou o.
Justamente o oposto:
São acentuados os vocábulos terminados em: a(s), e(s), o(s): maracujá, ananás, café, você, dominó, paletós, vovô, vovó, Paraná. em/ens: armazém, vintém, armazéns, vinténs
b) Os menores frascos contêm o melhor perfume. As formas verbais oxítonas terminadas em -em devem ser acentuadas, sendo usado o acento agudo para indicar o singular, e o circunflexo, o plural.
Isso mesmo, Os verbos derivados de ter e vir levam acento agudo na 3ª pessoa do singular e acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: ele retém/ eles retêm, ele intervém /eles intervêm..
C) Os professores marcaram uma assembléia com os alunos. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, nas palavras paroxítonas mantém-se o acento agudo nos ditongos éi e ói.
Não se acentuam os ditongos abertos de palavras paroxítonas....Acentuam-se os ditongos de pronúncia aberta éu, éi, ói APENAS em palavras oxítonas ou monossilábicas: chapéu, céu, anéis, pastéis, coronéis, herói.
Tratou do assunto que ainda é considerado um tabu. A palavra tabu é oxítona. Todas as palavras oxítonas devem ser acentuadas. A palavra correta, portanto, seria “tabú”.
Realmente oxítona, contudo não há que se encaixar nas regras de acentuação das oxítonas...
#Nãodesista!