-
O que é o Serviço Especializado em Abordagem Social?
De acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
Quem são os usuários do Serviço de Abordagem?
Os usuários deste serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência
http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/suas/creas/servico_especializado_em_abordagem_social.pdf
-
Complementando:
SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.
DESCRIÇÃO: Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf
-
GABARITO "C"
NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL
DESCRIÇÃO: Serviço ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.
O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.
USUÁRIOS: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos (as) e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
FONTE:http://www.mds.gov.br/webarquivos/legislacao/assistencia_social/resolucoes/2009/Resolucao%20CNAS%20no%20109-%20de%2011%20de%20novembro%20de%202009.pdf
-
Muitos podem confundir a abordagem social com o serviço especializado para pessoas em situação de rua:
ABORDAGEM SOCIAL: identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
serviço especializado para pessoas em situação de rua:oferecee um suporte/apoio apenas
Jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou
sobrevivência. NÃO INCLUI CRIANÇA E ADOLESCENTE!!!!
-
Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua - atendimento especializados para pessoas em situação de rua (fonte: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/centro-pop), também pode oferecer atendimento Serviço Especializado em Abordagem Social.
Serviço Especializado em Abordagem Social - ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Os usuários deste serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência (fonte: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/suas/creas/servico_especializado_em_abordagem_social.pdf)
Serviço de Acolhimento Institucional - colhem Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Unidades: abrigo ou casa-lar (fonte: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/unidades-de-acolhimento/servicos-de-acolhimento-para-criancas-adolescentes-e-jovens).
Serviço de Acolhimento em Repúblicas - um serviço de proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação. A quem se destina? Jovens - entre 18 e 21 anos após desligamento de serviço de acolhimento para crianças e adolescentes ou em outra situação que demande este serviço. Apoiar a qualificação e inserção profissional e a construção de projeto de vida. Adultos em Processo de Saída das Ruas - pessoas adultas com vivência de rua em fase de reinserção social, que estejam em processo de restabelecimento de vínculos sociais e construção de autonomia. Idosos - que tenham capacidade de gestão coletiva da moradia e condições de desenvolver, de forma independente, as atividades da vida diária, mesmo que requeiram o uso de equipamentos de autoajuda. (fonte: http://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/pagina-1296.html)
-
Serviço especializado em abordagem social inclui crianças e adolescentes!
Serviço especializado para pessoas em situação de rua não inclui crianças e adolescentes !
resposta correta SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL !