SóProvas


ID
2844838
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. Contudo, há visões inconciliáveis a respeito das consequências dessa mudança e sua iminência. Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade.

    Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram. Desde o início da Revolução Industrial, para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente. Mas há boas razões para pensar que desta vez é diferente.

    Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva. No passado, as máquinas competiram com humanos principalmente em habilidades físicas, enquanto eles ficaram à frente das máquinas em capacidade cognitiva. Por isso, quando trabalhos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam: aprender, analisar, comunicar e compreender emoções. No entanto, acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades.


(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.)

Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. (1o parágrafo)

Evitando-se o uso da primeira pessoa do plural, as duas frases acima articulam-se com correção e lógica em um único período em:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, não sou prof. de português, mas tentei responder com base no conhecimento que tenho adquirido dos meus estudos, respondi com a intenção de poder ajudar alguém. Achei a questão meio complicadinha, se você não entende muito de "voz passiva", diferença entre SE como "pronome apassivador" e "índice de inderminação do sujeito" e também de "sintaxe do período composto" seria bom estudar um pouco essas coisas antes de tentar entender a explicação, mas vamos lá: 

     

    1° - GRIFEI AQUILO QUE A QUESTÃO ESTÁ PEDINDO, É IMPORTANTE INTERPRETAR CORRETAMENTE:

    Evitando-se o uso da primeira pessoa do plural (NÓS), as duas frases acima articulam-se com correção e lógica em um único período em:

     

     a) Apesar de não se ter ideia de como será o mercado de trabalho em 2050, pode-se afirmar que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho. (CORRETO - sem incorreção gramatical ou problemas de lógica).

     

     b) Podem-se afirmar (PODE AFIRMAR-SE) que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho, assim como não (SE) tem ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. (FRASE INCORRETA, porque a oração seguinte é subordinada substantiva - pode-se afirmar ISSO - logo o verbo para concordar deve ficar no singular e o "se" deve ficar no verbo que está no infinitivo, porque há fator de atração - palavra "que", além disso, também está faltando a partícula "se" na segunda oração).

     

     c) Embora não têm (SE TENHA) ideia de como será o mercado de trabalho, em 2050, podem afirmar (PODE AFIRMAR-SE) que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho. 

     

     d) Apesar de não (SE) saber como será o mercado de trabalho em 2050, podem-se afirmar (PODE AFIRMAR-SE) que diversas modalidades de trabalho, (NÃO DEVERIA HAVER VÍRGULA) serão modificadas pela robótica. (OBSERVEM que também há erro grave na pontuação, pois a vírgula está separando o sujeito do verbo: "(sujeito) diversas modalidades de trabalho (verbo) SERÃO..."). 

     

     e) Porquanto não tenham ideia de como será o mercado de trabalho em 2050, afirmam-se (AFIRMA-SE) com propriedade que a robótica mudará diversas modalidades de trabalho. (Lembrando que "porquanto" não é sinônimo de "conquanto", pois não induz contradição e sim motivo/causa, porquanto é uma conjunção subordinativa causal. O outro erro é que o "se" desta oração é pronome apassivador, já que o verbo é transitivo direto, logo deve ficar na terceira pessoa do singular, observe: Afirma-se com propriedade ... ISSO... que a robótica mudará diversas modalidades de trabalho). 

     

  • Como indica uma quebra de expectativa, usa-se uma Conjunção Concessiva (não se sabe como será o mercado de trabalho em 2050, porém afirma-se que a robótica vai mudá-lo). Como não se pode usar da 1pessoa do plural (Nós), então usa-se singular no 2 período (pode-se) por ser um I.I.S (pronome apassivador) pois o Verbo afirmar é VTD.


    Gab.: A

  • Gabarito Letra A

    Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. 

    Temos / Podemos - Desinência número pessoal "mos" = nós

    Basta procurar a alternativa que não o verbo não está na primeira pessoa do plural.

  • Essa questão vc responde analisando diversos erros concordância, separação do s+v+cv, etc...só adequar ao que mais sabe

    Abraços